Uma coisa interessante de acompanhar na derrocada do Trump e a percepção tardia de diversos setores da sociedade estadunidense de que o país se tornou cativo de grupos de extrema-direita e que vai levar muito tempo para limpar - se é que vão - o estragos causados.
Cresce, por exemplo, o apoio de figuras de direita ao impeachment do presidente e responsabilização penal do próprio e de seus seguidores mais extremos, por medo de algum tipo de projeto de retaliação. Tem gente com medo sério do Trump ordenar um ataque nuclear, inclusive.
Interessante notar como até os liberais passaram os últimos quatro anos em certa negação, sem compreender exatamente o tamanho da influência destes grupos, seus limites (demográficos e morais).
Imagine que o mesmo deve acontecer aqui no caso de uma eventual derrocada do Bolsonaro. Quando as pessoas, enfim, vão perceber que vivemos em um estado paramilitar, que as tais instituições democráticas não serão suficientes para limpar os estragos da tal "escolha muito difícil".

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

13 Jan
Sobre Fords, Samarcos e vales: em seu livro "La Sorcellerie Capitaliste" (A Feitiçaria Capitalista) Isabelle Stengers e Phillipe Pignarre caracterizaram muito bem uma certa tática capitalista que denominaram "alternativas infernais".
Em linhas muito gerais, os fluxos do capital e seus representantes - grandes empresários e empresas - literalmente sequestram a economia global por meio de estratégias do tipo: "ou vocês querem empregos ou querem direitos".
Empresas, por exemplo, eles criam situações onde economias inteiras se tornam dependentes da sua presença, ou pelo menos convencem as pessoas disso por meio de complexas estratégias de comunicação e propaganda.
Read 12 tweets
13 Jan
A direita sempre explorou as lacunas de certo discurso moralista das esquerdas, as "hipocrisias". Agora se especializaram em expor pessoas que passaram o ano inteiro pregando isolamento social mas foi passar o fim de ano numa "vila super bonitinha no interior da Bahia".
Eu realmente fico intrigado com essa necessidade de transformar todos os momentos da vida em entretenimento nas redes sociais, especialmente quando se trata de algo evidentemente "zoado", como, em plena pandemia, ir curtir um fim de ano na Bahia.
E ainda insistem no erro: eu realmente achei que era meme, mas teve uma galera justificando os vacilos usando os bordões do autocuidado, saúde mental, etc... Pior que até conhecidos meus entraram nessa.
Read 4 tweets
12 Jan
Sintomático que as pessoas evoquem o fato de que algumas cidades dependem da existência de determinadas empresas em seus limites, rapidamente caindo numa alternativa infernal do tipo: ruim com elas, pior sem elas. Quando o debate deveria ser outro, como libertar a sociedade disso
Sintomático notar, inclusive, que os mesmos argumentos foram utilizados para justificar a manutenção de empreendimentos como os da Samarco e a Vale, mesmo após as tragédias de Mariana e Brumadinho.
Existe um amplo debate sobre como as empresas se aproveitam disso para, literalmente, sequestrar cidades e até mesmo países. Nos EUA, por exemplo, a criação de um novo quartel general da Amazon - e os efeitos disso - geraram discussões bem interessantes.

citationsneeded.libsyn.com/episode-19-lot…
Read 6 tweets
12 Jan
Algo para se colocar em perspectiva: A Ford era uma das maiores montadoras do país e empregava apenas seis mil pessoas. Você compara a quantidade de empregos que a industria automobilística gera e a quantidade de isenções e benefícios que ela recebe e vê que a conta não fecha.
Não é de se estranhar que o encerramento de suas atividades no país tenha se desdobrado na ladainha sobre "a necessidade de reformas". Quando deveria dar a origem a uma discussão ampla sobre a readequação dos investimentos para áreas que realmente empregam, a cultural por exemplo
Quando aceitamos que a saída da Ford é sintoma de uma crise aceitamos que a sua permanência significaria "saúde econômica", quando seria apenas a manutenção de um sistema de benefícios e isenções (e lobby) que vem destruindo a economia e sacrificando a população.
Read 8 tweets
12 Jan
+42% do número de infectados pela COVID, médias de mortes aumentando em praticamente todos os estados (e ainda não estamos vendo os reflexos das festas de fim de ano) e ainda tem quem fale de "saída responsável" e lançando o "já estou exposto" para justificar suas atitudes.
Sendo que as maiores taxas de contaminação estão sendo confirmadas em situações de "lazer noturno", fora que o argumento do "já estou exposto" se fia numa perspectiva meramente individual da situação. Se você já está exposto, a chance de se tornar um vetor de contágio é maior.
É aquilo, sabemos quem são os culpados pela situação em que estamos. Contudo, de nada adianta enunciar continuamente seus nomes (Bolsonaro, Pazuello...etc) sem que isso seja acompanhado de certa responsabilidade.
Read 4 tweets
11 Jan
Meados de 2020 eu e @Normose_ nos reunimos com o intuito de criar uma espécie de produtora comprometida com conteúdos à esquerda. Hoje venho aqui anunciar o primeiro desses produtos, um podcast comigo e o @carapanarana onde dissecaremos o ecossistema das direitas na internet. Image
Basicamente, serão sete episódios (cada qual com um(a) convidad@ diferente, no primeiro episódio teremos a @ninadhora), onde, basicamente, nos perguntamos como a nova direita (a extrema-direita) ocupou a internet e mudou radicalmente a forma de se fazer política no mundo.
Sobre os próximos projetos eu não posso adiantar muita coisa, apenas...
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!