Virou o ano. Tenho noticias.

A primeira é que não mudou nada. 2020 não vai ficar pra trás, porque marcou o período em que abusaram de nos, mental e intelectualmente, e nos deixamos, especialmente pelo receio de contrariar a massa. Pelo infantil receio de não querer destoar.
Foi o ano em que aceitamos que fizessem conosco barbaridades indizíveis sob alegação de nos proteger de nos mesmos. Literalmente.

Foi o ano em que nos abrimos mão de liberdade em troca de segurança, e, como já diziam benjamin franklin, ficaremos (como já ficamos) sem os dois.
Foi o ano que vimos que não temos líderes, mas permitimos o surgimento de milhões de mini déspotas, de porteiros e síndicos de prédio até prefeitos e governadores, sendo que presidentes das nações ocidentais provaram que não mandam em absolutamente nada.
Não temos líderes porque nenhum deles ousou contrariar esse imperativo categórico da triologia máscaras-distanciamento-lockdown, que se mostrou ineficaz em combater a doença, mas muito eficaz em moldar condutas humanas.
Pergunte p qualquer mini déspota (os novos fiscais do sarney), porque tamanho zelo no cumprimento de regras pros demais, e ele nao saberá dizer nada além de “tá nos jornais, todo mundo sabe”. Sem dados, sem dúvidas. O pandeminion típico é muito ignorante s/ o objeto do seu zelo
Curioso notar quantos desses mini déspotas obrigavam todo mundo a seguir regras que eles mesmos não respeitaram. Isso, hoje em dia, se chama ser responsável. Tratar todos como crianças, mas se permitir certas liberdades se ninguém estiver olhando. É altruísmo. Pensar nos outros
É o cara do “fiqueemcasa” que não acha que isso se aplica ao entregador do aplicativo. É o cara das máscaras e distanciamento que faz festa sem nada disso na sua casa. Vimos muitos esse ano.
O que constitucionalmente sempre foi chamado de ESTADO DE SÍTIO, nos foi imposto sem autoridade legal nenhuma, pela pura pressão dos mini déspotas que brotaram em cada esquina.

Os efeitos desse período ficarão conosco por muito tempo ainda.
Tal como aqueles venezuelanos que votaram no Chavez na década de 90 e hoje estão catando comida no lixo, fugindo em massa do país e talvez ainda não saibam o que deu errado, damos boas vindas a 2021, crentes que a mudança do calendário deixou nossos erros vergonhosos no passado.
É claro que está só começando.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Victor S. Metta

Victor S. Metta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VictorMetta

16 Dec 20
O índice de erros e acertos em previsões diz muito sobre o conhecimento que alguém tem sobre algum tema. Diz quase tudo na verdade. Por isso que as pessoas morrem de medo de prever: a maioria erra MUITO (e seguem dando opiniões ruins). Segue...
Como eu não quero perder meu tempo levando a sério quem só erra, procurei identificar um método pra entender melhor as coisas e acertar mais. Em resumo:
1-identificar “acertadores” e “erradores” de previsões. Demora, mas depois de uns tempos sua lista vai ficar boa.
Read 11 tweets
2 Dec 20
Diretora da Bolsa de Tecnologia dos EUA dizendo que empresas que não colocarem gays e outras minorias no Conselho sofrerão punições e podem até ser excluídas. Pois é. Não precisam de lei. As mega empresas agem como cartel para impor sua agenda e excluir a concorrência.
Isso é fascismo mas em versão nova. Economia fascista é ter apenas grandes empresas em alinhamento com o Estado, sem concorrência. Estilo China. Isso é fascismo mesmo. O resto é usar o termo como xingamento.
A turma ainda pensa em termos de direita defender empresa e esquerda defender Estado. Como disse @opropriolavo , agora nos resta apelar ao Estado pra nos salvar das mega empresas.
Read 5 tweets
18 Aug 20
1. Esse artigo do Hazony é essencial para compreender o que está ocorrendo na política mundial, e o que irá ocorrer em seguida. Vou resumir o principal numa thread:
2. A democracia liberal, de ideiais iluministas, é historicamente muito vulnerável ao marxismo. Oq o marxismo faz é atuar na clave do opressor e oprimido, sempre. Tudo ele vê sob essa ótica. E sempre haverá pessoas nessas condições em qualquer sociedade.
3. Além disso, a democracia liberal considera uma serie de conceitos como auto evidentes (homem, mulher, justo, igual, liberdade, etc) porém eles só fazem sentido num contexto de tradição cultural mantida. É o senso comum.
Read 13 tweets
7 Aug 20
Lições dessa pLandemia: A THREAD

1-com um bom mkt, vc pode fazer as pessoas aceitarem qualquer coisa. Pode até falar em ciência e não ter ciência nenhuma por trás. As técnicas de persuasão social estão muito desenvolvidas.
2- as democracias não têm chance contra o novo tipo de combate usado pelas ditaduras. Ficam ingovernáveis. Nação forte NÃO é a que tem mais soldados e tanques. É a que tem mais COESÃO SOCIAL e liderança. O mundo ocidental está sob ataque justamente nesses pontos agora.
3- não precisa de uma conspiração muito fechada. Basta q haja estimulos pra outros players seguirem a linha que se deseja e eles vao ajudar. Ex: luta dos laboratórios contra cloroquina, e ações da turminha do mal pra fazer lockdown pesado e prejudicar o governo Bolsonaro
Read 10 tweets
6 May 20
Minha visão sobre a crise do covid: China cria vírus (EUA já confirmou). Vírus escapa ou é espalhado (tanto faz por ora, mas digamos q a China pareceu bem pronta). Enquanto vírus estava na China, imprensa e OMS repetiam no mesmo tom que não era nada pra nos preocuparmos. Segue...
Qdo chega no Ocidente, essa mesma imprensa dá um giro de 180 graus, junto com a OMS, e trata de espalhar a histeria, falando sempre da Itália. Mercados desabam. Começam a surgir projeções cataclísmicas de mortos. Elogiam a resposta da China. O terreno vai sendo preparado...
Começam a ser discutidas no ocidente medidas de contenção, quase todas no formato chinês de lockdown total. Não se sabe se surtirão efeito, não há estudo científico q as valide, mas acaba sendo essa a resposta majoritária dos governos, junto com supressão de direitos civis.
Read 10 tweets
3 Apr 20
Ontem saiu que corona teve seu primeiro caso no Brasil em janeiro. Aí tivemos carnaval, e vida normal por mais de um mês até surgir o pânico. E o país está com relativamente poucos casos. Como alguém ainda consegue defender essa quarentena radical que está quebrando o país?
Vamos seguir nessa situação insustentável pra termos que voltar ao trabalho/escola em pleno inverno, quando o contágio é muito maior? Os cerca de 85% que nem sentiriam sintomas poderiam estar sendo imunizados mas estão trancados em casa, e ficando mais pobres a cada dia.
Tudo isso pq alguns Prefeitos e Governadores agiram como histéricos, trataram seus cidadãos como bandidos, e ainda aproveitaram pra quebrar a economia com o intuito de também prejudicar o Governo Bolsonaro. Agora eles pedem ajuda federal pra pagar por suas irresponsabilidades!
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!