Titanoboa cerrejonensis, a maior serpente que já existiu. Chegando aos 13 metros de comprimento, a serpente podia pesar mais de uma tonelada. Este animal viveu há 60 milhões de anos e viviam a maior parte do tempo na água, mas podiam também andar em terras secas. +
Comparação de uma Titanoboa cerrejonensis em relação a um ser humano.
Apesar de não serem tão próximas, a Titanoboa cerrejonensis possuía hábitos que a Sucuri-verde (a maior serpente do Brasil) também possui hoje, como viver maior parte do tempo na água.
Comparação de uma vértebra de uma sucuri (esquerda) e de uma Titanoboa cerrejonensis (direita).
Sucuris chegam no máximo aos 7 metros de comprimento, em casos especiais. A maioria dos fósseis da Titanoboa cerrejonensis são encontrados na Colômbia.
Sabemos da importância da Amazônia, sabemos que sem ela o Brasil não existe. Mas por que mesmo com todos esses argumentos, muitas pessoas defendem o desmatamento e por que isso está tão enraizado?
A Amazônia e a Ditadura Militar no Brasil...
Segue o fio:
A Amazônia nunca foi vista como uma floresta para o governo militar, mas sim como um produto que deveria ser explorado e usado. Foi assim que em 1966 foi criado a SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), que visava levar investimentos para a Amazônia.
E foi assim que começou a se construir a ideia que a exploração e morte da floresta seria algo benéfico. Propagandas da SUDAM (Imagem) chamavam as pessoas para investir e migrar para a Amazônia.
Com isso temos outra questão muito importante aqui, a construção da transamazônica.
No grupo das serpentes temos 4 tipos de dentições diferentes. Cada uma funciona de uma forma e serve para determinada função. Esta imagem exemplifica isso, mas vamos entender melhor?
Segue o fio:
As serpentes SOLENÓGLIFAS são representadas no Brasil pelas jararacas (Bothrops), cascavel (Crotalus) e surucucu (Lachesis).
Elas possuem essas duas presas na frente da boca e servem para inocular peçonha na sua presa;
Essas são as serpentes que falamos que picam. Elas não precisam necessariamente morder, mas sim, só usar esses dois dentes como agulha na sua presa e logo soltar. Elas picam e soltam para evitar que sua caça, como roedores, te machuquem com suas unhas/garras.
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e costuma viver em ambientes abertos, com vegetação rasteira. Um estudo publicado recentemente, tem mostrado que os registros desse animal na Floresta Amazônica tem aumentado consideravelmente, e isso não é um bom sinal (cont)
Isso provavelmente está ligado com desmatamento da floresta, que esta transformando a Amazônia, que em sua maioria é uma floresta densa e fechada, em uma área aberta e com vegetação rasteira, local onde o lobo-guará costuma viver.
Outra questão é que o desmatamento facilita a entrada de espécies pioneiras, como é o caso do fruto-do-lobo (Solanum lycocarpum), que é um dos principais alimentos do lobo-guará.
Hoje é #DiadaConscienciaNegra e quem está no comando dessa publicação é o Matheus. O @matheus_reis8 é divulgador científico e tem muito a ensinar a todos nós. Segue o fio com o relato do Matheus:
Para quem não me conhece, me chamo Matheus Reis, graduando em ciências biológicas e divulgador científico, e mesmo 56% da população brasileira tendo minha cor, sou considerado minoria. No dia em que é comemorado Dia da Consciência Negra, venho trazer um pouco da minha realidade.
Venho de origem humilde, onde todos os membros da nossa família trabalhavam para sustentar a casa, e nas horas vagas entre estudos e trabalho em nossa chácara, assistia grandes ícones como Sérgio Rangel e David Attenborough durante a infância.
Você já deve ter visto alguma dessas fotos rodando pelos sites. Primeiro você acha incrível, depois pensa ''COMO?''. Alguns sites denunciaram essas fotos e como são feitas, e parece ser de um jeito muito cruel de se fazer fotos +
Eles utilizam em sua grande maioria animais que possuem sangue frio. A suspeita é que os fotógrafos congelam os animais e até colam um animal no outro, para poder mexer no animal a vontade e forçar posições.
Já nessa foto, a perereca está em uma pose nada natural. A suspeita é que essa perereca está com o membros agarrados em um fio, que depois foi tirado em manipulações de photoshop, etc.
#BoicoteNatura por estar se 'rebelando contra a natureza'? Como é essa natureza que essas pessoas dizem? Macho e fêmea formam um casal e pronto? Vem comigo descobrir isso.. #BioThread
Temos espécies de peixes que podem simplesmente trocar de sexo durante a vida. Uma das várias espécies que podem fazer isso, é o peixe Semicossyphus reticulatus, que fica muito evidente por que o macho e fêmea possuem algumas diferenças morfológicas.
Esq fêmea x Direita macho
Esse caso é incrível pois a fêmea quando troca de sexo, ganha essa protuberância na cabeça (que só o macho tem) e testículos!
Ela pode acasalar com um macho (antes da mudança), faz a mudança, se transforma em fêmea, volta maior e mais forte e pode ainda derrotar o antigo macho.