Você está com dúvida na interpretação dos dados divulgados ontem na coletiva do Instituto Butantan com o Governo de São Paulo?
Nós te ajudamos, vem com a gente nesse fiozinho!
Ontem, foi noticiado os valores de eficácia para os seguintes contextos: 1) 78% para casos leves e ambulatoriais 2) 100% para casos moderados, graves e hospitalizados
O estudo contou com mais de 12 mil voluntários, metade dos participantes recebeu a vacina e a outra placebo
É preciso mencionar que faltam alguns dados para entendermos completamente esses valores: o perfil dos participantes que compuseram os eventos (casos de COVID-19) contabilizados, o número de eventos em cada grupo oficial, entre outros. Mas, vamos à interpretação!
O risco de uma pessoa que recebeu a vacina desenvolver casos leves ou ambulatoriais de COVID-19 é 78% menor quando comparado com o grupo que não recebeu o imunizante (placebo)
O risco de uma pessoa que recebeu a vacina desenvolver casos moderados, graves ou ser hospitalizado por COVID-19 é 100% menor quando comparado com o grupo que não recebeu o imunizante (placebo)
Como mencionado, precisamos ainda de mais dados para entender esses valores em sua completude! Ainda, precisamos entender qual a eficácia geral obtida considerando os casos em participantes do grupo que recebeu o imunizante, comparado com aqueles que receberam o placebo!
Com o pedido de aprovação para uso emergencial hoje, enviado à Anvisa, é possível que em breve possamos ver a disponibilização pública desses dados - tomara!
E esteja certo, quando estiver disponível, você verá uma análise completa aqui no UPVacina ;) Gostou do conteúdo? Compartilhe e vamos espalhar ciência!