Há 6 décadas o Gov brasileiro subsidia pesadamente a produção de automóveis. Todos os maiores produtores e consumidores do mundo tem marcas nacionais, só o Brasil que não. A política industrial brazuca falhou em criar uma campeã nacional e carros de última geração para exportar.
Tivemos 30 p.p. adicionais de IPI na importação p proteger o mercado das asiáticas no gov Dilma. Enquanto o mundo caminha a passos largos para a rota elétrica, o Gov Temer criou subsídios de alguns bilhões de R$ para produzir carros a combustão interna. Não tem como dar certo.
Embora a capacidade produtiva local esteja superdimensionada, em parte devido à queda de demanda desde 2014, a política industrial e regulatória não tenho sido muito criativa (para dizer o mínimo). Ainda é um setor protegido e desatualizado tecnologicamente.
A ausência de uma campeã nacional com atuação global permite que as empresas estrangeiras façam o mínimo de esforço tecnológico para competir no mercado interno. A crise atual acelerou o que está em curso.
A indústria BR está na UTI. Vão sobrar maquilas e as processadoras de recursos naturais. Se não tiver uma mudança radical direcionada à inovação e à exportação a desindustrialização continuará em ritmo forte. Política industrial moderna = inovação + exportação – mercado interno. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Paulo Morceiro

Paulo Morceiro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PMorceiro

12 Jan
Você é CEO global de uma multinacional que produz carros em vários países e tem que tomar uma decisão de encerrar a produção em algum lugar do mundo devido à queda de demanda global e para se adequar à competição tecnológica (carros elétricos).

Fatores para se considerar:
1/n
1. Com o Covid, a capacidade ociosa das montadoras no mundo aumentou muito. E continuará alta em 2021. Como o setor é intensivo em capital, dinheiro parado é prejuízo. 2/n
2. Logo, haverá fechamento de fábricas em algumas partes do mundo e remajenamento de produção para exportação a partir de locais em que é barato produzir e o país tem acordos comerciais relevantes e abrangentes. O lema e otimizar a demanda global. 3/n
Read 11 tweets
20 Mar 20
10% do PIB será POUCO para o Brasil combater os efeitos do Coronavírus e p/ a economia não quebrar

A partir de 2021 teremos que aumentar a carga tributária. Momento ideal p/ modernizar o sistema tributário com IR progressivo

Precisamos de um consenso. Vamos as contas
Fio 👇
1) Dar R$1.000,00 por 12 meses para cerca de 40 milhões de trabalhadores informais tem um impacto de 6,6% do PIB.
2) Adicional de 1% do PIB para a saúde pública (aumento de ~30% da despesa atual).
3) 0,5% do PIB para dobrar o valor do Bolsa Família.
Ainda falta quantificar $$:
1) Subsídios e renúncias fiscais para as empresas, sobretudo de comércio e serviços.
2) Subsídios para luz, água e aluguel.
3) Ajuda $$ para salvar (e nacionalizar a preço de banana) empresas prestas a falir.
Read 6 tweets
10 Jan 20
Relatório da OCDE recém-divulgado mostra que o Brasil tem APENAS 6 empresas entre as 2.500 companhias que mais investiram em tecnologia em 2019. EUA tem 769, China (507), Japão (318), Alemanha (130), UK (127), Coreia (70), França (68), Índia (32), Canadá (28) e Austrália (12).
São os setores industriais que investem em tecnologia e isso é motivo suficiente de porquê a indústria importa. Veja a distribuição setorial dos investimentos em tecnologia do relatório recém-divulgado pela OCDE.
op.europa.eu/en/publication…
Ninguém discorda que investir em tecnologia (inovações) é a chave para o desenvolvimento, né? Até nos modelos neoclássicos o progresso técnico explica mais o crescimento.
@paulogala @Joao_P_Romero @ocafezinho @andreroncaglia @AFS_Andrada @goescarlos @FelipeAugMac @FDantasEstado
Read 4 tweets
10 Jan 20
Qual o papel da indústria no desenvolvimento?

Falarei das “externalidades de industrialização”
(Fio 1/n) 👇👇👇
Chamarei de "externalidades de industrialização" as características especiais que se manifestam com maior intensidade no setor manufatureiro, sendo que algumas também são encontradas nos demais setores, mas dificilmente um setor não-manufatureiro reúne a maioria da lista abaixo:
1) Inovação. A manufatura, especialmente os setores industriais de maior intensidade tecnológica, é a principal fonte de inovação e difusão de novas tecnologias para toda a economia. Fora da manufatura só temos serviços de informação (softwares) com o mesmo protagonismo.
Read 15 tweets
7 Dec 19
Qual deve ser o papel BNDES?

Banco (B) Nacional (N) de Desenvolvimento (D) Econômico (E) e Social (S). Vou falar sobre essas letras.

Fio
Letra B
BNDES deve atuar como um banco privado? Não, pois ele tem outros objetivos além do lucro imediato. No Brasil, banco privado contribui pouco com financiamento p/ infraestrutura, redução das desigualdades regionais, inovação, os quais devem ser o foco do BNDES.
Letras D e E, as mais importantes:
- Investir em #infraestrutura ajuda no desenvolvimento? Claro que sim. Estudos indicam ao Brasil investir 4% do PIB anual para revitalizar o que está estragado e reduzir o gap em infra fruto de décadas de baixo investimento ...
Read 18 tweets
22 Oct 19
Gov Bolsonaro planeja ABERTURA UNILATERAL
Será mais uma abertural mal feita como nos anos 90. Se prepara para:
- Aumento do Desemprego e da Informalidade
- Disseminação de casos de "maquila introvertida" - que importa muito e exporta pouco - em várias setores tecnológicos (1/n)
Gov Bolsonaro quer reduzir à metade e unilateralmente a tarifa de importação industrial em curto período (4 anos), como ocorreu nos anos 90. Nos anos 90, o coeficiente de importação aumentou mto, mas o coef de exportação não. Perdemos merc interno e não ganhamos no exterior (2/n)
O setor mais competitivo da economia - a AGRO POP - não sofrerá corte na tarifa de importação. No Brasil as coisas funcionam às avessas: cortamos tarifas de setores não-competitivos (indústria) e mantemos estável de setores competitivos. (3/n)
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!