O presidente da República, no Datena: Eu fui impedido pelo STF de fazer alguma ação contra a Covid nos estados/municípios. Pelo STF, eu devia estar na praia. Meu erro foi ñ atender o STF e estar ajudando quem está morrendo em Manaus, com cilindros e tratamento precoce.
(STF não impediu o Governo Federal de ajudar no combate à Covid. O SUS continua em funcionamento, com responsabilidades para estados, municípios e União. A decisão do STF foi tomada ante à resistência do governo federal a medidas de distanciamento social).
Presidente Jair Bolsonaro, no Brasil Urgente, com Datena, na BAND: Esse inferno que querem impor a minha vida não vai colar! Não tem do que me acusar. Esses 60 processos de impeachment, não vão dar em nada. Agora, me tirar sem motivo, não...
Datena diz a Bolsonaro que considera crime o governador Doria ter chamado o presidente da República de "facínora". Um crime, segundo ele, comparável à incitação à invasão do Congresso feita por Trump. Bolsonaro critica combate à pandemia em SP e aumento de ICMS: assalto ao povo.
Presidente da República, Jair Bolsonaro: Eu não posso fazer nada no combate no tocante coronavírus, por decisão do STF. E esse Joao Doria não critica o STF por isso?
Datena pergunta se há um racha no governo entre militares. Presidente diz que não. Todos convivem bem. Seus ministros são melhores que todos os anteriores. Diz que falta $, porque respeitará o teto defendido por Paulo Guedes. E que, mesmo assim, governo estaria fazendo muito.
O que governo está fazendo de bom, segundo presidente:
-Ninguém preserva tanto meio-ambiente quanto Brasil
-Acordo com Japão p/ tecnologia de nióbio e grafeno
-Brasil voltou a produzindo urânio em Caitité
-Fim do imposto de importação de pneus p/ caminhoneiros
"Posso falar 1h".
Presidente volta a dizer que, apesar de proibido pelo STF, está ajudando Manaus:
"É mais do que discurso: governo está em Manaus, em todos os lugares. O que fazemos em Manaus, mesmo proibido, está levando alento. Faremos em todos os lugares."
Presidente Bolsonaro diz que o ministro Marcos Pontes está desenvolvendo uma nova vacina, brasileira, contra a Covid-19.
Datena: Onde está sendo desenvolvida?
Presidente: Não tenho ideia. Pergunta pro Marcos Pontes. É uma pessoa diferenciada, ele pode dizer.
Datena volta a questionar sobre seu tema principal hoje
"Doria chamou o Sr. de facínora. Vai ficar no bate boca mesmo?".
Bolsonaro: Ñ tem bate boca da minha parte. Talvez processe, minha taxa de sucesso em ações judiciais é baixa. Vou falar com AGU.
Presidente critica Coronavac
Datena, agora, entrevista Rodrigo Maia. Primeira pergunta é sobre a palavra "facínora" e quais ações Maia está tomando hoje nas reuniões. Maia diz que previsão de Bolsonaro de que haveria só mil mortes foi um erro original que levou a consequências não positivas.
Maia: STF em momento algum tirou atribuições do Governo Federal como coordenador do Sistema Único de Saúde. Muito pelo contrário.
Maia: Sabíamos que, com fim do auxílio e manutenção da pandemia, alguma solução devia haver. Tentamos sem novas despesas cortar de 8=10 bi p/ dar Bolsa Família a +cidadãos.
Segundo Maia, presidente ñ quis.
Bolsonaro dissera a Datena que auxílio foi pago com dívida. Ñ haveria mais
Datena insiste: Governador chamar presidente de facínora ñ abre espaço a crise institucional como a dos EUA com invasões do Congresso? O sr nunca chamou ninguém de bandido.
Maia: Ñ vi. Ñ gosto de me manifestar assim. Entendo indignação. Presidente já me agrediu em falas. Acontece
Maia diz que não entrará em conflitos pessoais e defende fim do recesso do Congresso: Quero ajudar e colaborar para resolver os problemas. O parlamento devia estar funcionando. Melhores decisões foram construídas pelo Congresso Nacional.
Fim da entrevista com Maia.
Datena manifesta espanto e indignação com o uso da palavra "facínora" por Doria.
Diz que governador de SP não é melhor que Bolsonaro nem Maia. "Porque não veio ao programa?".
Começa a falar sobre alagamentos em ruas de São Paulo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Ministério Público e Defensoria acionam a Justiça para garantir oxigênio no Amazonas. Órgãos pedem que Justiça determine que a União tome medidas imediatas para garantir o abastecimento de hospitais: bit.ly/3oPOgjS
Juiz determina que governo do Amazonas e Governo Federal transfiram imediatamente para outros estados todos os pacientes que estejam sob risco de vida por falta de oxigênio em Manaus.
Ao lado do general Pazuello, Presidente da República abre live falando sobre saúde: pesquisa defendida pelo ministro Marcos Pontes ("Esse precisa ser estudado pela NASA, ñ para de pensar") sobre uso de rins de porcos modificados para transplante em pessoas
Em fala sobre ciência e tecnologia, presidente louva pesquisas p/ "superbateria" de nióbio e grafeno. "Por isso Tesla vale + que outras montadoras".
Presidente: Se quiser falar algo fica à vontade
Pazuello: Não
Presidente diz que concorrência sufocou Ford, que queria subsídio
Presidente da República volta a criticar decisões do STF sobre pandemia. Diz que sempre foi contra lockdown, e que agora chegou ao limite de endividamento pra auxílio. Culpa aumento de ICMS em SP por aumento da inflação de alimentos no estado, "em plena pandemia".
Daqui a pouco, às 16h30, webinar da Casa JOTA sobre 'Agro e transformação digital'. Acompanhe pelo link: bit.ly/3qgV4aD
AO VIVO: webinar sobre 'Agro e transformação digital: avanços na produtividade com a conectividade'. Acompanhe pelo link: bit.ly/3qgV4aD
Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola: 'visualizo uma revolução no manejo das culturas ao longo dos próximos anos com a implementação da agricultura digital. E esse valor que vai ser gerado, vai ficar com quem? Com a cadeia toda, até o consumidor' bit.ly/3qgV4aD
Daqui a pouco, às 11h30, @fzambeli e @gui_piment entrevistam o secretário de Desestatização Diogo Mac Cord. Ele falará sobre 'cenário de privatizações e concessões em 2021: o que tem chance de avançar?'. Acompanhe pelo link: bit.ly/3nCOKIT
AO VIVO: acompanhe entrevista com Diogo Mac Cord, secretário de Desestatização do Ministério da Economia. Ele fala sobre cenário de privatizações e concessões em 2021: bit.ly/3nCOKIT
Diogo Mac Cord: 'sou um otimista. Como funciona o processo: realmente, é + longo do que gostaria, mas faz parte do jogo. Se levar em consideração Embraer que começou o processo de privatização em 1991 e terminou em 1994, percebemos que não é algo de hoje' bit.ly/3nCOKIT
Gen Pazuello diz como quer que imprensa trabalhe: Não queremos interpretação dos fatos dos senhores. Quero assistir notícia. Deixem interpretação pro povo. Vcs ñ têm esta delegação. Essa desinformação leva a medo, ansiedade, angústia, pode levar a doença psiquiátrica, a suicídio.
Ministro da Saúde, general Pazuello, se levantou da coletiva e saiu, após culpar a imprensa por desinformação. Disse que iria se encontrar com o presidente. Seus assessores responderão a perguntas dos jornalistas.
General disse que pedirá que Pfizer mude termos do contrato. Diz que Brasil não quer mesmos termos dos outros países (incluindo caução internacional e foro fora do país). Diz que empresa ofereceu poucas vacinas (500mil por 2 meses, depois 2mi por mês). "Ñ dá nem pro Grande Rio".
Fachin: violência no Congresso dos EUA deve colocar em alerta a democracia brasileira. Em nota, ministro do STF afirmou que “alternância de poder não pode ser motivo de rompimento, pois participa do conceito de República”: bit.ly/3pXI7SL
Já Barroso, presidente do TSE, rebateu fala de Bolsonaro sobre alegação de fraude na eleição brasileira dizendo que ‘lida com fatos e provas’: bit.ly/3pXI7SL
Fachin será o responsável por preparar as eleições de 2022, pois deixa o tribunal poucos meses antes do pleito – o ministro Alexandre de Moraes presidirá o TSE no período eleitoral: bit.ly/3pXI7SL