Cartago foi uma cidade fenícia fundada em 814 aC pela rainha Dido, inicialmente como uma colônia de Tiro, no atual Líbano.
Em 600 aC, obteve sua independência e a civilização expandiu-se pelo Norte da África, Península Ibérica e pelas ilhas do Mediterrâneo.
A cidade tornou-se uma das mais ricas da Antiguidade em 300 aC, com colônias e estados satélites, superando a República Romana em extensão territorial ou importância econômica.
Graças a sua localização, atual capital da Tunísia, Tunes, teve acesso a importantes rotas comerciais e terras férteis.
Em pouco tempo, sua marinha tornou-se a melhor preparada e treinada, composta grande parte por mercenários estrangeiros.
Os dois portos da cidade eram as construções mais icônicas de Cartago, hoje ainda visíveis em Tunes depois de mais de 2 milênios.
O primeiro porto era um canal retangular para receber navios comerciais, com sua entrada podendo ser aberta ou fechada.
O segundo porto tinha formato circular, localizado mais no interior, com 220 docas, isolado por paredes de mais de 5m de altura e com um quartel militar em seu interior.
A localização do porto circular era estratégica, pois caso navios invasores desejassem atacar a sede militar de Cartago, teriam que entrar pelo canal comercial, podendo ser presos na região caso o canal fosse fechado.
A cidade tinha 4 seções residenciais e um centro comercial, cercado por muralhas de 37km de extensão, comportando uma população de mais de 400 mil pessoas no século 4 aC.
Em torno de 264 aC, a civilização romana começou a expandir-se em direção a Sicília, que na época era uma importante colônia agrícola de Cartago.
A rivalidade entre Roma e Cartago durou mais de um século, conhecido como as Guerras Púnicas, composto por 3 guerras diferentes e diversas campanhas militares.
A campanha mais famosa foi do cartaginense Aníbal, que em 218 aC tentou invadir e destruir a cidade de Roma, cruzando os alpes suíços com mais de 45 mil soldados e 38 elefantes.
O ataque de Aníbal fracassou e em 146 aC os romanos invadiram Cartago, a destruíram e incendiaram, sendo o norte da África anexado como província romana.
Já ouviu a história que Cartago foi "salgada" para evitar sua habitação?
É falso.
As primeiras fontes veem do século 20, com nenhuma fonte da Antiguidade, romana ou não, citando esse episódio.
Há vários relatos de romanos destruindo e salgando cidades em outras regiões, mas nunca especificamente Cartago.
O fato da cidade ter sido habitada pelos romanos após sua vitória, dá menos jus a história.
Hoje, as ruínas de Cartago ainda existem, há 16 km a leste de Tunes.
A Rússia possui 11 fusos horários, mesmo número que os EUA, com seus territórios pelo Pacífico 🕠
Ambos são apenas ultrapassado pela França que possui 12, com departamentos ultramarinos na América do Sul e Pacífico.
Entretanto, a Rússia detém o recorde de 10 fusos horários em extensão contínua, já que apenas o enclave russo de Kaliningrado, entre a Lituânia e a Polônia, está fora desse padrão.
Mais de 180 anos da transformação urbana de Salvador, visto do bairro Campo Grande e do Comércio.
Fundada em 1549 pelo governador-geral Tomé de Sousa, a construção da cidade em uma baía de terreno íngreme possuía motivos militares.
Tornando-se capital da colônia, a topografia de Salvador influenciou na sua divisão social: na Cidade Alta ocorriam atividades civis e religiosas e na Cidade Baixa, as comerciais.
O Brasil é 92.61x maior que Portugal - o país lusitano tem uma área de 91.951 km ² (sem a área de Madeira e Açores) enquanto o Brasil possui 8.516.000 km².
A proporção continental do Brasil é muitas vezes minimizada por projeções como de Mercator, muito utilizada em mapas online ou físicos.
Cada projeção cartográfica possui uma finalidade diferente, sendo impossível representar um objeto 3D em um plano 2D sem nenhuma distorção, contudo a projeção Mercator é uma das mais desproporcionais entre os hemisférios.