O impeachment dificilmente virá. Dependeria de uma reviravolta popular (popularidade indo abaixo de 15%), um "clic" inesperado, um curto-circuito, ou de uma catástrofe econômica. Nada disso está no horizonte.
Vide sequência.
www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…
1/Os donos do dinheiro grosso não querem o impeachment _porque derrubaria ainda mais a economia, porque ainda esperam "reformas", porque são colaboracionistas mesmo ou porque são bolsonaristas de fundo.
2/Muita gente rica teme também o risco de convulsão geral que viria com um processo de impeachment: Bozo não largaria o osso facilmente, poderia incentivar motins policiais e militares, convocar conflitos de rua.
3/É provável que o Congresso fique sob o comando de bolsonaristas de circunstância, o centrão. Tudo mais constante, daí não sai nada, se não sair coisa pior. Bozo pode continuar manipulando e destruindo instituições, tocando seu projeto que vai da autocracia ao golpe estrito.
4/Reviravolta popular depende também de política: articulação entre partidos e conversa de partidos com o povo: não há. De passagem, diga-se que parte da esquerda no Congresso vai votar os candidatos de Bozo para presidir a Câmara e o Senado.
5/Não haverá tão cedo, se tanto, manifs grandes de rua, de resto.
6/Ainda é possível que tenhamos vacinação em massa neste ano. Assim, o número de mortes cairá e haverá alívio. Apesar de sabotar a vacina, Bozo vai ganhar com isso. É um parasita. Talvez não fosse assim se houvesse política para evitar o parasitismo. Não há oposição organizada.
7/A economia pode ainda crescer uns 3,5% neste 2021. Isso significa estagnação, na medida de trimestre contra trimestre (a média de produção do ano, porém, seria superior à média de 2020). É pouco, mas o suficiente para favorecer talvez metade da população.
8/Uns vinte milhões mais cairão na miséria da fome? Sim. Parece que boa parte do restante do país não está ligando muito.
9/Antes da vacina podemos chegar a 2 mil mortes por dia? Sim. Haveria um número de mortes que talvez comovesse o país, um limiar de tolerância? Talvez. Com mais de 200 mil mortos e outros mais de 1 mil mortos por dia, 60% da população considera Bozo "ótimo/bom" ou "regular".
10/A incorporação do governo pelo centrão, os 20 milhões de novos famélicos, a dor dos parentes dos muitos mortos que virão etc., podem juntar mais descontentes, aos poucos? Talvez. Quanto tempo vai levar para juntar descontentes bastantes para dar algum impulso ao impeachment?
11/Pode aparecer uma roubança matadora do governo, algum escândalo crítico? Pode, mas é hipótese ainda mais especulativa. De resto, mesmo com escândalos, muita gente ainda pode querer carregar o caixão do zumbi. Collor não caiu por causa de escândalos.
12/O grosso do problema é: 1) Um terço a um quarto do eleitorado tem identificações profundas com Bozo, por motivos variados (e portanto difíceis de enfrentar); 2) Não há política partidária ou mobilização política ou social pelo impeachment.
Pior, esse pode ser o cenário de 22.
E tem isso aqui, também: "Se gritar 'pega, centrão', não fica um, meu irmão". Sim, bizz as usual. Mas "velha política", como diziam os sacripantas da extrema direita. Canta aí, Heleno, o chefe dos arapongas e general do karaokê: politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Rodrigo Maia muita vez expressa sínteses, por assim dizer, da opinião da elite mais articulada, dos donos do dinheiro e seus intelectuais companheiros de viagem, como economistas. Não dá pra dizer que é um "porta-voz", claro, mas é uma voz pública dessa turma, que é a dele também
Por outro lado, tem essa notícia aqui, do Diego Amorim, do Antagonista: assessor do Mourão assuntando impeachment no Congresso. Sem articulação com o vice, também não tem "impiche". Mas falta base no Congresso, oposição política organizada a Bozo. oantagonista.com/brasil/assesso…
Falando no assunto, aliás, olhaí o Trabuco: economia.estadao.com.br/noticias/geral…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with vtorresfreire

vtorresfreire Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @vtorresfreire

27 Jan
Bozo manda jornalistas para a "pqp" e que enfiem latas de leite condensado no "rabo".
Se houvesse "classificação indicativa" de gente, Bozo teria de levar o rótulo de impróprio para o convívio humano.
Notem que o "psycho" do Itamaraty ri e aplaude, no clube dos cafajestes
1/Estava em uma churrascaria de Brasília com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, cantores sertanejos, com seu filho Jairzinho do Game e alguns de seus sinistros
2/Tem também a "nova política". Cadê o general do karaokê, Heleno, o Pequeno, que cantou "se gritar 'pega, centrão!', não fica um, meu irmão". Cantou, agora dance. oglobo.globo.com/brasil/maia-ac…
Read 7 tweets
14 Jan
Wilson Lima, governador do Amazonas, é do PSC de Pastor Everaldo e Wilson Witzel. Escapou de um impeachment. É investigado pela Polícia Federal, que uma vez pediu sua prisão, negada pelo STJ. Sua secretária de Saúde passou um tempo na cadeia.
www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/A roubança, por si só, não explica os processos contra governadores da roubança. O farisaísmo e a demagogia moralista ajudaram a levar ao poder gente sem articulação social e política, sem conexões com quadros administrativos e intelectuais relevantes, quando não lunática.
2/Bolsonaro foi do PSC entre 2016 e 2018, um de sua dúzia de partidos. O PSC surfou na onda de extrema-direita de 2018, que elegeu bestas-feras e incapazes lunáticos. A junção do obscurantismo sinistro do bolsonarismo com essa gente dá no morticínio. Pode ficar ainda pior.
Read 5 tweets
14 Jan
O bolsonarismo mente e mata.
*
Mais uma para o currículo de Bia Kicis.
Read 14 tweets
30 Dec 20
Quando está inquieto, com medo de perder o poder, Bolsonaro diz ainda mais atrocidades. Pregou revolta armada contra Doria, debochou da tortura de Dilma. É que está difícil esconder o fracasso criminoso da vacina com bode expiatório ou fantasias lunáticas.
www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/A gerigonça do "parlamentarismo branco" fazia as vezes de governo, criou o auxílio emergencial etc. Está em pane. Não há quem faça as vezes de governo. No almoxarifado da Saúde, há um capacho incompetente. Logo, não haverá vacina ou seringas tão cedo
2/Guedes é o bolsonarismo econômico. Não é uma doutrina, claro. Para resumir, é variante, na Economia, da propaganda de fantasias desvairadas associada à incompetência de ressentidos reacionários.
Read 5 tweets
30 Nov 20
Os meteoros vermelhos que brilharam nesta eleição caíram. Os candidatos mais jovens da esquerda perderam, por diferenças maiores que as previstas, mas começam renovação da esquerda. O PT não venceu nenhuma capital.
Análise na Folha, no ar.
Vide sequência
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/…
1/PT venceu só 4 de 15 disputas de segundo turno. Dos partidos que contam como votos de esquerda no Congresso, vá lá, só PDT de Ciro manteve números de 2016; ganharam duas capitais
2/Mas grandes votações de Boulos, Manuela e Marília mostram grandes cidades dispostas a ouvir a esquerda. Talvez seja preciso mudar a conversa, renovar as caras e "ir aonde o povo está", como faz o PSOL com os coletivos e movimentos novos da periferia
Read 8 tweets
29 Nov 20
Image
Pelas projeções do Datafolha, Marília (PT) no Recife, Manuela (PCdoB), em Porto Alegre) e Coser (PT) em Vitória perderam. Edmilson (PSOL) ganhou em Belém.
Pepe Vargas, nome tradicional do PT, perdeu Caxias do Sul
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!