Footure Profile picture
17 Dec, 14 tweets, 5 min read
Com a mudança de gestão no Internacional em 2021, Miguel Ángel Ramírez é o principal cotado para assumir o colorado.

Qual era o contexto do espanhol no Independiente Del Valle? Como se dava o aproveitamento da base? Qual o modelo de jogo?

Segue o fio 🧶
O Independiente Del Valle não é um dos clubes de maior expressão e maior torcida do Equador. Este ambiente de pouca pressão acaba sendo propício para o desenvolvimento de um projeto de longo prazo e baseado no lançamento de jovens jogadores.

open.spotify.com/episode/7rYcVY…
Sob o seu comando e com seu trabalho anterior na base Rayada, o Del Valle revelou e consolidou jogadores como o meia Alan Franco, hoje no Atlético-MG, e Moisés Caicedo, já visado pelo mercado europeu e considerado um dos futuros pilares da Seleção Equatoriana.
Mas isso não é apenas fruto da vontade do técnico. O projeto do Del Valle para formação de jogadores, com um Centro de Alto Rendimento próximo a Quito e a parceria com a renomada Aspire Academy são os trunfos para que o aproveitamento dos garotos seja possível.
Sobre modelo de jogo, Ramírez é um fiel adepto do modelo posicional. Durante sua passagem no Del Valle, o esquema preferencial foi o 4-3-3, com o 4-1-4-1 sendo utilizado em algumas situações de jogo onde foi necessária uma estratégia mais defensiva.
A preferência pela posse e a ocupação racional dos espaços em campo dão o tom da execução do modelo. No Del Valle, foi possível observar um time com boas variações desde a saída de bola e com movimentação intensa no terço final para quebrar a marcação adversária.
Tradicionalmente, a saída de bola com Ramírez acontece com o recuo do volante entre os zagueiros. Entretanto, não é raro ver o goleiro avançando no campo para auxiliar neste início de construção ou mesmo chegando até a intermediária para trabalhar, como neste exemplo:
A construção propriamente dita se desenvolve em um desenho próximo ao 2-3-5, com os laterais e os interiores alternando quem fica na linha central e quem avança até o último setor. Nisto, a amplitude no campo de ataque geralmente é fornecida pelos extremas.
Aliás, contar com extremas de boa velocidade e escape é algo fundamental. Os homens de lado do ataque devem explorar os espaços da defesa adversária quando há necessidade e, em transição defensiva, pressionar os rivais após a perda da posse para dar tempo do time se organizar.
Na frente, a presença de um “9” dinâmico e capaz de recuar para dar apoio aos meias durante a construção foi importante no Del Valle. O panamenho Gabriel Torres foi o protótipo perfeito disto, sendo importante além da simples incumbência de finalizar jogadas e trabalhar na área.
Apesar de conceitos bastante claros dentro de campo, há muito a ser feito estruturalmente no Internacional para que a base possa ser aproveitada de maneira minimamente próxima ao que ocorria no Independiente Del Valle e peças condizentes com sua ideia de jogo possam chegar.
O método formativo dos garotos, no conceito de Ramírez, é o que importa acima do talento natural dos atletas. E para conseguir implementar tal filosofia, o Colorado precisará passar por uma pequena revolução conceitual, a fim de revelar jogadores que atinjam as expectativas.
Sobre contratações, algumas carências são bastante evidentes pensando no modelo de Miguel Ángel Ramírez. A ausência de extremas no elenco e a falta de um goleiro capaz de atuar com segurança com os pés são pontos que precisarão de atenção para 2021 no mercado.
Não custa ressaltar: Miguel Ángel Ramírez teve sucesso no Equador por conta de um contexto que favoreceu seu trabalho e o desenvolvimento dos jogadores, não por ser um “salvador da pátria”. Respaldo e novos conceitos serão fundamentais para o êxito do espanhol no Beira-Rio.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Footure

Footure Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FootureFC

23 Nov
O @Gremio alcançou a marca de 12 partidas de invencibilidade (9V e 3E) e vive um novo momento em 2020. Está a 5 pontos do líder do Brasileirão — e um jogo a menos —, nas semis da Copa do Brasil e oitavas da Libertadores. Quais mudanças Renato fez na equipe?

Segue a thread.
A primeira alteração foi na saída de bola. Se antes, os laterais eram os principais responsáveis no auxilio dos zagueiros — e os meio-campistas ficavam numa zona mais à frente —, no atual momento Darlan e/ou Matheus Henrique tem baixado entre os defensores para realizar a saída.
A saída com três melhorou com Jean Pyerre sendo um interior esquerdo. O camisa 10 do Grêmio tem buscado o jogo na linha dos volantes e se tornou peça chave na criação de jogadas. Nos últimos dois jogos, somou 201 intervenções, 5 passes decisivos e 88% nas bolas longas em 167'.
Read 6 tweets
13 Nov
Onde seu time rouba a bola?

O analista de dados do Footure PRO, @GabrielGMG16, reuniu os números das 20 equipes do @Brasileirao 2020 até a 19ª rodada para descobrir em quais locais os times mais retomam a posse de bola.

Segue a thread para entender um pouco mais sobre.
ATENÇÃO: Como o jogo em si é muito parecido, os times tendem a ter mais retomadas na área central e perto da sua intermediária. Em números absolutos, todos os times recuperam mais a bola nessa região do que perto do gol adversário. Os dados são do @Wyscout.
É importante frisar que não estamos preocupados em mostrar números gerais, mas sim comparar como as equipes se comportam defensivamente no jogo. Para isso, dividimos o campo em 6 zonas e contabilizamos as retomadas obtidas em cada uma delas — como vocês observaram na imagem.
Read 10 tweets
12 Nov
Campeonato Brasileiro - 20ª Rodada

Chegamos ao início do returno no @Brasileirao
e chegamos com mais mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.

Segue o fio. 👇🏽🧶
Athletico 2 x 1 Fortaleza - Arena da Baixada

O @AthleticoPR marcou alto, teve muitas trocas de passe pela direita, profundidade com Renato Kayser e a vitória no final. Do lado do @FortalezaEC, a equipe marcou mais baixo, buscou jogo pelo chão e profundidade na esquerda.
São Paulo 2 x 1 Goiás - Morumbi

O @SaoPauloFC teve muito jogo pelos lados do campo e pouca trocas de passe com os homens de frente, mas no fim soube aproveitar as oportunidades (xG 1.96). No lado do @goiasoficial, time recuado e a aproximação e profundidade no lado esquerdo.
Read 12 tweets
28 Oct
Num momento onde o futebol tem sido definido pelo bom "pressing" e marcações mais altas, você acha que o seu clube está forte neste quesito?

Com os números do @Wyscout, fomos atrás do PPDA (Pass per Defensive Action) das 20 equipes do @Brasileirao.

Curioso? Segue o fio.
Não entendeu o PPDA? Na tradução, significa: "Passes por Ação Defensiva". Quantos passes a equipe deixa o adversário realizar antes de um movimento defensivo (interceptação, desarme, dividida, falta, etc). Os primeiros 40% do campo são desconsiderados. Quando menor, melhor.
Bem, hora de conhecer as cinco equipes com melhor PPDA do @Brasileirao 2020. Curiosamente, temos os três primeiros colocados da competição no topo no ranking:

Atlético Mineiro: 7.04
Flamengo: 8.4
Athletico Paranaense: 8.62
Internacional: 9.07
São Paulo: 9.38
Read 7 tweets
27 Oct
Campeonato Brasileiro - 18ª Rodada

Em 2020, teremos ao final de cada rodada do @Brasileirao
— e quando o @Wyscout liberar os dados — mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.

Segue o fio. 👇🏽🧶
São Januário 1 x 2 Corinthians - São Januário

O @VascodaGama dominou a posse (63%) e teve boas oportunidades (xG 2.8), mas não conseguiu entregar. No lado do @Corinthians, apenas 4 finalizações no gol, porém com qualidade (xG 2.2). Curiosamente, o gol acaba saindo de um desvio.
Red Bull Bragantino 2 x 0 Goiás - Nabi Abi Chedid

O @RedBullBraga se consolida num 4-2-3-1/4-4-2 com Claudinho junto de Ytalo, força nas laterais e Artur buscando 1x1 na direita. O @goiasoficial criou poucas oportunidades, buscou inversão dos pontas, mas não conseguiu agredir.
Read 10 tweets
26 Oct
A UEFA lançou o "Technical Report" da Champions League 2019/20. O documento possui mais de 100 páginas sobre as equipes, estatísticas, dados, entrevista e muito mais sobre a competição que teve o Bayern campeão.

Dentre o conteúdo, separamos 3 itens interessantes. Segue o fio. 🧶
1. São quatro temporadas onde o número de gols em bola parada tem diminuído. Dos 75 em 16/17 até os 48 em 19/20. Em compensação, o número de gols em "open plays", as jogadas trabalhadas, aumento em 35 da temporada 18/19 para 19/20.
2. A era do pressing? Nas 119 partidas disputadas, foram 1.148 roubadas de bola em campo rival. Destas, 217 terminaram em finalizações e 30 viraram gols.

Além do mais, o PPDA (Passes Per Defensive Action) temos Ajax, Bayern, Liverpool, City e Atalanta como líderes do quesito.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!