Do programa para incentivo da #educação#financeira iniciado pela OCDE em 2003, além de relatórios de acompanhamento para países-membro, foram realizadas pesquisas junto aos não-membros. Destas pesquisas, uma relação de princípios e recomendações foi publicada. Destaco a seguir:
1. A #educação#financeira deve ser promovida de uma forma justa e sem vieses, ou seja, o desenvolvimento das competências financeiras dos indivíduos precisa ser embasado em informações e instruções apropriadas, livres de interesses particulares.
2. Os programas de #educação#financeira devem focar as prioridades de cada país, isto é, se adequarem à
realidade nacional, podendo incluir, em seu conteúdo, aspectos básicos de um #planejamento#financeiro, como
as decisões de poupança, de endividamento,
de contratação de seguros bem como conceitos elementares de #matemática e #economia. Os indivíduos que estão para se aposentar devem estar cientes da necessidade de avaliar a situação de seus planos de pensão, necessitando agir apropriadamente para defender seus interesses.
3. O processo de #educação#financeira deve ser considerado, pelos órgãos administrativos e legais de um país, como um instrumento para o crescimento e a estabilidade econômica, sendo necessário que se busque
complementar o papel exercido pela regulamentação do sistema financeiro
4. O envolvimento das instituições financeiras no processo de educação financeira deve ser estimulado, de tal forma que a adotem como parte integrante de suas práticas de relacionamento com seus clientes, provendo
informações financeiras
que estimulem a compreensão de suas decisões, principalmente nos negócios de #longo#prazo e naqueles que comprometam expressivamente a #renda atual e futura de seus consumidores.
5. A #educação#financeira deve ser um processo contínuo, acompanhando a evolução dos mercados e a
crescente complexidade das informações que os caracterizam.
6. Por meio da mídia, devem ser veiculadas campanhas nacionais de estímulo à compreensão dos indivíduos quanto à necessidade de buscarem a capacitação financeira, bem como o conhecimento dos riscos envolvidos nas suas
decisões. Além disso, precisam ser criados sites específicos, oferecendo informações gratuitas e de
utilidade pública.
7. A #educação#financeira deve começar na escola. É recomendável que as pessoas se insiram no processo
precocemente.
8. As #instituições#financeiras devem ser incentivadas a certificar que os clientes leiam e compreendam todas as
informações disponibilizadas, especificamente, quando forem relacionadas aos #negócios de #longo#prazo, ou
aos serviços financeiros, com consequências relevantes.
10. Os programas devem ser orientados para a construção da #competência#financeira, adequando-se a grupos
específicos, e elaborados da forma mais personalizada possível.