Esse peladão aqui pode até não ser o bicho mais fofinho que você já viu.
Mas o rato-toupeira pelado, um dos únicos mamíferos que vivem em uma “monarquia” governada por uma matriarca, é um dos animais mais incríveis do mundo, e eu posso provar!
Siga o fio!👇🧵
📷Thomas Park
Foram milhões de anos para a seleção natural fazer o ‘Heterocephalus glaber’ ter características extraordinárias e se adaptar ao deserto. É lá que vive esse roedor escavador com pele rosa enrugada e dentes enormes, em colônias subterrâneas de até 300 animais.
📷Roland Gockel
“Ratatrix” - Quem manda na colônia é ela, a rainha. Somente ela e mais dois ou três machos que ela escolhe é que podem procriar. Aos outros restam a função de soldados protetores da colônia, ou operários, que devem buscar alimentos.
📷TedEd
Sangue bom - Ratos-toupeiras têm muito mais hemácias por ml de sangue, e a hemoglobina nelas tem uma afinidade maior por oxigênio do que nos outros mamíferos, então seu sangue é melhor em capturar o pouco oxigênio que existe.
É rato ou jacaré? - A adaptação à falta de oxigênio vai mais longe. Eles são os únicos mamíferos de sangue frio, que variam a temperatura de acordo com o ambiente, como os répteis. Assim, eles não precisam ficar consumindo oxigênio para produzir calor corporal.
📷Thomas Park
Highlander - em um ambiente sem O2, seus batimentos cardíacos caíram de 200 para 50 por minuto e eles rapidamente perdem a consciência. Mas mesmo depois de 18 minutos numa câmara fechada e sem ar, eles se recuperam completamente quando expostos ao ar normal.
📷Alamy Stock Photo
Isso é possível porque eles conseguem alterar o metabolismo de seus organismos, ativando outra via metabólica, para usar um combustível (frutose) em vez de outro (glicose), e produzindo energia por um período sem precisar de oxigênio.
📷TedEd
Um cara durão - Se eu cortar o dedo e espirrar limão, vou uivar de dor. Mas um rato toupeira pelado nem se abalaria. Ele simplesmente não sente a dor de queimadura por ácido, por causa de uma mutação em canais de sódio na membrana de neurônios sensíveis a dor.
A adaptação permite que eles prosperem nos túneis, onde os níveis de ácido aumentam porque o CO2 em excesso se acumula quando eles expiram.
Os túneis são uma atração à parte. Complexos, com câmaras para dormir, cuidar de filhotes e até “banheiros” comunitários!
📷Logan Parsons
À prova de câncer - A maioria dos animais pode desenvolver células tumorais. Mas o nosso amigo pelado? Bom, você já deve ter adivinhado: ele não. Os cientistas ainda investigam por que, mas...
...o motivo pode estar num um açúcar complexo que têm no seu organismo e ajuda a impedir que as células se agrupem e formem tumores.
📷Jane Reznick/Gary Lewin
A ciência jamais cansa de estudar os ratos-toupeiras.
Uma pesquisa agora revelou mais uma característica: como humanos e muitos pássaros, as comunidades de ratos-toupeira têm seu próprio dialeto, que é mantido vivo por sua rainha.
Alerta: se sua máscara está "folgada", entrando ar por laterais/por cima/baixo, ela não está protegendo direito você nem aos outros.
Se você usa máscara de tecido, ou mesmo cirúrgica, é importante verificar isso. Mesmo na PFF2, elásticos frouxos têm que ser trocados (continua..)
Uma opção seriam os adaptadores de máscara (mask fitters)
Eles são dispositivos reutilizáveis que prendem máscara de tecido ou cirúrgica e podem dar um ajuste melhor no rosto.
“Já foi demonstrado cientificamente que eles melhoram o desempenho da filtração em até 90% ou mais”, disse John Brooks, diretor médico do comitê de COVID-19 do CDC e, uma coletiva de imprensa com a Infectious Diseases Society of America.
Poucas pessoas foram vacinadas até agora na África Subsaariana, região com 1 bilhão de habitantes.
Reportagem no NYT chama atenção para problema com que os países desenvolvidos deveriam estar se preocupando desde o começo (Cont.)
A vacinação só vai ser eficiente em escala mundial se conseguir atingir todo o globo. Não existe isso de "vou garantir minha vacina". E vale para o nível individual, não só entre países.
Ou a proteção é coletiva, ou não é proteção. É assim que as vacinas funcionam, principalmente para um patógeno como esse, que muta relativamente rápido.
Emerson Jr., que tinha 30 anos, demorou 5 dias para conseguir uma vaga na UTI em Manaus. Nesta foto, ele recebe assistência do enfermeiro Raimundo Matos, no Amazonas. Infelizmente ele não resistiu e (continua...)
...se torna mais um símbolo da nossa tragédia e desumanidade.
Será que você nos perdoaria, Emerson?
Todos conhecemos a amorosidade que as pessoas que vêm ao mundo com este cromossomo a mais trazem junto.
Mesmo sem merecermos, é provável que, de onde estiver, Emerson nos perdoe.