A Era Trump foi curiosa. Ele não era uma figura que veio da direita, mas a abraçou (e foi abraçado por ela) como poucos líderes. Além disso, ele demonstrou uma capacidade insana de defender suas posições, pegando briga com todos os intermediários.

Porém, ele subestimou...
... o tamanho dos adversários, não conseguiu criar uma equipe leal nem impedir que as campanhas contínuas de assassinato de reputação o queimassem pesadamente com cerca de 30-40% da população.

Independentemente das suspeitas de fraude, o fato é que uma porcentagem alta da...
... população se voltou contra ele (muito mais do que pró-Biden), o que foi suficiente para tornar o resultado verossímil (tenha sido legítimo ou não). Mesmo que ele tivesse o apoio de uma pluralidade, ele perdeu as chances de conquistar um maioria.

Algo parecido está...
... acontecendo com Bolsonaro. Suas aparições públicas indicam que ele ainda é muito popular, mas o discurso histérico o acusando de genocídio tem um efeito forte sobre parte do eleitorado menos fiel.
No caso de Trump, ele teve que jogar contra a mídia e contra as big techs. No caso do Bolso, contra a suprema corte. Atores nominalmente fora da política partidária entraram em campo, desequilibrando o jogo.
Me parece óbvio que as big techs estavam apenas esperando o momento ideal para adotar uma postura mais ativa. Eles não podiam fazê-lo contra um presidente no poder, pois o risco de retaliação era alta, especialmente contra uma maioria republicana no congresso.
Apesar do argumento liberteen de que empresas privadas podem fazer o que quiser com suas plataformas, há anos eu alerto que há bons motivos para regular essas empresas. Quando você tem 3-4 empresas controlando todo o fluxo de informação, estamos em um cenário...
... totalmente distinto dos direitos de propriedade de um dono de padaria, por mil motivos.

Se essas empresas editam o conteúdo, elas se tornam responsáveis por ele, estando sujeitas às mesmas responsabilidades dos órgãos de mídia, precisando, por exemplo...
... oferecer direito de resposta às partes prejudicadas.

Sem falar que é muita ingenuidade ver essas empresas como furos do puro capitalismo quando todas elas possuem contratos bilionários com os governos e contribuem massissamente para campanhas políticas.
Em certo sentido, o movimento trumpista foi ingênuo. Ao "pescar no rubicão", eles deram a desculpa perfeita para as big techs entrarem no jogo político descaradamente. Com Trump fora da presidência, os republicanos na minoria e a opinião pública excitada com a invasão de dias....
... atrás, surgiu a situação perfeita para colocarem as garras de fora e estrangularem os adversários políticos.

O movimento foi tão perfeito que eu me pergunto se a atrapalhada invasão do congresso não foi incentivada pelo outro lado, por meio de agentes infiltrados...
... para criar o caos desejado.

De todo modo, os progressistas estão com a faca e o queijo na mão. O movimento que se fortaleceu por meio de uma grande caça às bruxas, motivado pela histeria em torno do retorno iminente do "perigo fascista", agora está com o poder para...
... governar sem oposição oficial. Não será surpreendente se a caça continuar, agora reforçada pela máquina estatal.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lucas Mafaldo

Lucas Mafaldo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lucasmafaldo

9 Jan
Há um ano, eu me espantaria com o fato de tanta gente apoiar a a censura nas redes sociais. Hoje eu não fico mais. O pessoal foi ficando cada vez mais lelé da cuca nos últimos anos.

Além disso, todo governo — mesmo os totalitários — não se sustentam sem ter algum apoio na...
... sociedade civil. O mundo claramente caminha para variações do totalitarismo chinês, uma fusão entre estrutura de poder comunista, uma dose de mercado capitalista e grandes empresas de tecnologia instrumentalizadas para promover programas de engenharia social.
Aos meus olhos, é claramente o começo de uma distopia, mas boa parte da população quer justamente isso — talvez uma minoria, mas uma minoria suficiente para sustentar esse sistema de poder.
Read 4 tweets
7 Jan
O triunfalismo da direita brasileira, prevendo uma vitória de lavada por Trump, foi um erro de previsão quase da mesma magnitude dos que a esquerda costumava fazer ("Brexit nunca será aprovado", "Bolsonaro não tem chance", etc.).

Está na hora de deixar a empolgação de lado...
... e observar a realidade com mais atenção. A direita americana está levando uma surra histórica: perderam o executivo e as duas casas do legislativo, foi taxada de radical e anti-democrática, seu principal líder foi bloqueado nas plataformas e um esquerdista com imagem de...
... moderado está servindo de vaselina para a esquerda radical entra no poder de vez. É a véspera de um longo inverno para a direita.

Os trumpistas talvez tentem criar uma mídia própria, ou mesmo partido, mas vai virar uma disputa de guerrilha.
Read 5 tweets
22 Dec 20
Uma coisa curiosa do nosso tempo é como a explosão na quantidade de informação foi perfeitamente acompanhada por um emburrecimento profundo e generalizado.

Tudo se politizou e cada facção política criou um modo próprio de ser maluco.
Um dos grandes sinais de burrice é a crença ingênua na ciência e na tal "política baseada em evidências" -- o que não é mais nem o cientificismo do século XIX, mas uma versão mais rasteira e superficial, baseada exclusivamente na autoridade de burocratas.
Os cientificistas de antigamente ao menos acreditavam em algum critério de verdade -- conquanto estreito -- e esperavam encontrar respostas universais por meio do método científico.

Os cientificistas de hoje são apenas deslumbrados que acreditam em qualquer coisa que um comitê..
Read 15 tweets
22 Dec 20
Embora vários ministros do STF não prestem, um dos grandes erros da direita foi fazer um ataque genérico ao órgão. Além de alimentar a narrativa da esquerda, isso faz com que os ministros se unam para se proteger.
Uma das regras básicas do poder é "dividir e conquistar". O impeachment de um ministro vale mil vezes mais do que uma CPI da Toga.

E tem um alvo claro agora: o Ministro Alexandre, com seu inquérito das fake news, deu início a uma série de perseguições arbitrárias.
Se a direita fosse organizada, deveria contra-atacar em várias frentes. A principal seria o impeachment, mas também acho válido e importante denunciá-lo em fóruns internacionais, para mover a opinião pública.
Read 4 tweets
30 Nov 20
Parece então que (surpresa, surpresa), a grande mídia tinha exagerado as chances da esquerda.

Os resultados reforçam minha convicção que a esquerda só tem apoio sólido de uns 25% da população, enquanto a base da direita é mais próxima de 40-50% (os 25-35% restante...
... sendo um voto mais "ideologicamente fluido"). A direita só não vence mais eleições por falta de apoio orgânico na sociedade civil (participação nas instituições, grande mídia, liderança partidária, etc.).

Dito isso, o fracasso do PT é uma ótima notícia para a esquerda....
... afinal, o PT se tornou um imenso passivo eleitoral. Há tempos digo que Lula é o principal obstáculo para eles voltarem à presidência: ele garante o apoio desses 25%, mas impede a esquerda de ir além deles.

A esquerda tem sido bem mais eficiente atuando agora por meio do...
Read 5 tweets
29 Nov 20
Finalmente fui assistir as outras temporadas de True Detective. Realmente não são tão boas quanto a primeira, mas a terceira vale a pena.

Gosto especialmente que retomam a coisa de contar a história em tempos diferentes (não é spoiler, já que aparece já nas primeiras...
... cenas). Imagino que seja um desafio para o autor compor a história em três pedaços. A caracterização ficou ótima também.

A única coisa que eu não gostei tanto (especialmente em relação à segunda temporada) é que nossa época tem basicamente narrativas de pessoas abaixo...
... da situação. Entendo que é uma contraposição ao idealismo excessivo de outras épocas, mas dá saudades de ver narrativas onde as pessoas com pessoas mais capazes. Por isso eu gosto tanto de Fargo.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!