acabou de sair mais uma "megarrevisão" sobre o tratamento precoce.
entre os autores: Zelenko, o casal Rajter, vários médicos da Hapvida, um psiquiatra musicoterapeuta e alguém cuja filiação institucional é "Recipient of the Texas HHS Meritorious Service Award"
why not surprised
enquanto isso, vale a pena reler a megathread do @parolin_ricardo sobre o REAL "tratamento precoce":
ontem o Amazonas tinha mais ou menos 1000 pacientes em leito comum (precisando de uns 15 mil L por dia) e 500 em UTI (precisando de uns 45 a 50 mil L por dia). seriam 42000 m3 por dia, no mínimo, se não internar mais ninguém.
apaguei o post anterior pq tinha feito a conta de 20 mil m3 de oxigênio líquido. não é; é muito menos, pq foram enviados cilindros padrão de 50 L (10 m3), não isotanques.
cada paciente hospitalizado *leve* (ou seja, que não precise de respirador nem CNOF) precisa de 14 a 15 mil litros de O2 POR DIA.
são MAIS DE MIL no estado inteiro.
um paciente ventilado precisa de 3 a 4 vezes isso.
em vez de trabalhar e já que eu não consigo dormir vamos fazer uma minithread sobre COMO a morfina deprime o drive respiratório e pq é um erro comum pensar que a morfina em si abrevia a vida
gostaria de fazer ilustrada mas o tico e o teco tão prejudicados então vcs só procuram o nome das coisas no google tá
dentro das nossas artérias carótidas (uma de cada lado do pescoço) existe uma estrutura chamada corpo (ou glomo) carotídeo. basicamente é um novelo de receptores sensíveis a sinais químicos (quimiorreceptores) e eletromecânicos (mecanorreceptores)
O nosso organismo tem defesas extremamente potentes contra mRNA exógeno. Temos "sensores" que detectam a presença de mRNA não humano e causam uma liberação maciça de mediadores inflamatórios, matando rapidamente a célula "contaminada". O que eles detectam? A uridina.
O Ψ no código da vacina representa a N-metilpseudouridina, uma base análoga à uridina, que é "lida" como uridina pelo "scanner" ribossômico, mas com uma diferença muito importante: ela não é reconhecida como tal pelos nossos "sensores" celulares.
Vacinas "convencionais", de vírus inativado, geralmente têm eficácia menor mesmo. Isso é normal e esperado, tranquilo. Isso se contorna com múltiplas doses, reforço periódico etc.
Lógico que se a CoronaVac ficar na casa dos 50, 60% vai ser decepcionante pra caramba. Ainda dá pra fazer diferença? Dá, mas vai precisar de uma logística FODA.
eficácia final de 79% é inferior à das análises preliminares que levaram à aprovação nos Emirados Árabes (86%). Lembrando que essa conferiu 100% de proteção contra casos graves nos ensaios clínicos, como todas as vacinas até agora.
vou só falar o que eu falei lá no começo do ano quando tava ainda em fogo baixo esse tacho de merda: pandemia é uma situação limite e está mentindo quem diz que não faria X pra proteger os seus.
é muito fácil dizer "Y é errado, tem que pensar no coletivo" do conforto das nossas casas. na situação de desgoverno-nau-sem-rumo em que estamos, daqui a uma semana, um mês, dois meses... vamo ver
"não pq o STF pediu pra reservar vacina" você faria exatamente o mesmo;
"não pq fulana vai viajar pra tomar vacina no Canadá" você faria exatamente o mesmo;
"não pq prefeito aumentou o próprio salário em X mil reais" você faria exatamente. o. mesmo.