NO AR. O que fazer quando você encontra uma publicação nas redes sociais que tem cara de desinformação? Preparamos um manual que explica como denunciar conteúdo enganoso. Veja: aosfatos.org/noticias/como-…
FACEBOOK: Para denunciar uma publicação como potencialmente falsa na plataforma, clique nos três pontos no canto superior direito da postagem e selecione a opção "obter apoio ou denunciar publicação" (1). Em seguida, clique em "notícia falsa" (2) e, depois, em "avançar".
INSTAGRAM. A denúncia é feita clicando nos três pontos no canto superior direito do post. Em seguida, selecione a opção "denunciar" (1). No motivo da denúncia, escolha "o conteúdo é inadequado" (2) e, depois, marque "informação falsa" (3). Cheque a confirmação.
TWITTER. Não existe a possibilidade de denunciar conteúdo por divulgar desinformação. Veja as opções no texto: aosfatos.org/noticias/como-…
WHATSAPP. Não é possível denunciar uma mensagem falsa, apenas usuários ou grupos que compartilham desinformação. Para isso, abra a conversa, toque no nome do usuário ou do grupo para abrir os dados do perfil. Deslize até o fim e clique em "denunciar contato" ou "denunciar grupo".
TIKTOK. Clique no vídeo com conteúdo enganoso. Com isso, aparecerá uma janela com opções. Selecione "relatar" (1) e, depois, "informações enganosas" (2). Em seguida, você pode selecionar o assunto da desinformação. Na sequência, clique em "enviar" e em "concluído".
YOUTUBE. Há várias maneiras. Clique nos três pontos que aparecem no canto inferior direito do vídeo, ao lado de "salvar", e escolha a opção "denunciar". Depois marque "spam ou enganoso" e defina onde está a informação enganosa.
Algumas dessas plataformas permitem que os perfis que compartilham conteúdo falso também sejam denunciados. Explicamos direitinho aqui: aosfatos.org/noticias/como-…
Monitoramos as redes para melhorar a qualidade e a confiança do conteúdo que você consome. Só somos relevantes porque nossos leitores também são. Considere apoiar o trabalho do @aosfatos: aosfatos.org/mais.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
CONTADOR ATUALIZADO. O presidente @jairbolsonaro chegou a 2.000 declarações falsas ou distorcidas, indica o nosso placar de checagens das falas do mandatário. Desde a posse, ele disse 2,85 informações enganosas por dia, em média. Confira na plataforma.
👇 aosfatos.org/todas-as-decla…
@jairbolsonaro 🗯 Entre os temas abordados por Bolsonaro nas 2.000 falas falsas e distorcidas, a Covid-19 lidera, com 812 declarações ou 40,6% do total de informações enganosas. Na sequência, aparecem economia (160 falas ou 8%) e meio ambiente (155 frases ou 7,8%).
@jairbolsonaro 🔄 A frase mais repetida nesses dois anos de mandato tem a ver, aliás, com a pandemia de coronavírus. Em 61 ocasiões, checamos como FALSO que o @STF_oficial havia impedido Bolsonaro de adotar medidas para conter a pandemia no país.
👇 aosfatos.org/todas-as-decla…
Neste #diadedoar, Aos Fatos se juntou a outras 17 organizações para fortalecer o jornalismo.
Sabe por que sua doação é tão importante para todos nós?
Doe aqui: lkt.news/diadedoar
Segue o fio 🧵 👇
Doe para o @aosfatos!
Fazemos checagens, investigações sobre o ecossistema de desinformação, monitoramento de conteúdos de baixa qualidade nas redes sociais e projetos que unem tecnologia e jornalismo. Com o seu apoio, faremos mais: aosfatos.org/mais/
→ Doe para @agmural e ajude na missão de minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo. Saiba como: catarse.me/periferias
@eduardopaes_@MCrivella ⚠️ Como são produzidas ao vivo, as checagens podem sofrer alterações durante e depois do debate. Além disso, entramos em contato com as duas campanhas e nos mostramos abertos a observações, justificativas e eventuais correções.
FALSO. "O PSOL, dizem, vai tomar conta da secretaria de Educação [se Paes vencer]", disse @MCrivella em uma live no Facebook, sem apresentar indícios ou provas. Diretório, lideranças do PSOL e @eduardopaes_ negaram a veracidade da alegação.
📡 O Radar Aos Fatos mostra como conteúdos enganosos se espalham nas redes e analisa o cenário da desinformação. Hoje, a plataforma monitora sistematicamente o que é dito sobre as #Eleições2020 e a pandemia. Veja a seguir um resumo da semana.
▶️ Ao acessar a plataforma, você pode escolher qual monitoramento quer analisar. Além do que acompanha o debate sobre a Covid-19, há o que reúne conteúdos de baixa qualidade das eleições municipais pelo Brasil e outros dois exclusivos para os pleitos de Rio e São Paulo.
🎦 No monitoramento das #Eleições2020, vídeos foram os conteúdos de baixa qualidade mais presentes na web, no Twitter, no YouTube e em grupos de WhatsApp. Essas postagens têm fontes apócrifas, anônimas ou pouco confiáveis e usam termos sensacionalistas e exagerados.
AO VIVO. Estamos checando as declarações de @brunocovas e @GuilhermeBoulos no debate da @BandTV em São Paulo. Aqui, você confere as principais verificações dos dois candidatos que disputam o segundo turno das #Eleições2020 na cidade.
✅Covas venceu o 1ª turno em todas as 58 zonas eleitorais da cidade de São Paulo. O melhor resultado foi no Jardim Paulista (5ª zona) onde o candidato à reeleição teve 44,52% dos votos. O pior foi no Valo Velho (20º zona), no Capão Redondo, onde conseguiu 25,39% dos votos.