2020 acelerou uma tendência nas sociedades americanas: o padrão de vida mínimo continuou alto para quase todo mundo, mas a acumulação de patrimônio está cada vez mais concentrada. É uma vida igualitária nos resultados, mas extremamente desigual no longo prazo.
Por exemplo, a classe média alta perto dos 50 provavelmente possui um plano de aposentadoria gordo e um imóvel milionário quase quitado. Quem tem 15 anos a menos, já está com uma hipoteca mais cara, mas tem algumas centenas de milhares de dólares em patrimônio. Quem está...
... na faixa dos vinte, tem um patrimônio negativo: está atolado de dívidas estudantis.

Se o diploma que provocou as dívidas levar a um emprego alto, quitar o empréstimo não será tão difícil, mas ainda assim não dará para construir patrimônio na mesma velocidade das...
... gerações anteriores já que todos os ativos estão bem mais caros. E, por isso, vemos jovens acreditando em malabarismos, como esperando programas que os ajudem a comprar casa antes de quitar os empréstimos, já que foi o caminho do enriquecimento da geração anterior. Porém...
... essa geração comprou as mesmas casas por uma fração mínima do valor e sem nenhuma outra dívida. Logo, é óbvio que não vai funcionar.

Além da divisão etária, esse recorte é bem rígido também entre classes econômicas. Quem tem renda familiar acima de 100k/ano pode facilmente..
... comprar propriedade, ações, etc. Quem tem tende familiar na faixa 30-40k não consegue poupar nada e está a um passo (demissão, faculdade dos filhos ou problemas de saúde, no caso dos EUA) de se ver sem dinheiro suficiente.
Obviamente, o padrão de vida dos "oprimidos" do primeiro mundo ainda é altíssimo quando comparado com o resto do mundo, mas ninguém se compara com quem está longe e por baixo. Além disso, como o padrão de consumo não caiu, fica mais fácil se ver como "iguais", enquanto....
... a desigualdade latino-americana é tão brutal que a parte de baixo nem espera ter acesso ao que a elite tem na mesma geração.

Essa crescente desigualdade é um dos motores tanto do trumpismo como de Sanders/AOC. Muita gente está insatisfeita com o começo da Grande Divergência.
2020 foi a pisada no acelerador: quem estava por cima ficou trabalhando de casa, economizando e vendo seu portfólio engordar.

Enquanto isso, o pequeno empresário quebrou e quem estava em empregos simples está sobrevivendo de auxílio do governo.

Barril de pólvora.
Faltou adicionar aí a diferença entre zona rural/cidades pequenas e grandes centros urbanos, com uma diferença crescente de valores, visões de mundo e renda/valor do patrimônio.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lucas Mafaldo

Lucas Mafaldo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lucasmafaldo

18 Jan
A verdade inconveniente que as arrobas verificadas não admitirão: só se circula fake news pelo zap porque a mídia oficial destruiu a própria credibilidade espalhando mentiras e distorções.

Como o Scott Adams bem observou, a mídia oficial geralmente faz um tipo mais sofisticado..
... de fake news, onde um dado verdadeiro é apresentado em um contexto falso. Ou seja, o problema é a “fake interpretação” (embora aqui e ali ela falsifique o dado também).

Diante da avalanche de falsificações contra a própria visão de mundo, é natural que o público...
... passe a acreditar mais em quem partilha da mesma visão de mundo, mesmo que a informações circule em meios menos confiáveis.

O próprio Bolsonaro é fruto desse processo. Quando ele começou a subir, antes mesmo d’eu prestar atenção nele, os anti-bolsonaristas espalharam...
Read 7 tweets
18 Jan
O principal efeito das mídias sociais foi permitir que uma nova geração de influenciadores driblasse as barreiras de entrada na mídia tradicional. Como os "gatekeepers" tinham mantido muita gente talentosa de fora e empobrecido o discurso oficial, os novos influenciadores...
... obtiveram um impacto enorme e notável poder político, conseguindo conquistar vários cargos.

Porém, creio que ainda não compreendemos que isso gerou um outro tipo de efeito colateral, que foi gerar um foco excessivo no debate, diminuindo a capacidade de ação efetiva.
Essa nova geração sabe como atrair a atenção do público -- o que é importante -- mas continua agindo como influenciadores mesmo depois de eleitos.

Isso ocorre em todos os grupos, mas parece ser mais forte na direita. A esquerda parece ter um repositório maior de "prática...
Read 7 tweets
18 Jan
O Curtis Yarvin (Mencius Moldbug) está mandando bem nas newsletters. Ele descreve muito bem a gênese do nihilismo da nova direita na última edição. Ele se tornou talvez um dos autores que melhores expressam o clima mental desses tempos.
Ele é muito de imagens também, como quando associou os protestos a um parafuso que só vira para um lado, logo a esquerda e a direita não conseguem os mesmos resultados pelos mesmos métodos.

E, claro, tem as referências obscuras de sempre (além de continuar exageradamente longo..
... e tortuoso).
Read 4 tweets
16 Jan
Eu sempre gostei da ideia de investimento passivo (no sentido de comprar índice, do Bogle), mas eu sempre caía na tentação de dar uma costumizada pessoal. Isso me rendeu um bom dinheiro extra ao longo dos anos, mas beeeem menos do que eu deixei de ganhar esse ano quando...
... fui excessivamente conservador na crise.

Só foi menos doloroso do que quando abandonei a compra de Bitcoin a 100 dólares e quando a empresa que armazenava minhas criptomoedas sumiram com elas.
Mas o pior dessas decepções financeiras é que quando eu fiquei folgado de dinheiro percebi que tinha uma coisa que nunca voltaria -- o tempo que eu gastei irritado com essas e outras questões profissionais.
Read 4 tweets
9 Jan
A Era Trump foi curiosa. Ele não era uma figura que veio da direita, mas a abraçou (e foi abraçado por ela) como poucos líderes. Além disso, ele demonstrou uma capacidade insana de defender suas posições, pegando briga com todos os intermediários.

Porém, ele subestimou...
... o tamanho dos adversários, não conseguiu criar uma equipe leal nem impedir que as campanhas contínuas de assassinato de reputação o queimassem pesadamente com cerca de 30-40% da população.

Independentemente das suspeitas de fraude, o fato é que uma porcentagem alta da...
... população se voltou contra ele (muito mais do que pró-Biden), o que foi suficiente para tornar o resultado verossímil (tenha sido legítimo ou não). Mesmo que ele tivesse o apoio de uma pluralidade, ele perdeu as chances de conquistar um maioria.

Algo parecido está...
Read 13 tweets
9 Jan
Há um ano, eu me espantaria com o fato de tanta gente apoiar a a censura nas redes sociais. Hoje eu não fico mais. O pessoal foi ficando cada vez mais lelé da cuca nos últimos anos.

Além disso, todo governo — mesmo os totalitários — não se sustentam sem ter algum apoio na...
... sociedade civil. O mundo claramente caminha para variações do totalitarismo chinês, uma fusão entre estrutura de poder comunista, uma dose de mercado capitalista e grandes empresas de tecnologia instrumentalizadas para promover programas de engenharia social.
Aos meus olhos, é claramente o começo de uma distopia, mas boa parte da população quer justamente isso — talvez uma minoria, mas uma minoria suficiente para sustentar esse sistema de poder.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!