No dia 11/9/1973, um general de voz de falsete, Augusto Ramón Pinochet, dava um golpe militar no Chile, inaugurando uma sanguinária ditadura de 17 anos de duração
Hoje os chilenos votam para – tudo indica – deixar no passado a constituição nacional criada pelo ditador em 1980.
Ateeenção!!
Mega-thrad sobre ...
10 coisas que você talvez não sabia sobre a ditadura de Pinochet
1 – Terrorista em Washington – Al Qaeda? A KGB? A inteligência cubana? O regime comunista da Coreia do Norte? Não, o primeiro atentado terrorista internacional com bomba e saldo de mortos na História da capital dos EUA não foi da autoria desses grupos ou serviços secretos.
O autor foi o ditador chileno Augusto Pinochet, que derrubou o presidente Salvador Allende em 1973.
Em 1976 Pinochet ordenou o assassinato do ex-chanceler de Allende, Orlando Letelier – que estava no exílio - com uma bomba sob seu carro a menos de 20 quarteirões da Casa Branca, no Sheridan Circle, em Washington. Na explosão também morreu a secretária de Letelier, Ronni Moffit.
2 - Militares e mulheres: A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares.
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
Os militares chilenos também colocaram ratos vivos dentro das vaginas das prisioneiras. Além disso, utilizaram cachorros (pastores alemães e mastins) para violar as prisioneiras.
3 – A rede de pedofilia nazista autorizada por Pinochet: Em 1961 o alemão Paul Schaefer, um pregador evangélico pedófilo que havia integrado o partido nazista em Sieburg nos anos 30 e 40, fugiu da Justiça alemã e migrou para o Chile,...
... onde, acompanhado por dezenas de seguidores, criou a “Sociedade Beneficente Dignidade” na região de Maule.
Schaefer fez da “Colônia Dignidade” seu feudo pessoal, um espécie de pequeno país-igreja que continha em suas 17 mil hectares uma escola, padaria, um hospital, moradias,...
...áreas de plantação, cinco empresas (que funcionaram fora da legislação trabalhista e tributária do Chile durante décadas), além de uma rede secreta de túneis e bunkers.
A colônia, protegida por cercas de arame farpado, havia ficado de fora de todos os censos realizados no Chile. Os habitantes tinham um contato mínimo com o exterior e eram doutrinados constantemente.
As relações sentimentais estavam controladas por Schaefer e só podiam acontecer após sua autorização.
Crianças dos camponeses da área de fora da Colônia eram entregues a Schaefer, que prometia a seus pais que seus filhos teriam “educação gratuita”. Mas, em vez de educação, eram sodomizados pelo ex-cabo nazista.
A partir do golpe de 1973, protagonizado pelo general Augusto Pinochet, amigo de Schaefer, o lugar transformou-se em um centro clandestino da DINA (o serviço secreto do regime).
Ali foram detidas e torturadas centenas de prisioneiros.
O estabelecimento também foi usado para a fabricação clandestina de gás sarin, que a ditadura utilizava em pequenas doses para realizar atentados contra exilados políticos no exterior.
Em 1990 o governo Pinochet acabou e também acabou a proteção de Schaefer, que anos depois foi julgado e condenado à cadeia.
4 – Violações dos direitos humanos: Em 2010 - durante o primeiro governo de Sebastián Piñera - a Comissão Valech determinou que entre 1973 e 1980 o regime de Pinochet deteve e torturou pelo menos 40.018 civis. Desse total, segundo o relatório, 3.065 civis foram assassinados.
5 – Genocida cultural: Pinochet ordenou a queima de dezenas de bibliotecas, ação que nos últimos anos os historiadores começaram a classificar de “genocídio cultural”.
O próprio regime, em 1988, admitiu a queima de 15 mil livros, mas especialistas sustentam que foi muito mais.
Um dos casos mais emblemáticos foi a queima de livros sobre o estilo da pintura “cubismo”, pois os militares achavam que tinha a ver com a “Cuba comunista”.
Isto é, além de genocidas, eram uma cambada de jecas...
6 - Cor de rosa e sem mão esquerda: Durante o governo militar os editores do jornal chileno “La Nación” iam constantemente à gráfica para verificar se Pinochet sempre aparecia “rosadito” (cor-de-rosinha) nas fotos.
Todas as fotos deviam exibir o ditador com boa aparência. Além disso, a paranoia com qualquer sinal de suposta “esquerdice” era tão grande que uma vez retiraram de todas as bancas, às pressas..
... uma edição que tinha uma foto na qual o ditador aparecia saudando um grupo de simpatizantes com a mão esquerda. Levantar essa mão, eles consideravam, não ficava bem para um emblema do anti-comunismo.
7 – Privatizações para todos (menos para os militares): Em 1980 Pinochet privatizou as aposentadorias dos chilenos, incluindo a dos funcionários públicos. Pinochet,...
.....que além disso havia feito várias privatizações de empresas estatais, despontava como um emblema do neoliberalismo na região.
O regime prometia que os aposentados receberiam o equivalente a 70% dos salários que tinham quando ainda estavam em atividade.
Mas a realidade é que os aposentados recebem em média 37% dos salários que recebiam antes de aposentarem-se...
...(e por esse motivo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, as pensões chilenas são uma das mais baixas da região).
Pinochet foi neoliberal...”pero no mucho”, já que manteve estatizadas as pensões dos militares e dos policiais, que recebem 100% dos seus último salários.
Os privatizados civis chilenos se aposentam entre os 35 e 40 anos. Os estatizados militares, aos 28 anos de serviço.
Em 1971 Salvador Allende havia estatizado as empresas de cobre, o principal commodity do Chile. Pinochet derrubou Allende argumentando, entre outos motivos, a estatização feita.
No entanto, Pinochet manteve a estatização do cobre. E, além disso, unificou todas as estatais desse metal em uma única empresa, a mega-estatal Codelco.

....E é essa estatal que produz, até hoje, os maiores lucros das exportações chilenas.
8 - doente fake: Depois de deixar o cargo de ditador Pinochet continuou tutelando a democracia chilena como chefe do exército até 1998.
Nesse ano transformou-se em senador vitalício, fato que lhe concedia foro privilegiado. Mas, seis meses depois, em uma visita a Londres, foi detido pela Interpol a pedido do juiz espanhol Baltasar Garzón, ...
que o acusou de crimes contra a Humanidade e terrorismo internacional, propondo o conceito de extraterritorialidade.
Pinochet permaneceu 503 dias na Grã-Bretanha, ao longo dos quais parecia que estava ficando em crescente estado senil, sentado em uma cadeira de rodas.
. Quando os médicos o examinavam para ver se estava realmente senil, o general respondia de forma desconexa, como se estivesse com Alzheimer.
Analistas políticos em todo o planeta suspeitavam sobre a acelerada decrepitude que Pinochet exibia e que foi o argumento definitivo de seus advogados para conseguir sua liberação para retornar ao Chile.
O ex-ditador finalmente partiu de Londres como a expressão no rostro de que era um vegetal humano. Pinochet desceu do avião em uma grua, sentado em uma cadeira de rodas e com uma bengala na mão.
Quando a cadeira chegou ao chão, Pinochet se levantou, abraçou amigos e caminhou rapidamente, pela pista do aeroporto. Os chilenos (e o resto do planeta) observavam a cena boquiabertos
O ex-ditador, longe de estar senil, exibia grande agilidade, enquanto conversava animadamente com os amigos que o recebiam no aeroporto. Os críticos de Pinochet destacaram que ele havia trapaceado a Justiça e da comunidade internacional fingindo que estava senil.
9 -Ditadura e futebol: Logo após o golpe de Pinochet o estádio Nacional transformou-se em uma mega-prisão, onde foram detidos 40 mil civis contrários ao novo regime militar.
Muitos ali foram torturados e vários foram assassinados. Mas, na repescagem da Eliminatória de 1973, para a Copa da Alemanha, o Chile tinha que jogar contra a União Soviética.
O primeiro jogo teria que ser em Moscou dias depois do golpe no Chile. Pinochet havia proibido que qualquer chileno saísse do país mas abriu uma exceção para a seleção.
O jogo terminou 0 a 0. O segundo tinha que ser em Santiago. O problema para o regime era que o estádio Nacional estava entupido de prisioneiros. Então, começou a eliminação acelerada de civis.
Os presos que não foram assassinados foram levados para outros lugares. Mas com o crescimento das denúncias sobre violações a direitos humanos, e mais especificamente a morte de líderes comunistas chilenos, ..
a URSS negava-se a jogar em Santiago e pedia que o jogo fosse em outro país. A FIFA não aceitou o pedido. No dia 22 de novembro, com o estádio vazio, milhares de torcedores foram ver o jogo.
Mas os soviéticos nunca desembarcaram em Santiago. No entanto, o jogo aconteceu da mesma forma, com 18 mil torcedores sentados nas arquibancadas onde dias antes haviam sido mortos e torturadas outras pessoas.
No campo, os militares tocaram o hino do Chile. A seleção entrou no gramado. Mas era um gramado sem o time rival. O árbitro apitou, dando início ao jogo.
Desta forma, a seleção chilena avançou pelo campo até chegar ao gol onde teria que ter estado o goleiro soviético.
O jogador Francisco Valdéz Muñoz esperou que os fotógrafos o enquadrassem bem e chutou com a destra, fazendo o gol que deu ao Chile a classificação da Copa de 1974.
Paradoxos cromáticos: a seleção chilena tinha como uniforme a camiseta vermelha. Mas a ditadura, para não frustrar os torcedores, que haviam pago o ingresso, havia preparado outro jogo.
Nem bem concluiu o jogo “fantasma” contra a Rússia, entrou no gramado o brasileiro Santos. A seleção chilena perdeu para o Santos por 5 a 0.
10-Fim irônico: Ironias da vida, Pinochet morreu um 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Mas uma das melhores capas foi esta:
Fim da thread sobre Pinochet e seus crimes.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ariel Palacios

Ariel Palacios Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arielpalacios

24 Oct
Chile: a ditadura de Pinochet e as mulheres
A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
Read 4 tweets
23 Oct
O TSE da Bolívia anunciou os resultados com os 100% das urnas apuradas. O Tribunal forneceu os dados mas ainda não fez a cerimônia formal, prevista para o fim do dia.
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Read 6 tweets
23 Oct
Bolívia: O TSE anunciará o resultado oficial hoje às 18.00, horário de La Paz (19.00 de Brasília).

Por enquanto, com 99,97% das urnas apuradas, Luis Arce conta com 55,09% dos votos. Carlos Mesa tem 28,93%. E Luis Fernando Camacho fica com 14%.
Isto é,Arce conseguiu até mais votos do que o calculado pelas bocas de urna (52%).
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Read 11 tweets
22 Oct
Ateeenção!! Soem trombetas e tambores! Image
Em nossa sessão ¨O Atacadão do Thread¨, hoje vamos com ...
O pedófilo ditador paraguaio (idolatrado por Bolsonaro) e seu harém de meninas. Image
Durante seu regime o Paraguai tornou-se o “hub” do contrabando na América Latina, desde cocaína, passando por eletrônicos, a carros de luxo roubados.
Read 19 tweets
22 Oct
Bolívia:
Arce diz que ministros do ex-presidente Morales já “cumpriram seu ciclo”.
Novo governo não os reciclará. “Precisamos de renovação”, diz. Arce também disse que Morales não fará parte da nova gestão:
oxigeno.bo/pol%C3%ADtica/…
Bolívia:
Contagem oficial continua, com 93,4% das urnas apuradas:
Arce com 54,1% dos votos, Mesa com 29,09% dos votos. Camacho, 14,41% Image
Camacho, o líder da extrema-direita religiosa, que teve apenas 14,1%, diz que “suspeita” de “possível fraude”.
Mas o resto do leque político, a OEA, o governo Trump, etc, já reconheceram a vitória de Arce:
eldeber.com.bo/usted-elige/co…
Read 6 tweets
18 Oct
Eleições bolivianas:
Para vencer no 1º turno não é necessário o clássico 50% mais um dos votos.
Pode vencer quem tem pelo menos 40% dos votos, sempre que tiver uma distância de 10 pontos para o 2º colocado.
Esse é o sistema em vigência desde 2009, quando Evo Morales elaborou a nova constituição boliviana. O modelo de 1º e 2º turno foi importado da Argentina, onde foi criado pelo neoliberal ex-presidente Menem.
A votação começa às 8:00 horas, horário de La Paz (9:00 de Brasília). Os centros de votação fecham as portas às 17:00 (18:00 de Brasília).
Read 36 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!