, 15 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Qual o papel da indústria no desenvolvimento?

Falarei das “externalidades de industrialização”
(Fio 1/n) 👇👇👇
Chamarei de "externalidades de industrialização" as características especiais que se manifestam com maior intensidade no setor manufatureiro, sendo que algumas também são encontradas nos demais setores, mas dificilmente um setor não-manufatureiro reúne a maioria da lista abaixo:
1) Inovação. A manufatura, especialmente os setores industriais de maior intensidade tecnológica, é a principal fonte de inovação e difusão de novas tecnologias para toda a economia. Fora da manufatura só temos serviços de informação (softwares) com o mesmo protagonismo.
2) Locomotiva do crescimento (encadeamento para trás). A manufatura possui grande capacidade de puxar o crescimento dos demais setores da economia, pois praticamente todos os setores manufatureiros possuem os maiores multiplicadores de produção (longas cadeias produtivas).
3) Desenvolvimento regional. A manufatura possui elevada capacidade de promover o desenvolvimento regional. Localidades em que se instalam indústrias novas passam por grandes transformações.
4) Balanço de pagamentos. A manufatura pode aliviar pressões sobre o BP já que ela realiza ~2/3 das exportações mundiais. Ao contribuir para o saldo comercial a manufatura permite que países em desenvolvimento possam gerenciar suas políticas macroeconômicas com maior autonomia.
5) Produtividade. Contribui mais do que proporcionalmente – ao seu tamanho – para o crescimento da produtividade da economia ao apresentar elevadas economias estáticas e dinâmicas de escala, especialmente na fase de industrialização. Indústria é intensiva em capital e tecnologia.
6) Empregos e salários. A manufatura é um dos poucos setores que empregam (formalmente) grande quantidade de pessoas e tem remuneração superior à média da economia.
7) Qualificação da mão-de-obra. A manufatura contribui para a qualificação adicional da força de trabalho, pois exige montante expressivo de profissionais com treinamento técnico, tecnológico e superior.
8) Segurança nacional. A manufatura é importante para a segurança nacional para produzir os avançados sistemas de defesa para fiscalizar fronteiras e riquezas domésticas. Relevante também para segurança energética, alimentar, saúde e cibernética.
9) Duração do crescimento: a maior participação da indústria de transformação e uma estrutura de produção mais diversificada contribuem para uma maior duração temporal dos episódios de crescimento e uma volatilidade reduzida dos padrões de crescimento.
10) Carregadora de serviços sofisticados: a manufatura carrega os serviços sofisticados para outros países através das exportações, tornando vários serviços não-comercializáveis em comercializáveis. (Obs: a manufatura consome insumos de serviços no processo produtivo).
As características acima não se manifestam igualmente entre os setores manufatureiros, por ex., manufatura low-tech tem salário baixo. Setores fora da indústria, como os serviços sofisticados pagam bem, investem em tecnologia e são vitais para a segurança nacional.
Fatos históricos e empíricos: 1) as revoluções industriais têm mudado e elevado o padrão de vida em múltiplas dimensões. 2) as maiores taxas de crescimento econômico aconteceram na fase de industrialização. 3) nenhum país populoso se tornou desenvolvido sem indústria relevante.
Logo divulgarei um paper sobre esse assunto adicionando mais uma características especial da manufatura que ainda não foi coberto pela literatura econômica. Comente se você discorda de alguma acima ou tem outras características especiais p/ adicionar a lista.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Paulo Morceiro

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!