Creio que reinfecções por COVID19 não sejam raras, mas apenas extremamente difíceis de serem efetivamente comprovadas. O set de critérios que precisam ser cumpridos para provar uma reinfecção é algo inacreditável. As comprovadas são apenas a pontinha do iceberg.
NOTA: Essa é minha *OPINIÃO*, e ela destoa da de outros cientistas e pesquisadores. Minhas razões para acreditar nisso são puramente lógicas, e contrariam vários dados experimentais do campo da imunologia muito bem explicados pelo @mab_sp125. Critérios:
cdc.gov/coronavirus/20…
Por último, a distinção entre algo raro e comum é diferente entre as pessoas. Se 1% dos infectados estiver novamente suscetível após 6 meses, eu consideraria isso comum (em termos populacionais).
Imagine que um infectado torne-se 100% imune por exatos 6 meses, e após ele está novamente suscetível. Para que uma reinfecção seja comprovada é necessário:
1) Que a primeira infeccao tenha sido comprovada por teste RT-PCR
2) Que o laboratório que a comprovou tenha armazenado a amostra de RNA em freezer a -80C para a posterioridade
3) Que tenham se passado 6 meses (a pessoa teve que ser infectada precocemente na pandemia)
4) Que a pessoa viva em local que 6 meses depois não controlou o vírus ou está sofrendo segunda onda que a permita entrar em contato com o virus
5) Que a pessoa desenvolva doença sintomática
6) Que a pessoa ou seu médico julgue que seus sintomas PODEM ser uma reinfeccao
7) Que esse médico solicite um novo exame
8) Que esse exame seja uma RT-PCR
9) Que esse exame seja positivo (<70% de chance)
10) Que a amostra não seja descartada, e seja armazenada a -80C
11) Que um instituto de pesquisa bem financiado e com equipamentos super high tech se interesse nesse caso específico de *possível* reinfecção
12) Que se consigam as duas amostras pareadas para análise e tenham sobrevivido com material suficiente
13) Que seja realizado Sequenciamento do Genoma do Vírus (pesquisa) - esse é o maior gargalo
14) Que o vírus que causou a reinfecção foi geneticamente suficientemente diferente do primeiro, para que não haja dúvida
15) Que a revista científica aceite o artigo desse caso para publicação
Vamos apenas entender que os locais com os maiores recursos para investigar reinfeccoes acabam sendo justamente os locais com menor probabilidade de se reencontrar reinfeccoes. Mas com a segunda onda nos EUA e Europa teremos muito mais dados.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Ricardo Parolin Schnekenberg MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

3 Dec
É muito mais provável que você seja infectado por um familiar ou amigo próximo do que por um desconhecido. Não adianta apenas praticar distanciamento social com desconhecidos. Se não ficar “estranho” e “frio” socialmente você não está se distanciando adequadamente.
Detalhes sobre distanciamento na thread abaixo https://t.co/o9Fiix3Hu9
Read 4 tweets
23 Nov
Vacinas normalmente demoram uns 15 anos para serem desenvolvidas. Oxford criou a vacina para COVID19 em 10 meses. Como conseguiram? É segura? Segue o fio..
Na verdade o trabalho começou 10 anos atrás, muito antes da COVID19 surgir. O grupo de Oxford pesquisava vírus de chimpanzés que poderiam ser “hackeados” para expressarem uma proteína de outro agente infeccioso e assim induzirem imunidade em humanos. journals.plos.org/plosone/articl…
A beleza desse sistema (chamado ChAdOx1) é que ele permitiria o desenvolvimento rápido de vacinas para diferentes doenças, apenas trocando-se a proteína do agente infeccioso. Estudos prévios já haviam mostrado tolerabilidade e segurança no uso desse vetor. clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01…
Read 25 tweets
23 Nov
Já escutou a história de que a pandemia no Brasil não é tão grave pois a mortalidade por milhão de habitantes é semelhante a de países europeus? Não caia nessa… segue o fio..
É de conhecimento geral que COVID19 é em geral uma doença leve em jovens mas pode ser fatal em idosos. De cada 10 mil adolescentes infectados, apenas um morre. No entanto, entre pessoas com mais de 80 anos, o vírus mata 1 em cada 10 infectados, apesar dos melhores cuidados.
Portanto a mortalidade por COVID19 em determinado país será resultado de dois principais fatores:
➡️ porcentagem da população infectada
➡️ estrutura demográfica do país
Read 14 tweets
19 Nov
Muitos perguntam como é possível que a China, com 1.4 BILHÃO de habitantes, tenha o mesmo número de mortes por COVID que Fortaleza, cidade com população 530 vezes menor. Testes, rastreamento de contatos, isolamento e quarentenas. Veja o exemplo….
A cidade chinesa de Qingdao, com 10 milhões de habitantes, passou quase 2 meses sem novos casos localmente adquiridos de COVID19. Como é uma cidade portuária, é grande o risco de importação acidental de casos por contato dos trabalhadores com carga ou tripulação contaminada. ImageImage
Os trabalhadores do porto são rastreados a cada 2 semanas com testes RT-PCR. Assim foram descobertos 2 casos positivos em trabalhadores assintomáticos que tiveram contato com uma carga congelada contaminada de frutos do mar. splash247.com/covid-outbreak… Image
Read 20 tweets
17 Nov
Distanciamento social é um conceito que parece não existir no Brasil. Várias manchetes criticando candidatos por não usarem máscaras, mas nenhuma criticando-os por quebrarem as regras de distanciamento social. Segue o 🧵noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/…
Máscaras são COMPLEMENTARES as regras de distanciamento social. Ou seja, a principal medida para reduzir a disseminação do vírus na sociedade é aumentar a distância entre pessoas que não residam no mesmo domicílio. Para reduzir AINDA MAIS o risco, devemos usar máscaras.
Máscaras não tornam ninguém imune ao vírus, apenas reduzem a chance de transmissão e *possivelmente* reduzem a gravidade da doença (⚠️controverso). Mas se você teve contato próximo com alguém com COVID19, você deve entrar em quarentena por 14 dias INDEPENDENTE SE USOU MÁSCARA.
Read 10 tweets
14 Nov
Apresentou sintomas de gripe/resfriado? Entre em isolamento imediatamente por 10 dias. Pessoas que residam no mesmo domicílio e todos os seus contatos próximos dos 3 dias anteriores devem ficar em quarentena por 14 dias. Isso é o crucial para conter a pandemia. Testes? Talvez.
9 meses de pandemia e ainda não temos uma política definida de combate ao COVID. As recomendações oficiais do Ministério da Saúde são 6 pontos, que na verdade podem ser resumidas em apenas um: “busque atendimento médico”. E esse único ponto… é incorreto.
Os primeiros dias de sintomas são justamente quando o paciente apresenta a maior quantidade de vírus “vivo” em suas vias aéreas, e portanto o maior risco de transmissão a outros. Quanto mais tempo decorre desde os primeiros sintomas, menor a chance de transmissão.
Read 23 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!