vamos falar do bichinho mais importante da Antártica: o krill!

uma #BioThreadBr utilizando cenas do filme Happy Feet 2
o krill pertence a ordem Euphausiacea é só são chamados de krill quando estão em coletivos, eles sozinhos são chamados de eufausiáceos (mas vamos chamar de krill para ficar mais fácil, tá?!)
o corpinho do krill é bem parecido com o de camarão, porém a carapaça não envolve as brânquias, portanto, são expostas e eles podem apresentar fotóforos, órgão que pode emitir luz, ou seja, algumas espécies são bioluminescentes - uma provável adaptação para reprodução.
krills se alimentam de zooplâncton e fitoplâncton, podendo até predar um parceiro do enxame. o fitoplâncton na ingestão desses bebês tem grande importância!
mas o que é fitoplâncton? é conjunto de organismos microscópicos que realizam fotossíntese e vivem na coluna d’água.
a importância do krill se alimentar de fitoplâncton é o processo de adição no ambiente marinho, pois gera oxigênio para o ecossistema, resultado da fotossíntese!
sendo assim, eles são o elo central da cadeia alimentar, pois se alimentam de fitoplâncton e são presas de aves marinhas, pinguins, baleias, peixes e vários animaizinhos. resumindo, eles incorporam fitoplâncton no corpinho e converte em oxigênio para o organismo do predador.
quando não tem alimento e para poupar energia o krill diminui de tamanho. não, não é só emagrecer, ele fica mais pititico ainda!
tipo um adulto virar pré adolescente, sabe?!

o Bill além de ficar pitititico fica transparente, constatando a presença de bioluminescência ✨
o krill possui concentração de vitamina A e por conta disso a diminuição da população pode acarretar colapso no ecossistema.

para nós o krill é utilizado na pesca desportiva, como isca, e na indústria farmacêutica, como o famoso óleo de krill.
eufausiáceos são titicos, mas afrontosos! tu sabia que eles podem ser visto por satélites? sim, bichinhos de 5 cm podem ser vistos de beeeem longe quando formam o krill! 🤝
outra coisa fofis deles é que se sentirem medo de virarem presa podem ~literalmente~ saltar de suas peles! a muda descartada fica para trás, como isca, enquanto ele sai nadando de boa

no vídeo dá pra ver que o bill toca seu corpinho pra ver se ainda está com o exoesqueleto hehe
uma thread apenas como um protesto pessoal para a hbo fazer um filme apenas do bill e do will, pois são perfeitos e eu provei isso 👁👄👁

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oh, Crab! 🦀

Oh, Crab! 🦀 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_ohcrab

23 Nov 20
Hoje é dia de transformação, bb!
Os crustáceos fazem parte do Filo Arthropoda, e bem como todo artrópode, eles realizam ecdise ou muda, como você preferir falar.

Você já se perguntou como ele consegue crescer? Vem comigo que eu vou explicar tudinho nessa #BioThreadBr
Esse processo apresenta algumas etapas e é controlado por 2 hormônios: a ecdisona, ela vai promover a muda/ecdise, e o hormônio inibidor da muda, também conhecido como HIM.

Esse processo de muda também pode ocorrer por influência de fatores exógenos, como temperatura.
Pra começo de conversa temos que ter em mente um crustacinho com seu exoesqueleto desmineralizado, todo molinho e frágil, sem comer, ficando escondido para evitar riscos e expandindo seu tamanho por meio de água e ar, crescendo de tamanho.
Read 17 tweets
21 Nov 20
Vocês já entenderam que aqui temos 2 crustáceos, certo?! Então, sem mais delongas, o nº3 é um crustáceo chamado Epimeria quasimodo. Tem outro crustáceo que vou falar em outra thread, calma coração!

vem com a mamãe guejo descobrir mais sobre esse nenê 👇
O E. quasimodo é um anfípode com aproximadamente 50mm de comprimento.
Quasimodo é familiar para as crianças dos anos 90 que assistiam Disney o dia todo ou para quem é cult. Lembrou? Image
Quasimodo é o nome que chamam o Corcunda de Notre Dame! A espécie recebeu esse nome por conta do arqueamento de seu dorso.

Só quem queria ser a Esmeralda lembrou 💅🏼 Image
Read 5 tweets
2 Oct 20
Em parceria com o Laboratório de Biologia de Crustáceos - UFPE e o Laboratório de Carcinologia da UFRGS, venho apresentar o camarãozinho que está muito famoso na internet devido a homenagem ao Chico Science: 𝘊𝘩𝘪𝘤𝘰𝘴𝘤𝘪𝘦𝘯𝘤𝘦𝘢 𝘱𝘦𝘳𝘯𝘢𝘮𝘣𝘶𝘤𝘦𝘯𝘤𝘪𝘴.

Segue o fio 👇
Este trabalho faz parte do projeto de pós-doutorado do Dr. Gabriel Bochini (UFPE) sob supervisão do Prof. Alexandre Almeida (UFPE), o objetivo foi fazer um levantamento das espécies de camarões em Pernambuco entre 2017 e 2019.
Foram feitas amostragens em 2 áreas, uma delas impactada pela presença do porto de Suape e uma área de preservação ambiental, a Praia de Carneiros. Foram utilizados substratos artificiais que ficavam submersos por 3 meses, estes eram colocados e retirados com mergulho autônomo.
Read 12 tweets
1 Oct 20
Vocês lembram da crabpatrulha que foi fiscalizar uma aglomeração em um churrasco na Austrália? 🚨
Como prometido venho nessa #BioThreadBr falar um pouquinho desses bebês *inofensivos* 🧡

Vocês sabiam que o 𝘉𝘪𝘳𝘨𝘶𝘴 𝘭𝘢𝘵𝘳𝘰 é o maior crustáceo terrestre? 🥰
Esse guejão pertence à família Coenobitidae, é conhecido como ladrão-de-coco ou caranguejo-dos-coqueiros e mede até 1 metro de envergadura. Ele não é só a maior espécie de caranguejo, mas também é o maior artrópode terrestre!
Por mais que sejam parecidos com o Léo Stronda, eles são bem tranquilões, o que aumenta sua interação com os humaninhos.

O Birgus latro é amplamente distribuído no Pacífico Ocidental e oceanos do leste da Índia, não temos a mínima chance de ver esse bebê andando por aí :/
Read 5 tweets
29 Sep 20
Ontem o sinistro @rsallesmma revogou as restrições no Conama para, simplesmente, promover o turismo em áreas de preservação. Não sei como você consegue encostar a cabeça no travesseiro a noite e dormir.

Por isso eu vou explicar as consequências desse ato repulsivo #BoiadaNão Image
Antes de tudo vou exemplificar o que ele fez: Salles acabou com as normas de proteção ambiental, pois segundo ele, isso atrapalha a vida dos empresários (coitados, tem tão pouco, né?!).
Ele “passou a boiada” ao retirar a proteção sobre 1,6 milhões de hectares de restingas e manguezais que eram protegidos pelo Conama, com isso ele deu passe livre para os setores: imobiliários, turístico e pesca de crustáceos. E não, o Código Florestal n gera atrito entre o Conama
Read 26 tweets
22 Sep 20
Vocês sabem diferenciar entre fêmeas e machos de guejos e siris?
Nessa #BioThreadBr bem rapidinha,vou ensinar vcs, de forma simples, como saber diferenciá-los, então respira fundo (afu afu) e vem comigo!

*Como exemplo irei usar o siri azul (𝘊𝘢𝘭𝘭𝘪𝘯𝘦𝘤𝘵𝘦𝘴 𝘴𝘢𝘱𝘪𝘥𝘶𝘴) Image
Existem milhões de jeitos de descobrir se o guejo/siri é macho ou fêmea, podem apresentar dimorfismo sexual (quando macho e fêmea da mesma espécie são diferentes em algumas características físicas) de várias formas, +
como o tamanho da pinça (quela) e coloração, mas são interespecíficas, ou seja, depende da espécie. Entretanto todos eles apresentam uma característica em comum: o abdômen. Image
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!