Com a pandemia, muitos de nós descobrimos as agora famosas máscaras N95, um equipamento importante para a proteção dos profissionais de saúde no combate a Covid-19. Mas você sabe como ela funciona?
Do começo, N95 é uma certificação americana que diz que pelo menos 95% da matéria particulado é filtrado pela máscara. Existem outro códigos em outros países que são quase equivalentes como PFF2 e KN95.
E diferente do que nossa intuição nos diga, ela NÃO É UMA PENEIRA. Os buracos em geral são maiores do que o tamanho das partículas que queremos filtrar e ela é pensada de uma maneira a barrar partículas pequenas e grandes.
A ideia é que as partículas que passam pela mascara "grudam" nas fibras do filtro devido as chamadas "Forças de Van Der Waals", as mesmas que permitem que alguns insetos e geckos andarem sobre a água
A mascara possui várias camadas de fios, o que aumenta a probabilidade do material particulado de encontrar uma fibra e ficar grudado. Como uma teia de aranha!
Partículas grandes tem sua trajetória pouco afetada pelo fluxo de ar, andando boa parte do tempo em linha reta, sendo fácil encontrar um fio do filtro.
(Crédito: )
As partículas pequenas são a todo momento rebatidas pelas moléculas no ar, produzindo um movimento aleatório que é conhecido como movimento Browniano, assim também possuem altas chances de serem filtradas.
(Crédito: )
As mais difíceis de filtrar são as partículas de tamanho "médio", pois elas seguem o fluxo de ar e podem acabar passando o filtro.
(Crédito: )
Mas as mascaras N95 ainda tem outro truque! Os fios da fibra são eletretos. eletretos são como imãs, mas que produzem campo elétrico ao invés de magnético.
Esse campo atraí partículas de qualquer tamanho em direção aos fios. Este mecanismo funciona mesmo com partículas neutras, pois induz regiões de cargas positivas e negativas nelas.
E esses mecanismos em conjunto tornam a N95 um mascara muito poderosa para filtrar material particulado!
Fontes e referências:
[1] N95 Respirators and Surgical Masks - Centers for disease control and prevention (blogs.cdc.gov/niosh-science-…)
[2] N95-electrocharged filtration principle based face mask design using common materials - Okinawa Institute of Science and tecnology (groups.oist.jp/nnp/diy-face-m…)
[3] The astounding physics of n95 masks - Minute Physics ()
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Semana passada físicos dos laboratório nacional de Grand Sasso na Itália anunciaram a primeira detecção direta de uma importante reação que acontece no interior de estrelas!
👇👇👇
Estrelas são grandes máquinas que transformam hidrogênio em hélio, produzindo energia neste processo.
Nosso Sol não é diferente, ele é mantido pelas reações de fusão nuclear de hidrogênio!
Existem basicamente dois mecanismos que realizam essa transformação, a Cadeia pp e o Ciclo CNO.
Você já se sentiu pressionado a ser tão bom quanto seus pais em algo? Imagina se sua mãe fosse a MARIE CURIE e você decidisse ser uma química?
Vem conhecer um pouco da história da Irène Curie!
Pra começar, ela é filha do casal Curie (Marie & Pierre). A Marie não gostava do sistema escolar, então persuadiu colegas a participar de uma cooperativa para educar os filhos.
Desde pequena, Irène estudou Física com grandes nomes como Marie Curie, Paul Langevin e Jean Perrin.
Ela casou se com o engenheiro químico Frédéric Joliot, com quem trabalhou durante toda a vida. Eles fizeram diversas descobertas em conjunto e até mesmo ganharam o premio Nobel de Química de 1935.
Escrevo esta thread em homenagem à Masatoshi Koshiba (1926-2020) , Nobel de Física de 2002 e pioneiro no uso de neutrinos para o estudo de Astrofísica!
Na década de 1980 estavam na moda as chamadas "teorias de grande unificação", que em tese unificariam as forças fundamentais da Física em uma só.
Uma previsão dessas teoria é que os prótons podem decair, mas como o tempo de vida é enorme, pareceriam estáveis para nós.
Para testar essa possibilidade, Koshiba criou um experimento para tentar detectar esse decaimento.
Basicamente, consistia em um grande tanque de água (2140 toneladas) e vários detectores de luz em suas paredes.
Como a Mec. Quântica afeta a vida das pessoas? Hoje falarei dela, a responsável por uma ENORME economia de energia no mundo e possivelmente o que permite que você leia essa thread: As lampadas LED!
Muita gente acha que mecânica quântica é algo complicado e sem aplicações no mundo real. Elas não poderiam estar mais enganadas!
Segundo o Físico Leon Lederman, 23% do PIB dos EUA dependia de contribuições da quântica em 1987 e tenho certeza que este número só aumentou!
Uma das grandes responsáveis por isto são as lampadas LED, que nos últimos anos vem substituindo as lampadas incandescentes, mas também possibilita a criação de telas de televisão e celulares!
Quem ainda tem lampadas incandescente em casa? Até senti calor em pensar nelas!
O experimento ANITA (ANtartic Impulsive Transient Antenna) é um experimento montado na Antártica para detectar neutrinos ultra energéticos de raios cósmicos atrás de ondas de rádio.
Não entendeu nada? Vamos por partes:
Quando uma partícula carregada vinda do espaço entra na nossa atmosfera, ela colide com outras partículas e isto cria um chuveiro de partículas conhecido como raio cósmico.
Coisa de ficção científica?
Nada disso! O tunelamento é algo comprovado, bem entendido e que serve até mesmo para o funcionamento de microscópios!
Bora conhecer este famoso fenômeno do mundo microscópico?👇👇👇
[O que é?]
Tunelamento é a capacidade de algumas partículas de atravessar barreiras que seriam intransponíveis do ponto de vista clássico, pois elas n teriam energia suficiente para superá-la.
Pra gente que tá acostumado com o mundo clássico parece q a partícula teletransportou
[Visão clássica]
Imagine a seguinte situação: uma bolinha é arremessada contra um bloco de gelatina. Dependendo da energia, três coisas podem acontecer.
- A bolinha bate e volta.
- A bolinha entra na gelatina e fica presa.
- A bolinha atravessa o bloco.