Nas fotos, o teatro Amazonas em construção à esquerda, a Igreja de São Sebastião à direita e o Rio Negro ao fundo.
Manaus é a 7º cidade mais populosa do Brasil com 2.1 milhões de habitantes, possui o 8º maior PIB do país e é a maior cidade na Amazônia brasileira.
O Teatro Amazonas, foi inaugurado em 1896 para transformar Manaus em uma capital cultural, uma "Paris dos Trópicos."
A estrutura foi construída no auge econômico do Ciclo da Borracha, inaugurado na cor cinza, tingido de rosa apenas em 1926.
De 1964 - 1987 foi pintado da cor azul, mas após esse período, retornou à cor rosa.
A maior parte do material utilizado foi importado da Europa:
As paredes são de Glasgow, Escócia; os 198 lustres, mármore e estátuas são da Itália e as 36 mil peças da cúpula, que representam a bandeira brasileira, vieram da Alsácia, França.
Historicamente, em torno do século 9 o Amazonas comportava centros populacionais de diferentes povos, ligados por estradas ou por rios.
Alguns povoados tinham até 40 mil habitantes, com 317 sítios arqueológicos pré-colombianos já localizados no estado.
Com a chegada portuguesa na região no século 16, os povos apresentaram ampla resistência a colonização.
Um dos povos mais numerosos eram os manaós, que futuramente nomeariam a capital Amazonense.
No século 17, a região tornou-se disputada entre diversos europeus que visavam adquirir território na América do Sul, sendo o ponto de encontro entre neerlandenses, franceses, portugueses, ingleses e espanhóis
Em 1669 o Forte da Barra foi criado pelos portugueses, originando o povoado de São José da Barra do Rio Negro.
Tanto na época colonial quanto no século 19, a província do Grão-Pará, onde estava Manaus, permaneceu isolado politicamente do governo imperial, com uma economia baseada principalmente no cultivo de cacau e algodão.
Em 1850 o Amazonas desmembrou-se da província do Grão-Pará e a partir de 1870 o comércio da borracha mudaria Manaus para sempre.
Em 1910, 1/4 das exportações brasileiras vinham da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de todo mundo.
Manaus tornou-se uma cidade de influência nacional, recebendo eletricidade, telefonia, bondes, pavimento, escolas e teatros.
Com a implantação da Zona Franca de Manaus em 1967, a população dobrou entre 1991 e 2014.
Foto antiga colorizada por mim 🤭
Original de George Huebner do arquivo do IMS: bit.ly/3qcsVRY
A Estátua da Liberdade em Nova York é feita de cobre, mas devido à oxidação ao longo dos anos, tornou-se verde.
A obra foi um presente da França aos Estados Unidos no seu Centenário de independência, devido ao fato do país ter se libertado da Inglaterra, inimiga histórica da França.
O escultor francês Frédéric Bartholdi, se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, uma estátua grega do Deus Hélio, feita em 260 aC, infelizmente destruída por um terremoto.
As erupções mais mortais do mundo que estão nessa imagem considera aqueles afetados diretamente pelos vulcões, pois indiretamente houve mais vítimas.
Os impactos consequentes da alteração do clima gerado por grandes erupções antes do do século 20, gerou crises alimentícias e mortes decorrente da fome em outros continentes.
Por exemplo, a erupção do Monte Tabora em 1815 na Indonésia foi a maior e mais mortal do mundo.
O vulcão lançou mais de 10 bilhões de toneladas de rochas vulcânicas a 44 km de altura, causando a morte de 70 mil pessoas em uma semana.
Cartago foi uma cidade fenícia fundada em 814 aC pela rainha Dido, inicialmente como uma colônia de Tiro, no atual Líbano.
Em 600 aC, obteve sua independência e a civilização expandiu-se pelo Norte da África, Península Ibérica e pelas ilhas do Mediterrâneo.
A cidade tornou-se uma das mais ricas da Antiguidade em 300 aC, com colônias e estados satélites, superando a República Romana em extensão territorial ou importância econômica.