Estima-se que no ano 1500, mais de 8 milhões de nativos habitavam a Amazônia, em estimativas que podem chegar até 10 milhões.
Os indígenas moravam em grandes concentrações populacionais, áreas muradas e pavimentadas que ligavam-se uma com as outras.
Um dos maiores registros dessas habitações são os famosos geoglifos.
Os geoglifos são grandes depressões geométricas feitas no solo com 2 - 3 metros de profundidade, na forma de quadrados, círculos, triângulos ou retângulos.
Cada um deles demarcava um espaço de vivência - templos, áreas de lazer, ou residências.
Mais de 800 deles foram mapeados até agora, construídos entre os séculos 1 e 10.
Antigamente, também pensava-se que a fauna amazônica era um território intocado pela ação humana, porém esse é outro ponto equivocado.
Mais de 85 espécies de plantas foram domesticadas pelos indígenas, como o milho, cacau, batata-doce, mandioca, castanha-do-pará, açaí e outras.
Mesmo com a colonização, a Amazônia permaneceu como um lugar densamente povoado até o fim do século 18.
As doenças europeias levaram a uma diáspora e genocídio de seus habitantes.
Em 1720, o bandeirante Antônio Pires de Campo que visitou o norte do Mato Grosso e escreveu:
“Esses povos existem em um número tão enorme que não é possível contar seus povoados ou aldeias.
Muitas vezes em um dia de marcha passa-se por 10 a 12 aldeias e em cada uma há de 10 a 30 habitações.
Até mesmo suas ruas, que eles fazem bem retas e largas são mantidas tão limpas que não se encontra nenhuma folha caída. “
No século 19, com o aumento do povoamento de Manaus, Belém e Porto Velho, a Amazônia começou a ser vista como um lugar hostil, um grande "vazio demográfico" cunhando o termo "inferno verde".
Mais de 3 mil sítios arqueológicos foram mapeados até agora na Amazônia, todas habitações de povos pré-colombianos de diferentes tronco-linguísticos.
Fontes:
Livro Márcio Souza - História da Amazônia- Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI
A Estátua da Liberdade em Nova York é feita de cobre, mas devido à oxidação ao longo dos anos, tornou-se verde.
A obra foi um presente da França aos Estados Unidos no seu Centenário de independência, devido ao fato do país ter se libertado da Inglaterra, inimiga histórica da França.
O escultor francês Frédéric Bartholdi, se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, uma estátua grega do Deus Hélio, feita em 260 aC, infelizmente destruída por um terremoto.
As erupções mais mortais do mundo que estão nessa imagem considera aqueles afetados diretamente pelos vulcões, pois indiretamente houve mais vítimas.
Os impactos consequentes da alteração do clima gerado por grandes erupções antes do do século 20, gerou crises alimentícias e mortes decorrente da fome em outros continentes.
Por exemplo, a erupção do Monte Tabora em 1815 na Indonésia foi a maior e mais mortal do mundo.
O vulcão lançou mais de 10 bilhões de toneladas de rochas vulcânicas a 44 km de altura, causando a morte de 70 mil pessoas em uma semana.
Cartago foi uma cidade fenícia fundada em 814 aC pela rainha Dido, inicialmente como uma colônia de Tiro, no atual Líbano.
Em 600 aC, obteve sua independência e a civilização expandiu-se pelo Norte da África, Península Ibérica e pelas ilhas do Mediterrâneo.
A cidade tornou-se uma das mais ricas da Antiguidade em 300 aC, com colônias e estados satélites, superando a República Romana em extensão territorial ou importância econômica.
A Rússia possui 11 fusos horários, mesmo número que os EUA, com seus territórios pelo Pacífico 🕠
Ambos são apenas ultrapassado pela França que possui 12, com departamentos ultramarinos na América do Sul e Pacífico.
Entretanto, a Rússia detém o recorde de 10 fusos horários em extensão contínua, já que apenas o enclave russo de Kaliningrado, entre a Lituânia e a Polônia, está fora desse padrão.
Mais de 180 anos da transformação urbana de Salvador, visto do bairro Campo Grande e do Comércio.
Fundada em 1549 pelo governador-geral Tomé de Sousa, a construção da cidade em uma baía de terreno íngreme possuía motivos militares.
Tornando-se capital da colônia, a topografia de Salvador influenciou na sua divisão social: na Cidade Alta ocorriam atividades civis e religiosas e na Cidade Baixa, as comerciais.