Vejam tuíte anterior s/Macron. É claro q se trata de disputa comercial. É claro q ele pensa nos produtores europeus. É claro q a eficiência do nosso agro incomoda. Por isso, não podemos ter delinquência no Ministério do Meio Ambiente.
Haver um primitivo na pasta só atrapalha. Como se vê, acordo Mercosul-UE está longe. Mesmo a entrada na OCDE, com o padrão do discurso ambiental, fica difícil. E a vida ñ será fácil com Joe Biden nos EUA.
Resumo da ópera: Brasil fica cada vez mais dependente da China, q, não obstante, vive sendo atacada pela extrema direita. Os chineses não têm os mesmos óbices ambientalistas da UE e dos EUA de Biden — o q deveria agradar à extrema direita, não?
De todo modo, uma coisa é certa: o agronegócio brasileiro assiste impassível à corrosão de sua credibilidade e se mostra incapaz de reagir. “Oh, a safra nunca foi tão boa e nunca se vendeu tanto”. Obrigado, China! Falo sobre o futuro.
E o que é “reagir”. Para começar a conversar, demissão do ministro Ricardo Salles. E, por óbvio, Bolsonaro tem de parar de tomar a questão ambiental como mera guerra comercial. Até pq, em parte, é guerra comercial mesmo. Por isso, CUMPRE NÃO SER BURRO.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @reinaldoazevedo

13 Jan
DISSE BOLSONARO:
“Essa de 50% é uma boa? O q eu apanhei por causa disso. Agora estão vendo a verdade. Estou há 4 meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina, tem a Anvisa. Eu não sou irresponsável. Não estou a fim de agradar quem quer que seja”.

Então vamos ver.
1 - Sim, essa (vacina) de 50% é uma boa. Na verdade, é uma ótima.

2 - é irresponsável, sim. Não fosse, ñ estaria pondo em dúvida a eficácia do medicamento, ainda a melhor opção para o Brasil dar início à imunização em massa.
3 - A gramática é capenga (“entre mim e a vacina”, senhor...), mas o pensamento é muito mais. O mistificador da cloroquina e dos vermífugos fala como se, em algum momento, os fatos tivessem lhe dado razão. E, por óbvio, isso é mentira.
Read 4 tweets
9 Jan
PARA PÔR FIM AO TERRORISMO DE BOLSONARO

Dá, sim, para fechar o bueiro golpista do Palácio do Planalto. Por dois caminhos conjugados.
1 - CRIME DE RESPONSABILIDADE
Lei 1.079
⁃para impeachment, segue como hoje: 2/3 de deputados e 2/3 dos senadores.
⁃Se, no entanto, denúncia for endossada por maioria absoluta de deputados (254), segue para o Senado.
⁃Se, no Senado, contar com o endosso de maioria absoluta (42), presidente se torna inelegível.

2 - CRIME COMUM
Hoje, a Câmara tem de autorizar o STF, por pelo menos 2/3, a aceitar queixa-crime ou denúncia contra o presidente. Isso não muda.
Read 6 tweets
8 Jan
Já havia comentado aqui a decisão canalha do Ministério da Saúde de fazer a “requisição administrativa” (confisco) de seringas e agulhas compradas pelos estados. Pois bem! Lewandowski, mais uma vez, faz a coisa certa e concede liminar contra o ato discricionário.
A ação foi movida por SP. Escreve o ministro:
“A incúria do governo federal não pode penalizar a diligência da administração do Estado de São Paulo , a qual vem se preparando, de longa data, como devido zelo, para enfrentar a atual crise sanitária.”
É bom lembrar: em sua bazófia desatinada, Bolsonaro anunciou a suspensão da compra desses produtos para supostamente forçar a queda dia preços. E isso acontece depois de o MS ter, num pregão, comprado pouco mais de 2% daquilo de que o país precisa.
Read 4 tweets
2 Jan
Não estamos diante de uma questão metafísica ou de um enigma. Há comportamentos que contribuem para propagar o vírus. Haver pessoas de setores essenciais q ñ podem fazer quarentena não autoriza ninguém — nem mesmo essas pessoas — a ignorar as recomendações para evitar o contágio.
É claro q mais isolamento social ou menos tbem traduzem (a concordância está certa) questões de classe (ou renda, como queiram). Mas o q ñ traduz? Até o ar que se respira, não é mesmo?
Se a exposição a q se submetem trabalhadores de setores essenciais for tomada como padrão, caímos no vale-tudo bolsonarista. E a virtude de quem não tem opção vira justificativa para o vício dos que têm. Ademais, quanto mais exposição, mais risco. E isso vale para qq um.
Read 4 tweets
31 Dec 20
Ficha dos sensatos caiu, ainda q tarde. Lewandowski fez o q Executivo e Legislativo ñ fizeram. Manteve vigência da lei via ADI. Inexistisse a 13.979, instrumento poderia ser outro: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO.
E STF poderia, aí sim, estabelecer critérios para fazer cumprir artigos 6° e 196 a 198 da Constituição. Escolheu-se o melhor caminho, dadas as respectivas omissões de Legislativo e Judiciário.
Afinal, lei cuja vigência se estendeu foi votada pelo Congresso.
QUE FIQUE CLARO: não se trata de ser literalista ou consequencialista. Papo sobre ativismo judicial é descabido. A questão: como fazer cumprir a Constituição? Atacar ministro é ligar o “Foda-se” para os pobres.
Read 5 tweets
31 Dec 20
Muito comovido com o apego dos reacionários à Constituição... A partir desta 6ª, haveria um apagão legal na área da saúde com o fim da vigência da lei 13.979. Na Presidência, um negacionista. Na Saúde, um general q ñ consegue comprar seringas. Na Anvisa, os pijamas...
Cabe a pergunta: como o STF faz cumprir o que dispõem os Artigos 6° e 196 a 198 da Constituição? Decisão de Lewandowski é constitucional, legítima e correta. Não é porque o Parlamento se omitiu como Poder que os pobres desgraçados ficarão à mercê de psicopatas.
É claro q o ideal seria q o Parlamento tivesse tomado a iniciativa. Quando a lei foi promulgado, em fevereiro, ninguém havia morrido no Brasil. Nesta 4ª, 1.194 mortos, com 55.649 novos casos. E prefeitos e governadores devem ficar sem instrumentos?
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!