Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro.
Aqui, uma breve thread sobre a origem desta data:
A data tem uma origem latino-americana (e que posteriormente virou filme com Salma Hayek e o livro “A festa do bode” de Vargas Llosa): Em 1949 o sanguinário e pervertido ditador Rafael Trujillo, que comandava República Dominicana com mão de ferro...
...conheceu a jovem Minerva Mirabal, filha de latifundiários, que haviam criado suas filhas como mulheres independentes e cultas.
O ditador ficou obcecado por Minerva.
No entanto, a jovem (junto com sua família) rejeitava Trujillo.
Trujillo iniciou uma perseguição política e policial contra toda a família...
..especialmente Minerva e suas irmãs Patria, Maria Tereza e Adela, que haviam começado a ter ações políticas contra o ditador.
As irmãs Mirabal foram presas, acusadas de conspirar contra o regime.
Torturadas e estupradas, foram posteriormente liberadas.
Mas, era apenas uma manobra de distração com a opinião pública, que começou a ficar indignada com o tratamento às jovens.
Tempos depois, Trujillo ordenou que elas fossem assassinadas com uma operação clássica do regime para eliminar adversários: “o acidente de estrada”.
Isto é, o carro com o opositor desgovernava-se e colidia contra algum lugar (outro formato era jogá-los ao mar em setores nos quais abundavam tubarões)
No 25 de novembro de 1960, Maria, Minerva e Maria Tereza iam em um jipe com seu motorista, quando foram detidas por homens de Trujillo, que as mataram com golpes de peixeiras.
Na sequência, colocaram os corpos dentro do veículo e empurraram o jipe com elas por um precipício
O dia 25 de novembro, dia da morte das irmãs Mirabal – apelidadas de “As Borboletas” - transformou-se, em 1999, no “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”.
Hoje completam-se 60 anos do assassinato das irmãs Mirabal.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
No dia 11/9/1973, um general de voz de falsete, Augusto Ramón Pinochet, dava um golpe militar no Chile, inaugurando uma sanguinária ditadura de 17 anos de duração
Hoje os chilenos votam para – tudo indica – deixar no passado a constituição nacional criada pelo ditador em 1980.
Ateeenção!!
Mega-thrad sobre ...
10 coisas que você talvez não sabia sobre a ditadura de Pinochet
1 – Terrorista em Washington – Al Qaeda? A KGB? A inteligência cubana? O regime comunista da Coreia do Norte? Não, o primeiro atentado terrorista internacional com bomba e saldo de mortos na História da capital dos EUA não foi da autoria desses grupos ou serviços secretos.
A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
O TSE da Bolívia anunciou os resultados com os 100% das urnas apuradas. O Tribunal forneceu os dados mas ainda não fez a cerimônia formal, prevista para o fim do dia.
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Bolívia: O TSE anunciará o resultado oficial hoje às 18.00, horário de La Paz (19.00 de Brasília).
Por enquanto, com 99,97% das urnas apuradas, Luis Arce conta com 55,09% dos votos. Carlos Mesa tem 28,93%. E Luis Fernando Camacho fica com 14%.
Isto é,Arce conseguiu até mais votos do que o calculado pelas bocas de urna (52%).
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Bolívia:
Arce diz que ministros do ex-presidente Morales já “cumpriram seu ciclo”.
Novo governo não os reciclará. “Precisamos de renovação”, diz. Arce também disse que Morales não fará parte da nova gestão: oxigeno.bo/pol%C3%ADtica/…
Bolívia:
Contagem oficial continua, com 93,4% das urnas apuradas:
Arce com 54,1% dos votos, Mesa com 29,09% dos votos. Camacho, 14,41%
Camacho, o líder da extrema-direita religiosa, que teve apenas 14,1%, diz que “suspeita” de “possível fraude”.
Mas o resto do leque político, a OEA, o governo Trump, etc, já reconheceram a vitória de Arce: eldeber.com.bo/usted-elige/co…