A Estrada da Gávea ,com mais de 100 anos de diferença no Rio de Janeiro
O bairro do São Conrado era antes chamado de Praia da Gávea, pouco habitado até o fim do século 19 e início do 20.
A Paróquia foi uma das primeiras construções da área, construída de 1903 a 1916
Antigamente, a Estrada da Gávea era conhecida como “Trampolim do Diabo” por causa de suas curvas acidentadas, antes de ser pavimentada e reformada a partir de 1920
O fotografo do autocromo de 1914 foi Marc Ferrez, provavelmente o maior fotógrafo do Brasil do fim do século 19 e início do 20 (em pé na foto)
Foi o 1º brasileiro a usar filme fotográfico colorido para registrar o Brasil da época, através da técnica conhecida como autochrome lumiére, desenvolvido pelos irmãos franceses Lumiére.
O carioca capturou em detalhes a transformação urbana no Rio de Janeiro de 1870 - 1920, época em que o país passava por uma intensa industrialização, recebendo um maior número de imigrantes, residências e estabelecimentos comerciais.
A urbanização acelerada do Rio de Janeiro no início do século 20, evidente através das fotos de Ferrez também foi responsável por aumentar o preço de boa parte dos aluguéis da cidade.
A gentrificação obrigou a população pobre, principalmente ex-escravizados a mudarem-se para os morros à oeste da cidade, fundando as primeiras favelas.
Ferrez fundou seu primeiro estúdio fotográfico em 1867, ocupando cargos importantes, como em 1875 na Comissão Geológica do Império e no acompanhamento das ferrovias brasileiras entre 1880 e 1890.
Percorreu o país de Norte à Sul, documentando extensivamente desde metrópoles até fazendas.
Também dezenas de retratos de indígenas, pretos livres e escravizados, frequentemente ignorados em formato fotográfico via retrato.
Cartago foi uma cidade fenícia fundada em 814 aC pela rainha Dido, inicialmente como uma colônia de Tiro, no atual Líbano.
Em 600 aC, obteve sua independência e a civilização expandiu-se pelo Norte da África, Península Ibérica e pelas ilhas do Mediterrâneo.
A cidade tornou-se uma das mais ricas da Antiguidade em 300 aC, com colônias e estados satélites, superando a República Romana em extensão territorial ou importância econômica.
A Rússia possui 11 fusos horários, mesmo número que os EUA, com seus territórios pelo Pacífico 🕠
Ambos são apenas ultrapassado pela França que possui 12, com departamentos ultramarinos na América do Sul e Pacífico.
Entretanto, a Rússia detém o recorde de 10 fusos horários em extensão contínua, já que apenas o enclave russo de Kaliningrado, entre a Lituânia e a Polônia, está fora desse padrão.
Mais de 180 anos da transformação urbana de Salvador, visto do bairro Campo Grande e do Comércio.
Fundada em 1549 pelo governador-geral Tomé de Sousa, a construção da cidade em uma baía de terreno íngreme possuía motivos militares.
Tornando-se capital da colônia, a topografia de Salvador influenciou na sua divisão social: na Cidade Alta ocorriam atividades civis e religiosas e na Cidade Baixa, as comerciais.
O Brasil é 92.61x maior que Portugal - o país lusitano tem uma área de 91.951 km ² (sem a área de Madeira e Açores) enquanto o Brasil possui 8.516.000 km².
A proporção continental do Brasil é muitas vezes minimizada por projeções como de Mercator, muito utilizada em mapas online ou físicos.
Cada projeção cartográfica possui uma finalidade diferente, sendo impossível representar um objeto 3D em um plano 2D sem nenhuma distorção, contudo a projeção Mercator é uma das mais desproporcionais entre os hemisférios.