COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A expressão «crise» deriva do grego, Krisis e krisein.
As características mais óbvias da crise são:
1. Indesejabilidade;
2. Imprevisibilidade;
3. Rompe com os equilíbrios existentes;
4. Necessidade de ação;
5. Carácter público.

Uma crise representa uma ameaça e uma oportunidade.
Na literatura da Gestão as teorias que propõem os modelos para a circunscrever, analisar, ver e «resolver» seguem em duas direções:
1. Os sistemas de gestão põem ordem onde existe desordem e prescrevem as normas e os comportamentos.
2. Os comportamentos individuais participam na construção/destruição da organização.
Para os autores da Filosofia Positivista, como Auguste Comte, uma crise é algo de certo modo positivo ao aceitar momentos de progressão e de regressão.
Tal como um náufrago numa ilha deserta, o homem tem as capacidades necessárias para sobreviver.
«O descarrilamento de um director executivo, raramente é provocado por uma falha de informação sobre as últimas técnicas de marketing, finanças ou produção; mas pela falta de habilidades interpessoais – uma falha em obter o melhor das pessoas que possuem a informação necessária.»
«Os únicos actores são as pessoas, (…) não se pode confiar nos objectos nem nos objectivos nem nos interesses.»
ESPAÇO PÚBLICO
A pólis é a «comunidade dos homens que partilham uma concepção de justiça e é pela linguagem que esta partilha se realiza.» (Aristóteles).
«O objeto do contrato de trabalho não é a pessoa do trabalhador, mas a sua atividade; se este renuncia a uma parte da sua liberdade no trabalho, não renuncia às outras liberdades de homem; a sua pessoa fica fora do objeto do contrato.»
COMO GERIR UMA CRISE?
1. O que é uma crise?
2. Quando começou?
3. Por que aconteceu?
4. Quem fica prejudicado?
FAMÍLIAS DE CRISES
Ataques económicos;
1. Mega-danos;
2. Psicopatologias;
3. Avarias;
4. Imagem corporativa;
5. R.H.

FASES DA CRISE SEGUNDO MITROFF & PEARSON
1ª- Detecção de sinais;
2ª- Preparação e prevenção;
3ª- Contenção de danos;
4ª- Recuperação;
5ª- Aprendizagem.
O QUE NÃO DEVE ACONTECER DURANTE UMA CRISE
1. Não se desentenderem;
2. Não ficar paralisado;
3. Não correr ( física, mental e emocionalmente);
4. Não ignorar o problema;
5. Não negar o evidente;
6. Não fugir;
7. Não culpar os outros;
8. Não fazer promessas irrealistas.
FUSÕES - PRÁTICAS E TÉCNICAS RECOMENDADAS
1. Relações sociais marcadas pelo diálogo;
2. Retenção de quadros e saída de refratários à fusão;
3. R.H.: Atuações rápidas e confidenciais;
4. Stress, devido à perda de referências de identidade;.
5. Redução de postos de trabalho;
6. Promoção da fusão (comunicação de crise);
7. A integração é um domínio problemático
ALTERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO
1. Autónomos, fornecedores, subcontratados;
2. Outplacement;
3. Redução do tempo de trabalho;
4. Reconversão interna.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Estado: Solução ou Problema?
PERFIL DOS DIRIGENTES
Competências intelectuais:
- Capacidade cognitiva;
- Criatividade.
Capacidade de talhar o futuro:
- Visão.

COMPETÊNCIAS DE GESTÃO
-Gestão pela ação;
-Compreensão organizacional;
-Trabalho em equipa;
-Parcerias.
COMPETÊNCIAS EM RELAÇÕES HUMANAS
-Relações interpessoais;
-Comunicação.

QUALIDADES PESSOAIS
-Vitalidade / resistência ao stress;
-Ética e valores;
-Personalidade;
-Flexibilidade do comportamento;
-Confiança em si.
PERFIL DOS ORGANISMOS PÚBLICOS ÁGEIS
Elementos que constituem a agilidade:
-Liderança;
-Gestão do desempenho;
-Serviço ao cliente;
-Cultura e valores organizacionais;
-Gestão da mudança;
-Inovação de operações.
Liderança:
-Estabelece uma visão clara para a organização e um compromisso para a materializar;
-Aponta tendências futuras e objectivos estratégicos;
-Flexibiliza a aplicação de recursos onde e quando são mais necessários.
Gestão do desempenho:
-Privilegia os indicadores chave que permitem antever resultados;
-Motiva os colaboradores através de incentivos não económicos, para além destes;
-Mede o sucesso através do valor gerado para a organização.
Serviço ao cliente:
-Os interfaces com os clientes têm em conta a qualidade das interações;
-Definem processos de negócio orientados para o cliente;
-Incentivam os clientes a migrarem para canais novos mais rentáveis.
Cultura e valores organizacionais:
-Criam uma cultura de orientação para os resultados,
-Veem para além das necessidades imediatas para investir em inovação,
-Cultivam o espírito de equipa em toda a organização.
Gestão da mudança:
-Tem por base uma visão clara para a organização orientada para o cliente;
-Identifica e utiliza recursos apropriados;
-Alcança decisões de mudança através do consenso;
-Estão preparados para mudar e continuamente melhorar a organização.
Inovação de operações:
-Otimizam continuamente os processos de acordo com as melhores práticas;
-Usam a tecnologia para desenvolver uma prestação conjunta de serviços;
-Gestores de operações dedicam especial atenção ao desempenho e a oportunidades de melhoria.
A FUNÇÃO REGULADORA DO ESTADO
1. Independência;
2. Responsabilidade;
3. Transparência;
4. Integridade.
«Nunca vá para a guerra se pode encontrar outra maneira de proceder;nunca vá para a guerra a não ser que esteja seguro de que pode vencer,e nunca entre numa batalha se pode alcançar o seu objetivo de outra maneira.Guerras e batalhas são caras e devem ser evitadas a todo o custo.»
«Nos momentos de crise só a inspiração é mais importante que o conhecimento.»
Obrigado. 🥰

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25 Jan
SOCIOLOGIA (OPINIÃO PUBLICA E INFORMAÇÃO)
1. Metodologia cientifica literacias
2. A perspetiva do campo de Pierre Bourdieu ler o livro sobre a televisão
3. Processo do fabrico da informação (Newsmaking - Valor Noticia e Rotinas Produtivas), de noções de filtro de informação (gatakeeping) e da agenda (agenda-setting)
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6. Opinião Pública.
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17 Jul 20
POBRES E RICOS
- Embora o número de pessoas que morrem devido à fome tenha vindo sistematicamente a descer os anos 60 do século passado, no minuto que vai demorar a ler este paragrafo.
- Segundo a SAVE THE CHILDREN, uma organização internacional dedicada à ajuda a crianças em riscos em todo o mundo, vão morrer cinco crianças devido a desnutrição crónica.
- No mundo morrem mais de 7000 crianças por dia devido à fome.
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