Mais uma sessão de nosso costumeiro "O atacadão do thread"!
Hoje, algumas nuances sobre traduções de questões escatológicas.
...algo em mode “pelas barbas de São Jerônimo de Estridão!!!!”, o santo protetor dos tradutores...

(o quadro é "São Jerônimo escrevendo", de Caravaggio, 1607)
Diego Armando Maradona gerava controvérsias e polêmicas quando estava vivo. Segundos após sua morte ele já estava gerando mais reboliço. E agora, passados mais de dois meses desde seu falecimento, a polêmica não para de crescer.
O novo capítulo desta interminável novela foi protagonizado pelo neurologista de Maradona, Leopoldo Luque, e a psiquiatra de Maradona, Agustina Cosachov, que estão sendo investigados na Justiça por suposta mala práxis.
Na manhã do dia 25 de novembro, o dia da morte do ex-astro, Luque e Cosachov intercambiaram 33 minutos de mensagens pelo Whatsap ao redor do momento da defunção do paciente de ambos.
Luque, enquanto dirigia rapidamente para o condomínio fechado de Maradona, também se comunicou com um de seus sócios para contar o que estava acontecendo...
....que Maradona estava morrendo e que as pessoas na casa onde ele estava tentavam revivê-lo desesperadamente.
Levando em conta o péssimo estado prévio de Maradona (nas duas décadas anteriores) e pelas explicações que as pessoas na casa lhe davam por telefone, Luque dava as instruções ao sócio sobre como chegar no lugar.
E aí ele disse esta frase em espanhol: «Sí, boludo. Parece que hizo un paro cardiorrespiratorio y se va a cagar muriendo el gordo. Ni idea que hizo, yo estoy yendo para allá, boludo».
A tradução literal disso é: «Sim, panaca. Parece que teve uma parada cardiorrespiratória e o gordo vai se cagar morrendo. Não tenho a menor ideia do que fez, eu estou indo para lá, panaca».
Mas essa frase, com suas expressões idiomáticas na realidade significa isto:...
«Sim, cara. Parece que teve uma parada cardiorrespiratória e não tem jeito, sua morte é inevitável, difícil de evitar. Não tenho a menor ideia do que fez, eu estou indo para lá, cara».
Lembremos que “Boludo”, em vários contextos, é uma forma de dizer “cara”...e não o “boludo”-insulto, que seria “sos um boludo!”, isto é, “você é um boludo”.
A expressão usada, “se va a cagar muriendo” quer dizer que uma norte é inevitável, que do jeito que a pessoa está vai acabar morrendo.
Mas a coisa escatológica, de incontinência esfinctérica ao morrer, seria “se va a morir cagando”.
No entanto, o médico disse outra coisa, que era “se va a cagar muriendo”.
É como um estrangeiro que vê uma frase do Brasil como “você está gozando de minha cara?”...vai no Google Translator e lê “você está tendo um orgasmo em minha face”.
E sobre “Gordo” é preciso explicar que pode – com frequência – ser uma referência carinhosa.
Os argentinos costumam chamar os amigos de “El Gordo” (O Gordo) e “El Flaco” (O Magro).

Um caso é o de “El Flaco” Menotti, uma forma de chamar o ex-técnico da Copa de 1978.
Na conversa entre a psiquiatra e Luque, ela indica que quando entrou no quarto de Maradona ele “estava frio. Começaram a fazer uns 10 minutos de RCP manual e depois chegou a ambulância”.
O médico respondeu: “calma...é um paciente complexo, vai acontecer o que tiver que acontecer. Nós fizemos tudo o que tínhamos que fazer. A família estava por dentro de tudo, todos se comunicando”....e depois arremata “com pacientes assim é muito difícil”.
Depois ele pediu para a psiquiatra: “me avisa se eles estiverem zangados com a gente” (e essa frase deu outro rebu, desta vez sem problemas de interpretação)
E de quebra, os áudios também indicam que a psiquiatra temia ter problemas com a Justiça pela saraivada de remédios que havia receitado a Maradona, alguns dos quais incompatíveis com os problemas cardíacos que ele tinha nos 20 anos prévios...
Rapidamente sobre o verbo escatológico supracitado... “cagar alguém” em espanhol pode ser “enganar” ou sacanear alguém...
...exemplo “emprestei dinheiro ao Wellington Wallace...mas ele me “cagó” e nunca pagou”.
Outra “en el partido de futbol lo cagaron a patadas”...isto é, no jogo de futebol encheram ele de chutes.
“Cagar a pedos”: "Pedos" refere-se às flatulências...expressão para indicar que alguém está dando uma forte bronca em alguém (e não que está espalhando flatulências sobre outrem)
A ilustração tem a ver com o contexto da Reforma Protestante e mostra camponeses alemães expressando com flatulências (sic) seu rechaço a uma bula do papa Paulo III (é uma gravura de Lucas Cranach, o Velho, 1545).
“Hacer cagar”: matar alguém.
Exemplo, Roniscleyton se envolveu com a máfia e eles o fizeram cagar (o obrigaram a matar alguém).
Outro trecho do áudio se refere às frase de Luque sobre Jana Maradona, a filha que o ex-jogador teve que reconhecer após um processo na Justiça anos atrás.
Segundo Luque, “Jana es una pelotuda”.
Neste caso, sim é um insulto, para indicar que ela seria um colossal panaca.
E Luque, na frase, reforça dizendo “una pelotuda de mierda”...
Jana estava insistindo para levar Maradona a uma clínica.
Pelo visto, ela havia percebido que remover seu pai do hospital e levá-lo a um condomínio fechado seria contraproducente.
Luque na sequência diz que o resto da família concorda com a ideia da clínica.
Mas aí ele arremata, dizendo que “Diego los va mandar a cagar a todos”.
E este é mais um sentido diferente do verbo...neste caso, isso significa que vai mandar todo mundo embora e que não encham a paciência.
Dalma Maradona, a filha oficial mais velha de Maradona declarou que vomitou após ouvir o intercâmbio de áudios entre Luque e a psiquiatra.
("vomitar", em espanhol, sempre se refere ao ato de vomitar mesmo, sem expressões idiomáticas)
Ela disse que espera que a Justiça condene as pessoas envolvidas.

Dalma aproveitou para criticar o advogado de Maradona, Matías Morla que, segundo ela, foi quem contratou o doutor Luque e a psiquiatra.
A realidade é que a família nunca impôs a Maradona um tratamento...o médico pressionava até certo ponto e depois desistia..
...e a própria torcida celebrava cada vez que Maradona saia apressadamente de um hospital ironizando sobre as recomendações médicas...em vez de pedir ao ídolo deles que ficasse nos hospitais e continuasse com os tratamentos.
E falando nessa forma de Maradona resistir a todos os conselhos e ajudas, também fez declarações a cozinheira do ex-astro, Romina Milagros Rodríguez, apelidada de “Monona” por Maradona,..
... ela disse que teve que fazer respiração boca a boca em seu patrão e que a psiquiatra não sabia fazer a manobra de RCP...e além disso, afirmou que ele não queria mais viver.
Ela diz que foi a última em falar com Maradona, na noite anterior à sua morte, contradizendo outros depoimentos até agora...
O cenário é de mais troca de acusações entre os filhos de Maradona (que possuem suas divisões), os médicos ..
...e o advogado de Maradona, que ficou com quase todos os direitos de uso do nome do falecido....
Mais detalhes sobre os imbróglios nessa tradução, aqui nesta matéria do @clarincom em português da sempre genial @CartasdeBaires: clarin.com/clarin-em-port…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ariel Palacios

Ariel Palacios Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arielpalacios

7 Jan
Atençãooooo!
Breve thread:
-Militar, oficial para-quedista
-Nascido no interior do país
-Eleito com 56,2% dos votos, derrotando partidos tradicionais
-Se apresentava como salvador da pátria, anti-establishment
-Costumeiras afirmações-esperneios-histerias do tipo “querem violar nossa soberania!!!!”
- No regime que criou há um ódio declarado contra a Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
Read 15 tweets
6 Jan
Soam trombetas!!!!!
Tarárááaaaaaaaá!
Atenção! E agora, em nossa sessão "O atacadão do thread", a origem do termo "República Bananeira" Image
O termo “República das Bananas” Foi criado pelo escritor satírico americano O.Henry em seu livro de contos “Cabbages and Kings”, de 1904. Inspira-se em Honduras e Guatemala (que viviam da produção de bananas)... Image
...e refere-se a países comandados por caudilhos bizarros, marcados pelo autoritarismo, pela instabilidade institucional, fanatismo religioso....com aqueles presidentes que adoram palavreado bombástico. Image
Read 13 tweets
5 Jan
Aaaatençãooooo! Soem trombetas e rufem tambores!
Em "O atacadão do thread" vamos com Política (e afins) & Etimologia:
- O Boicote Image
“Boicote” provém do nome de uma pessoa, o capitão Charles Cunningham Boycott, que era o capataz de fazendas de um latifundiário inglês na Irlanda no séc.19, e que expulsou lavradores dessas terras... Image
...Os camponeses decidiram suspender todo comércio ou relação com o capitão Boycott, negando-se a realizar as colheitas ou trabalhar em sua casa...os comerciantes deixaram de lhe vender comida.
Read 5 tweets
25 Nov 20
Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro.
Aqui, uma breve thread sobre a origem desta data:
A data tem uma origem latino-americana (e que posteriormente virou filme com Salma Hayek e o livro “A festa do bode” de Vargas Llosa): Em 1949 o sanguinário e pervertido ditador Rafael Trujillo, que comandava República Dominicana com mão de ferro...
...conheceu a jovem Minerva Mirabal, filha de latifundiários, que haviam criado suas filhas como mulheres independentes e cultas.
Read 12 tweets
25 Oct 20
No dia 11/9/1973, um general de voz de falsete, Augusto Ramón Pinochet, dava um golpe militar no Chile, inaugurando uma sanguinária ditadura de 17 anos de duração
Hoje os chilenos votam para – tudo indica – deixar no passado a constituição nacional criada pelo ditador em 1980.
Ateeenção!!
Mega-thrad sobre ...
10 coisas que você talvez não sabia sobre a ditadura de Pinochet
1 – Terrorista em Washington – Al Qaeda? A KGB? A inteligência cubana? O regime comunista da Coreia do Norte? Não, o primeiro atentado terrorista internacional com bomba e saldo de mortos na História da capital dos EUA não foi da autoria desses grupos ou serviços secretos.
Read 58 tweets
24 Oct 20
Chile: a ditadura de Pinochet e as mulheres
A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!