Sabemos da importância da Amazônia, sabemos que sem ela o Brasil não existe. Mas por que mesmo com todos esses argumentos, muitas pessoas defendem o desmatamento e por que isso está tão enraizado?
A Amazônia e a Ditadura Militar no Brasil...
Segue o fio:
A Amazônia nunca foi vista como uma floresta para o governo militar, mas sim como um produto que deveria ser explorado e usado. Foi assim que em 1966 foi criado a SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), que visava levar investimentos para a Amazônia.
E foi assim que começou a se construir a ideia que a exploração e morte da floresta seria algo benéfico. Propagandas da SUDAM (Imagem) chamavam as pessoas para investir e migrar para a Amazônia.
Com isso temos outra questão muito importante aqui, a construção da transamazônica.
A ideia da transamazônica era basicamente levar pessoas, principalmente do nordeste brasileiro, para a Amazônia.
Com muita propaganda, mostrando arvores caídas, colocando nome de agências de bancos, isso para moldar a cabeça da população que investir na Amazônia era vantajoso.
A Amazônia era chamada de ''Inferno Verde'', e destruir este inferno, seria o progresso do Brasil.
Revista Realidade de 1972, Ditadura Militar.
Então por muitos anos, a destruição da floresta significava progresso. A floresta era vista pelo governo militar como uma vilã, e a ideia do governo era que as pessoas pensassem assim também.
“A Amazônia já era!”
Sabemos como a construção da transamazônica foi um dos maiores absurdos nesse país.
Como o governo militar tentou a todo instante colocar a floresta como vilã, isso tudo moldou por muito tempo a cabeça da população, e os resquícios disso estão ai até hoje.
Temos um ditadura militar que teve seu 'fim' em menos de 40 anos. As ideias são essas até hoje em grande parte da população, algo que não é fácil mudar e a grande maioria que pensa assim não quer ser mudada.
E as ideias não estão só na população. O Governo de Jair Messias Bolsonaro é formado basicamente por militares, e por ele, 'fã' da ditadura militar brasileira.
Para eles, a floresta é a vilã, e por isso desde 2018 vem batendo recordes de desmatamento.
No grupo das serpentes temos 4 tipos de dentições diferentes. Cada uma funciona de uma forma e serve para determinada função. Esta imagem exemplifica isso, mas vamos entender melhor?
Segue o fio:
As serpentes SOLENÓGLIFAS são representadas no Brasil pelas jararacas (Bothrops), cascavel (Crotalus) e surucucu (Lachesis).
Elas possuem essas duas presas na frente da boca e servem para inocular peçonha na sua presa;
Essas são as serpentes que falamos que picam. Elas não precisam necessariamente morder, mas sim, só usar esses dois dentes como agulha na sua presa e logo soltar. Elas picam e soltam para evitar que sua caça, como roedores, te machuquem com suas unhas/garras.
Titanoboa cerrejonensis, a maior serpente que já existiu. Chegando aos 13 metros de comprimento, a serpente podia pesar mais de uma tonelada. Este animal viveu há 60 milhões de anos e viviam a maior parte do tempo na água, mas podiam também andar em terras secas. +
Comparação de uma Titanoboa cerrejonensis em relação a um ser humano.
Apesar de não serem tão próximas, a Titanoboa cerrejonensis possuía hábitos que a Sucuri-verde (a maior serpente do Brasil) também possui hoje, como viver maior parte do tempo na água.
Comparação de uma vértebra de uma sucuri (esquerda) e de uma Titanoboa cerrejonensis (direita).
Sucuris chegam no máximo aos 7 metros de comprimento, em casos especiais. A maioria dos fósseis da Titanoboa cerrejonensis são encontrados na Colômbia.
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e costuma viver em ambientes abertos, com vegetação rasteira. Um estudo publicado recentemente, tem mostrado que os registros desse animal na Floresta Amazônica tem aumentado consideravelmente, e isso não é um bom sinal (cont)
Isso provavelmente está ligado com desmatamento da floresta, que esta transformando a Amazônia, que em sua maioria é uma floresta densa e fechada, em uma área aberta e com vegetação rasteira, local onde o lobo-guará costuma viver.
Outra questão é que o desmatamento facilita a entrada de espécies pioneiras, como é o caso do fruto-do-lobo (Solanum lycocarpum), que é um dos principais alimentos do lobo-guará.
Hoje é #DiadaConscienciaNegra e quem está no comando dessa publicação é o Matheus. O @matheus_reis8 é divulgador científico e tem muito a ensinar a todos nós. Segue o fio com o relato do Matheus:
Para quem não me conhece, me chamo Matheus Reis, graduando em ciências biológicas e divulgador científico, e mesmo 56% da população brasileira tendo minha cor, sou considerado minoria. No dia em que é comemorado Dia da Consciência Negra, venho trazer um pouco da minha realidade.
Venho de origem humilde, onde todos os membros da nossa família trabalhavam para sustentar a casa, e nas horas vagas entre estudos e trabalho em nossa chácara, assistia grandes ícones como Sérgio Rangel e David Attenborough durante a infância.
Você já deve ter visto alguma dessas fotos rodando pelos sites. Primeiro você acha incrível, depois pensa ''COMO?''. Alguns sites denunciaram essas fotos e como são feitas, e parece ser de um jeito muito cruel de se fazer fotos +
Eles utilizam em sua grande maioria animais que possuem sangue frio. A suspeita é que os fotógrafos congelam os animais e até colam um animal no outro, para poder mexer no animal a vontade e forçar posições.
Já nessa foto, a perereca está em uma pose nada natural. A suspeita é que essa perereca está com o membros agarrados em um fio, que depois foi tirado em manipulações de photoshop, etc.
#BoicoteNatura por estar se 'rebelando contra a natureza'? Como é essa natureza que essas pessoas dizem? Macho e fêmea formam um casal e pronto? Vem comigo descobrir isso.. #BioThread
Temos espécies de peixes que podem simplesmente trocar de sexo durante a vida. Uma das várias espécies que podem fazer isso, é o peixe Semicossyphus reticulatus, que fica muito evidente por que o macho e fêmea possuem algumas diferenças morfológicas.
Esq fêmea x Direita macho
Esse caso é incrível pois a fêmea quando troca de sexo, ganha essa protuberância na cabeça (que só o macho tem) e testículos!
Ela pode acasalar com um macho (antes da mudança), faz a mudança, se transforma em fêmea, volta maior e mais forte e pode ainda derrotar o antigo macho.