Em um espaço de 3 dias na semana passada, 3 dos mais influentes canais de extrema-direita no YouTube Brasil - Brasil Paralelo, Terça Livre e O Giro de Notícias, esconderam ou apagaram, juntos, um total de 156 vídeos.
Em 8/12, o Brasil Paralelo, canal com 1,5 mi de seguidores que produz conteúdo revisionista sobre a história brasileira (como a ditadura militar, por exemplo), tornou não listados 18 vídeos.

Foram lives debatendo educação no BR e a íntegra de podcasts sobre cultura.
Tornar vídeos não listados (unlisted no jargão do YouTube) significa deixar o vídeo no ar, mas escondê-lo de quem acessa o canal. É uma prática comum quando a estratégia é levar tráfego a partir de outras fontes, como o próprio site ou apps de mensagens.
Em 9/12, O Giro de Notícias tirou do ar 101 vídeos.

O Giro é comandado por Alberto Silva, investigado pelo inquérito de fake news do STF e alvo de operação da PF em junho. Em julho, o Giro já tinha deletado 148 vídeos



politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Nos 101 tem de tudo: ataques a Lula, Dilma, Globo, Rodrigo Maia e até o Papa ("URGENTE: PAPA PROPÕE FIM DO BRASIL E CRIAÇÃO DA PATRIA GRANDE"), apoio ao então aliado Sérgio Moro, mentiras sobre incêndios criminosos e defesa do uso do Exército em nome do artigo 142.
Em 11/12, o Terça Livre tirou do ar 37 vídeos, com 2 focos: eleições nos EUA (“PQ TRUMP DIVULGOU O TERÇA LIVRE?”) e no Brasil (“BOLSONARO QUESTIONA SISTEMA ELEITORAL”) e pandemia do COVID-19 (“SEGUNDA ONDA: QUEREM SACRIFICAR O SEU NATAL” e “VACHINA: ANVISA QUER AJUDAR DORIA?”)
Em julho, o Terça Livre, como o Giro de Notícias, tb deletou do seu canal 272 vídeos após operação da PF.



O que aconteceu agora para mobilizá-los novamente?

Um outro inquérito do STF, sobre os atos antidemocráticos, está se aproximando desse grupo.
Um adendo: outro youtuber relevante da extrema-direita tb apagou vídeos no período: Fernando Lisboa, do Blog do Lisboa, escondeu 5 vídeos em 11/12.

4 são sobre Trump e 1 sobre Bolsonaro ("URGENTE: BOLSONARO CHEGOU A OPORTUNIDADE QUE FALTAVA - XEQUE-MATE").
Lisboa é presença frequente nos rankings da @novelodata com canais de extrema-direita que mais escondem vídeos com estratégia no varejo: em vez de uma batelada por vez, ele vai apagando aos poucos.

Lisboa tb é citado no inquérito de fake news do STF.

Adendo feito, voltemos à linha principal. Em abril, o ministro Alexandre de Moraes abriu investigação para apurar atos antidemocráticos.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
A apuração nos meses seguintes mostrou que muitos dos envolvidos eram os mesmos do inquérito de fake news.

“Em um determinado momento, iríamos juntar essas duas investigações. E esse momento vem chegando”, disse o ministro à @VEJA.

veja.abril.com.br/brasil/investi…
Parece que está chegando mesmo.

Em 4/12, o @estadao publicou reportagem de @brenopires, @CamporezPatrik e @RafaMoraesMoura com detalhes da investigação que resultou em relatório de 1.152 páginas.

politica.estadao.com.br/noticias/geral…
O relatório revela como os youtubers têm uma conexão direta com o Palácio do Planalto não só para divulgação de informações mas também nas estratégias de monetização que chegam a render R$ 100 mil por mês (!!) para os youtubers.
Os 3 youtubers que apagaram vídeos na semana passada (excluindo o Brasil Paralelo) se beneficiam diretamente e são citados nominalmente no relatório, junto a dezenas de outros youtubers.

O relatório na íntegra está no blog do @fausto_macedo.

politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Em miúdos: como em junho, com a proximidade da Justiça, youtubers que se beneficiam financeiramente do esquerma com participação do Palácio do Planalto para espalhar desinformção e atacar as instituições democráticas estão escondendo e apagando provas.

Follow the money
Jornalistas que queriam usar os dados, a regra continua a mesma: é livre, desde que cite na autoria o estúdio de data analytics Novelo Data (@novelodata).

docs.google.com/spreadsheets/d…
Aproveitando a dúvida do Danilo:

nesse caso, tem os 2 casos: deletados pelo usuário e tornados privados (vídeo existe, mas só o/a dono/a pode ver).

na listona não achei nenhum vídeo deletado pelo YouTube.

o @JaildonLima levanta um ponto interessante: a PGR, que pediu a investigação aceita pelo Alexandre de Moraes em abril, não pede esclarecimentos desde julho.

esqueceu do processo?

politica.estadao.com.br/noticias/geral…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Guilherme Felitti

Guilherme Felitti Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @gfelitti

12 Dec
Deixa eu aproveitar o fio do último episódio da 2ª temporada do Tecnocracia para um agradecimento: o podcast cresceu nesse ano acima de qlqr delírio otimista meu.

Basicamente o boca a boca fez a base de assinantes quase triplicar no Brasil. O Tecnocracia se tornou o 8º podcast de tech mais ouvido do Brasil.
Um podcast sobre os malefícios da tecnologia, que nunca falou sobre celular novo e a partir de um site de menor alcance que outros veículos (assine o @manualusuariobr!)

Não é pouco. E tudo por uma comunidade que ouve, gosta, passa adiante e manda msg.

Obrigado, bonitinhos/as!
Read 4 tweets
11 Dec
No último Tecnocracia da 2ª temporada ->

Com o bafo da regulamentação no cangote, a Big Tech assumiu em 2020 uma postura entre o cinismo e a indolência: fazer o mínimo possível para mudar o mínimo possível.
Facebook, Google e Twitter quiseram vender como grandes avanços atos que qlqr pessoa de bom senso encararia como básicos, como banir negadores do Holocausto ou defensores da KKK.
A estratégia de cherry picking (bjs, @LucianaGimenez) significou agir minimamente para dar impressão de ação e bater tambor na mídia.

Com casa em chamas, método da Big Tech foi jogar um copo d’água e posar de vitoriosa para as câmeras. Mas o problema continua quase intocado.
Read 6 tweets
28 Nov
Já se destrinchou aspectos interessantes da campanha digital do Guilherme Boulos (PSOL), mas tem outro ponto que vale a pena ser falado.

Boulos parece ter entendido que, para ter chance, precisaria falar além da própria bolha. Isso fica claro na estratégia para YouTube. 1/N
Com um canal pequeno, a saída foi usar a audiência de canais maiores, ainda que isso significasse dialogar com quem era claramente contrário e anos antes da disputa pela Prefeitura.

Um dado antes: no YouTube, o canal oficial de Boulos tem 143 mil seguidores. 2/N
No início da campanha, eram ~56k. Vem crescendo, mas a audiência é minúscula se comparada à da direita.

Segundo monitoramento que a @novelodata faz dos canais de extrema direita, os 143k seguidores posicionariam Boulos como o 97º (!) canal de direita com maior audiência do BR
Read 16 tweets
20 Jun
está em curso um processo de limpeza de vídeos dos canais de direita no YouTube Brasil.

em menos de 3 semanas de junho, 82 dos mais populares canais que defendem Bolsonaro deletaram, num total, 700 vídeos.

em maio, já tinham sido 1.112 vídeos deletados.
o recorde desde jun/19 é janeiro, quando MBL e Nando Moura, dois pontas de lança do bolsonarismo digital arrependido, limparam suas bases.

a limpeza de agora, porém, não tem nada de arrependimento. é medo.

o pico a partir de maio coincide com o inquérito de fake news do STF.
aberto em março de 2019, o inquérito resultou em operação de busca e apreensão em 27 de maio.

bbc.com/portuguese/bra…

quem estava entre os visitas? o dono do canal que, de longe, mais deletou vídeos em junho.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!