Em NOVEMBRO 2019 uma criança italiana apresentou um quadro clínico semelhante a sarampo. Um artigo publicado hoje mostra que o caso era na verdade COVID19. wwwnc.cdc.gov/eid/article/27…
O interessante da história não é a apresentação cutânea — isso já é conhecido pelos pediatras — e sim a linha do tempo da COVID19 circulando desapercebida na Europa.
Normalmente fico receoso com esse tipo de afirmação de casos super precoces, mas outras linhas de evidência me fazem acreditar que esse caso seja verdadeiro. Especialmente a detecção de material genético do vírus no esgoto da região na mesma época. sciencedirect.com/science/articl…
Em ciência, como no jornalismo, frequentemente precisamos de múltiplas fontes independentes dizendo coisas semelhantes para termos confiança de aquilo pode ser verdade. Pouco a pouco vamos entendendo o que aconteceu e como chegamos até aqui.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Ricardo Parolin Schnekenberg MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

10 Dec
O @MPF_GO irá também requisitar a Sociedade Brasileira de Cardiologia os estudos clinicos que embasam as recomendações da entidade? Ou a Igreja Católica os documentos que ensinam padres a rezar a missa? Qual a capacidade técnica do @MPF_GO de avaliar essa questão?!
Os estudos são públicos, não é necessário requisitar nada a nínguem, basta ter capacidade técnica de interpretá-los. E caso haja dúvida, apenas consultar quais as recomendações das autoridades sanitárias de países desenvolvidos. A @SBInfectologia não possui “informações internas”
Recomendação do NHS Britânico: Sintomas = Fique em Casa. Não saia nem para ir a farmácia. Agende um teste pelo telefone. nhs.uk/conditions/cor…
Read 10 tweets
8 Dec
Brasil mostra ao mundo a triste evolução natural de uma epidemia de COVID19 não combatida adequadamente. Em Outubro ~76% dos moradores de Manaus já haviam sido infectados. E mortes só não foram maiores devido a população majoritariamente jovem.
O próximo ensinamento que Manaus pode dar ao mundo é se reinfecções são:
1) Possíveis
2) Frequentes
3) Quanto tempo demoram a ocorrer
4) Levam a hospitalizações
5) Levam a mortes
Fica o alerta para o resto das cidades brasileiras e de outros países: a única forma de evitar que grandes parcelas da população de infectem são as medidas de controle bem executadas e no tempo correto.
Read 9 tweets
3 Dec
É muito mais provável que você seja infectado por um familiar ou amigo próximo do que por um desconhecido. Não adianta apenas praticar distanciamento social com desconhecidos. Se não ficar “estranho” e “frio” socialmente você não está se distanciando adequadamente.
Read 4 tweets
2 Dec
Creio que reinfecções por COVID19 não sejam raras, mas apenas extremamente difíceis de serem efetivamente comprovadas. O set de critérios que precisam ser cumpridos para provar uma reinfecção é algo inacreditável. As comprovadas são apenas a pontinha do iceberg.
NOTA: Essa é minha *OPINIÃO*, e ela destoa da de outros cientistas e pesquisadores. Minhas razões para acreditar nisso são puramente lógicas, e contrariam vários dados experimentais do campo da imunologia muito bem explicados pelo @mab_sp125. Critérios:
cdc.gov/coronavirus/20…
Por último, a distinção entre algo raro e comum é diferente entre as pessoas. Se 1% dos infectados estiver novamente suscetível após 6 meses, eu consideraria isso comum (em termos populacionais).
Read 11 tweets
23 Nov
Vacinas normalmente demoram uns 15 anos para serem desenvolvidas. Oxford criou a vacina para COVID19 em 10 meses. Como conseguiram? É segura? Segue o fio..
Na verdade o trabalho começou 10 anos atrás, muito antes da COVID19 surgir. O grupo de Oxford pesquisava vírus de chimpanzés que poderiam ser “hackeados” para expressarem uma proteína de outro agente infeccioso e assim induzirem imunidade em humanos. journals.plos.org/plosone/articl…
A beleza desse sistema (chamado ChAdOx1) é que ele permitiria o desenvolvimento rápido de vacinas para diferentes doenças, apenas trocando-se a proteína do agente infeccioso. Estudos prévios já haviam mostrado tolerabilidade e segurança no uso desse vetor. clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01…
Read 26 tweets
23 Nov
Já escutou a história de que a pandemia no Brasil não é tão grave pois a mortalidade por milhão de habitantes é semelhante a de países europeus? Não caia nessa… segue o fio..
É de conhecimento geral que COVID19 é em geral uma doença leve em jovens mas pode ser fatal em idosos. De cada 10 mil adolescentes infectados, apenas um morre. No entanto, entre pessoas com mais de 80 anos, o vírus mata 1 em cada 10 infectados, apesar dos melhores cuidados.
Portanto a mortalidade por COVID19 em determinado país será resultado de dois principais fatores:
➡️ porcentagem da população infectada
➡️ estrutura demográfica do país
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!