Alerta: se sua máscara está "folgada", entrando ar por laterais/por cima/baixo, ela não está protegendo direito você nem aos outros.
Se você usa máscara de tecido, ou mesmo cirúrgica, é importante verificar isso. Mesmo na PFF2, elásticos frouxos têm que ser trocados (continua..)
Uma opção seriam os adaptadores de máscara (mask fitters)
Eles são dispositivos reutilizáveis que prendem máscara de tecido ou cirúrgica e podem dar um ajuste melhor no rosto.
“Já foi demonstrado cientificamente que eles melhoram o desempenho da filtração em até 90% ou mais”, disse John Brooks, diretor médico do comitê de COVID-19 do CDC e, uma coletiva de imprensa com a Infectious Diseases Society of America.
Ele diz que essa faixa de eficiência atende aos mesmos padrões dos respiradores N95 (N95 é equivalente ao padrão PFF2 no Brasil).
“Quanto mais opções pudermos oferecer às pessoas, maior será a probabilidade de elas encontrarem algo que lhes seja adequado e adotarão”, afirmou.
Tem no Brasil? Numa busca rápida não achei. Acho que se isso for mais divulgado com certeza logo alguém se interessa produzir. Dá para fazer em impressão 3D.
Mas o mais importante que quis mostrar aqui é que em outros países o debate sobre máscaras +seguras está a todo vapor.
Algo que infelizmente você não ouve falar muito no Brasil, para além de algumas bolhas.
Da minha parte, continuo usando e recomendando a PFF2 sem válvula. Qualquer marca certificada pelo Inmetro serve!
Esse peladão aqui pode até não ser o bicho mais fofinho que você já viu.
Mas o rato-toupeira pelado, um dos únicos mamíferos que vivem em uma “monarquia” governada por uma matriarca, é um dos animais mais incríveis do mundo, e eu posso provar!
Siga o fio!👇🧵
📷Thomas Park
Foram milhões de anos para a seleção natural fazer o ‘Heterocephalus glaber’ ter características extraordinárias e se adaptar ao deserto. É lá que vive esse roedor escavador com pele rosa enrugada e dentes enormes, em colônias subterrâneas de até 300 animais.
📷Roland Gockel
“Ratatrix” - Quem manda na colônia é ela, a rainha. Somente ela e mais dois ou três machos que ela escolhe é que podem procriar. Aos outros restam a função de soldados protetores da colônia, ou operários, que devem buscar alimentos.
Poucas pessoas foram vacinadas até agora na África Subsaariana, região com 1 bilhão de habitantes.
Reportagem no NYT chama atenção para problema com que os países desenvolvidos deveriam estar se preocupando desde o começo (Cont.)
A vacinação só vai ser eficiente em escala mundial se conseguir atingir todo o globo. Não existe isso de "vou garantir minha vacina". E vale para o nível individual, não só entre países.
Ou a proteção é coletiva, ou não é proteção. É assim que as vacinas funcionam, principalmente para um patógeno como esse, que muta relativamente rápido.
Emerson Jr., que tinha 30 anos, demorou 5 dias para conseguir uma vaga na UTI em Manaus. Nesta foto, ele recebe assistência do enfermeiro Raimundo Matos, no Amazonas. Infelizmente ele não resistiu e (continua...)
...se torna mais um símbolo da nossa tragédia e desumanidade.
Será que você nos perdoaria, Emerson?
Todos conhecemos a amorosidade que as pessoas que vêm ao mundo com este cromossomo a mais trazem junto.
Mesmo sem merecermos, é provável que, de onde estiver, Emerson nos perdoe.