Redação do Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

E o que podemos falar sobre isso? (A Thread 🧵)
Um tema muito pertinente, pois cada dia mais falamos sobre saúde mental, sobre a importância de deixar de lado estigmas ligados a terapia, psicologia, das quais muito tempo levaram estes assuntos voltados para pessoas ditas “loucas”.
Michel Foucault em sua obra “A História da Loucura” trabalha sobre esse tema, dizendo que a questão da loucura está muito mais ligada à cultura do período, do que realmente à questão psicológica.
Uma vez que coisas que eram levadas como loucura nos tempos medievais por exemplo, hoje são trabalhados com normalidade, é exatamente esse conceito de “normal” que vai ter diferença dentro da sociedade. Image
Podemos recordar que o matemático Alan Turing, mesmo trazendo contribuições muito importantes para os campos da matemática, da ciência da computação e da inteligência artificial, foi condenado a castração química por ter relações com pessoas do mesmo sexo.
Ou seja, o que levou essa punição foi um contexto de época, já que apenas em 1990 a homosexualidade foi tirada da lista de doenças pela OMS. ( A questão da normalidade ligada a questão de época e que também inferiu na medicina)
Outro problema que deve ser apontado é dos manicômios, espaços destinados a pessoas que têm alguma doença mental. Um caso muito conhecido no Brasil, é o Hospital Colônia de Barbacena. Image
Este hospital tinha como finalidade atender pessoas que precisavam de tratamento psiquiátrico, porém, ao longo do tempo começaram-se a colocar pessoas lá que não teriam qualquer tipo de doença ligada a mente, Image
relatos de homens que colocaram suas esposas lá porque não estavam felizes com o relacionamento é um exemplo do absurdo que chegará a acontecer. Image
Essas pessoas eram expostas a tratamentos de tortura fisica e psicologicas. Chegando a estimativa que cerca de 60 mil pessoas teriam falecido no local pelas condições que foram expostas, mas esse número poderia ser ainda maior, já que corpos sumiram do local... Image
Então podemos perceber que ao longo da história esses estigmas sempre existiram, mas que com o avanço da sociedade e da medicina, coisas que eram consideradas fora da normalidade anos atrás, hoje são tomadas com naturalidade, você conseguiria apontar mais alguma questão sobre?
Gostou? Crio conteúdo nessa e em outras redes sociais, da uma olhada e me segue aqui! (além de dar aquele RT para fortalecer)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Prof EdWorld

Prof EdWorld Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @edmundosteffen1

11 Jan
BIG BROTHER BRASIL E O PANÓPTICO FOUCAULTIANO
( A Thread 🧵) ImageImage
O Reality Show que voltará dia 25 de janeiro (BBB 21) é um dos programas de maior sucesso da TV brasileira, mas você sabia que o nome “Grande Irmão” vêm da vigilância da qual falou George Orwell? Image
Outro autor que falou sobre a vigilância, foi o filósofo francês Michel Foucault, utilizando da prisão panóptica proposta por Jeremy Bentham.
Read 9 tweets
5 Jan
NEGRO DRAMA E A FILOSOFIA (A Thread 🧵)

Música do @RACIONAISCN ImageImage
Já no começo da letra do Racionais Mc’s, Edi Rock ele já começa com algo que pode ser trabalhado na filosofia “Entre o sucesso e a lama, dinheiro, problemas, invejas, Image
luxo, fama”, esse primeiro ponto, entre sucesso e a lama, dá o sentido de equilíbrio, onde a pessoa estaria nesse meio, entre essas duas coisas. Image
Read 20 tweets
5 Jan
Os Simpsons e a Alienação do trabalho em Adam Smith
( A THREAD 🧵)
Para Adam Smith, o processo de alienação do trabalho é explicado na questão de uma fábrica de alfinetes, no qual a separação da fábrica em várias tarefas leva ao progresso e desenvolvimento da mesma, assim seria com tudo dentro da sociedade.
Porém esse processo gera alguns problemas na sociedade, dentro de Os Simpsons podemos observar que Homer não é uma pessoa muito culta, para Adam Smith isso é dado pela mutilação das mentes, uma coisa que acontece com a alienação do trabalho.
Read 8 tweets
4 Jan
LITRÃO (MENOR NICO) E SIMONE DE BEAUVOIR
(A thread 🧵)
Na música que virou hit, os cantores Menor Nico e Petter Ferraz questionam sobre o consumo excessivo de álcool da pessoa que amam e dão a ela um ultimato, para que ela escolha entre a pessoa (a boca) ou continuar bebendo (o litrão).
É interessante notar que muitas músicas apontam para o uso de álcool por parte de homens, mas são poucas as que criticam isso, pelo contrário, elas mostram que beber é bom, que tem que beber mesmo e essas coisas…
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!