No dia 11/9/1973, um general de voz de falsete, Augusto Ramón Pinochet, dava um golpe militar no Chile, inaugurando uma sanguinária ditadura de 17 anos de duração
Hoje os chilenos votam para – tudo indica – deixar no passado a constituição nacional criada pelo ditador em 1980.
Ateeenção!!
Mega-thrad sobre ...
10 coisas que você talvez não sabia sobre a ditadura de Pinochet
1 – Terrorista em Washington – Al Qaeda? A KGB? A inteligência cubana? O regime comunista da Coreia do Norte? Não, o primeiro atentado terrorista internacional com bomba e saldo de mortos na História da capital dos EUA não foi da autoria desses grupos ou serviços secretos.
O autor foi o ditador chileno Augusto Pinochet, que derrubou o presidente Salvador Allende em 1973.
Em 1976 Pinochet ordenou o assassinato do ex-chanceler de Allende, Orlando Letelier – que estava no exílio - com uma bomba sob seu carro a menos de 20 quarteirões da Casa Branca, no Sheridan Circle, em Washington. Na explosão também morreu a secretária de Letelier, Ronni Moffit.
2 - Militares e mulheres: A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares.
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
Os militares chilenos também colocaram ratos vivos dentro das vaginas das prisioneiras. Além disso, utilizaram cachorros (pastores alemães e mastins) para violar as prisioneiras.
3 – A rede de pedofilia nazista autorizada por Pinochet: Em 1961 o alemão Paul Schaefer, um pregador evangélico pedófilo que havia integrado o partido nazista em Sieburg nos anos 30 e 40, fugiu da Justiça alemã e migrou para o Chile,...
... onde, acompanhado por dezenas de seguidores, criou a “Sociedade Beneficente Dignidade” na região de Maule.
Schaefer fez da “Colônia Dignidade” seu feudo pessoal, um espécie de pequeno país-igreja que continha em suas 17 mil hectares uma escola, padaria, um hospital, moradias,...
...áreas de plantação, cinco empresas (que funcionaram fora da legislação trabalhista e tributária do Chile durante décadas), além de uma rede secreta de túneis e bunkers.
A colônia, protegida por cercas de arame farpado, havia ficado de fora de todos os censos realizados no Chile. Os habitantes tinham um contato mínimo com o exterior e eram doutrinados constantemente.
As relações sentimentais estavam controladas por Schaefer e só podiam acontecer após sua autorização.
Crianças dos camponeses da área de fora da Colônia eram entregues a Schaefer, que prometia a seus pais que seus filhos teriam “educação gratuita”. Mas, em vez de educação, eram sodomizados pelo ex-cabo nazista.
A partir do golpe de 1973, protagonizado pelo general Augusto Pinochet, amigo de Schaefer, o lugar transformou-se em um centro clandestino da DINA (o serviço secreto do regime).
Ali foram detidas e torturadas centenas de prisioneiros.
O estabelecimento também foi usado para a fabricação clandestina de gás sarin, que a ditadura utilizava em pequenas doses para realizar atentados contra exilados políticos no exterior.
Em 1990 o governo Pinochet acabou e também acabou a proteção de Schaefer, que anos depois foi julgado e condenado à cadeia.
4 – Violações dos direitos humanos: Em 2010 - durante o primeiro governo de Sebastián Piñera - a Comissão Valech determinou que entre 1973 e 1980 o regime de Pinochet deteve e torturou pelo menos 40.018 civis. Desse total, segundo o relatório, 3.065 civis foram assassinados.
5 – Genocida cultural: Pinochet ordenou a queima de dezenas de bibliotecas, ação que nos últimos anos os historiadores começaram a classificar de “genocídio cultural”.
O próprio regime, em 1988, admitiu a queima de 15 mil livros, mas especialistas sustentam que foi muito mais.
Um dos casos mais emblemáticos foi a queima de livros sobre o estilo da pintura “cubismo”, pois os militares achavam que tinha a ver com a “Cuba comunista”.
Isto é, além de genocidas, eram uma cambada de jecas...
6 - Cor de rosa e sem mão esquerda: Durante o governo militar os editores do jornal chileno “La Nación” iam constantemente à gráfica para verificar se Pinochet sempre aparecia “rosadito” (cor-de-rosinha) nas fotos.
Todas as fotos deviam exibir o ditador com boa aparência. Além disso, a paranoia com qualquer sinal de suposta “esquerdice” era tão grande que uma vez retiraram de todas as bancas, às pressas..
... uma edição que tinha uma foto na qual o ditador aparecia saudando um grupo de simpatizantes com a mão esquerda. Levantar essa mão, eles consideravam, não ficava bem para um emblema do anti-comunismo.
7 – Privatizações para todos (menos para os militares): Em 1980 Pinochet privatizou as aposentadorias dos chilenos, incluindo a dos funcionários públicos. Pinochet,...
.....que além disso havia feito várias privatizações de empresas estatais, despontava como um emblema do neoliberalismo na região.
O regime prometia que os aposentados receberiam o equivalente a 70% dos salários que tinham quando ainda estavam em atividade.
Mas a realidade é que os aposentados recebem em média 37% dos salários que recebiam antes de aposentarem-se...
...(e por esse motivo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, as pensões chilenas são uma das mais baixas da região).
Pinochet foi neoliberal...”pero no mucho”, já que manteve estatizadas as pensões dos militares e dos policiais, que recebem 100% dos seus último salários.
Os privatizados civis chilenos se aposentam entre os 35 e 40 anos. Os estatizados militares, aos 28 anos de serviço.
Em 1971 Salvador Allende havia estatizado as empresas de cobre, o principal commodity do Chile. Pinochet derrubou Allende argumentando, entre outos motivos, a estatização feita.
No entanto, Pinochet manteve a estatização do cobre. E, além disso, unificou todas as estatais desse metal em uma única empresa, a mega-estatal Codelco.
....E é essa estatal que produz, até hoje, os maiores lucros das exportações chilenas.
8 - doente fake: Depois de deixar o cargo de ditador Pinochet continuou tutelando a democracia chilena como chefe do exército até 1998.
Nesse ano transformou-se em senador vitalício, fato que lhe concedia foro privilegiado. Mas, seis meses depois, em uma visita a Londres, foi detido pela Interpol a pedido do juiz espanhol Baltasar Garzón, ...
que o acusou de crimes contra a Humanidade e terrorismo internacional, propondo o conceito de extraterritorialidade.
Pinochet permaneceu 503 dias na Grã-Bretanha, ao longo dos quais parecia que estava ficando em crescente estado senil, sentado em uma cadeira de rodas.
. Quando os médicos o examinavam para ver se estava realmente senil, o general respondia de forma desconexa, como se estivesse com Alzheimer.
Analistas políticos em todo o planeta suspeitavam sobre a acelerada decrepitude que Pinochet exibia e que foi o argumento definitivo de seus advogados para conseguir sua liberação para retornar ao Chile.
O ex-ditador finalmente partiu de Londres como a expressão no rostro de que era um vegetal humano. Pinochet desceu do avião em uma grua, sentado em uma cadeira de rodas e com uma bengala na mão.
Quando a cadeira chegou ao chão, Pinochet se levantou, abraçou amigos e caminhou rapidamente, pela pista do aeroporto. Os chilenos (e o resto do planeta) observavam a cena boquiabertos
O ex-ditador, longe de estar senil, exibia grande agilidade, enquanto conversava animadamente com os amigos que o recebiam no aeroporto. Os críticos de Pinochet destacaram que ele havia trapaceado a Justiça e da comunidade internacional fingindo que estava senil.
9 -Ditadura e futebol: Logo após o golpe de Pinochet o estádio Nacional transformou-se em uma mega-prisão, onde foram detidos 40 mil civis contrários ao novo regime militar.
Muitos ali foram torturados e vários foram assassinados. Mas, na repescagem da Eliminatória de 1973, para a Copa da Alemanha, o Chile tinha que jogar contra a União Soviética.
O primeiro jogo teria que ser em Moscou dias depois do golpe no Chile. Pinochet havia proibido que qualquer chileno saísse do país mas abriu uma exceção para a seleção.
O jogo terminou 0 a 0. O segundo tinha que ser em Santiago. O problema para o regime era que o estádio Nacional estava entupido de prisioneiros. Então, começou a eliminação acelerada de civis.
Os presos que não foram assassinados foram levados para outros lugares. Mas com o crescimento das denúncias sobre violações a direitos humanos, e mais especificamente a morte de líderes comunistas chilenos, ..
a URSS negava-se a jogar em Santiago e pedia que o jogo fosse em outro país. A FIFA não aceitou o pedido. No dia 22 de novembro, com o estádio vazio, milhares de torcedores foram ver o jogo.
Mas os soviéticos nunca desembarcaram em Santiago. No entanto, o jogo aconteceu da mesma forma, com 18 mil torcedores sentados nas arquibancadas onde dias antes haviam sido mortos e torturadas outras pessoas.
No campo, os militares tocaram o hino do Chile. A seleção entrou no gramado. Mas era um gramado sem o time rival. O árbitro apitou, dando início ao jogo.
Desta forma, a seleção chilena avançou pelo campo até chegar ao gol onde teria que ter estado o goleiro soviético.
O jogador Francisco Valdéz Muñoz esperou que os fotógrafos o enquadrassem bem e chutou com a destra, fazendo o gol que deu ao Chile a classificação da Copa de 1974.
Paradoxos cromáticos: a seleção chilena tinha como uniforme a camiseta vermelha. Mas a ditadura, para não frustrar os torcedores, que haviam pago o ingresso, havia preparado outro jogo.
Nem bem concluiu o jogo “fantasma” contra a Rússia, entrou no gramado o brasileiro Santos. A seleção chilena perdeu para o Santos por 5 a 0.
10-Fim irônico: Ironias da vida, Pinochet morreu um 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Mas uma das melhores capas foi esta:
Fim da thread sobre Pinochet e seus crimes.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
O TSE da Bolívia anunciou os resultados com os 100% das urnas apuradas. O Tribunal forneceu os dados mas ainda não fez a cerimônia formal, prevista para o fim do dia.
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Bolívia: O TSE anunciará o resultado oficial hoje às 18.00, horário de La Paz (19.00 de Brasília).
Por enquanto, com 99,97% das urnas apuradas, Luis Arce conta com 55,09% dos votos. Carlos Mesa tem 28,93%. E Luis Fernando Camacho fica com 14%.
Isto é,Arce conseguiu até mais votos do que o calculado pelas bocas de urna (52%).
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Bolívia:
Arce diz que ministros do ex-presidente Morales já “cumpriram seu ciclo”.
Novo governo não os reciclará. “Precisamos de renovação”, diz. Arce também disse que Morales não fará parte da nova gestão: oxigeno.bo/pol%C3%ADtica/…
Bolívia:
Contagem oficial continua, com 93,4% das urnas apuradas:
Arce com 54,1% dos votos, Mesa com 29,09% dos votos. Camacho, 14,41%
Camacho, o líder da extrema-direita religiosa, que teve apenas 14,1%, diz que “suspeita” de “possível fraude”.
Mas o resto do leque político, a OEA, o governo Trump, etc, já reconheceram a vitória de Arce: eldeber.com.bo/usted-elige/co…
Eleições bolivianas:
Para vencer no 1º turno não é necessário o clássico 50% mais um dos votos.
Pode vencer quem tem pelo menos 40% dos votos, sempre que tiver uma distância de 10 pontos para o 2º colocado.
Esse é o sistema em vigência desde 2009, quando Evo Morales elaborou a nova constituição boliviana. O modelo de 1º e 2º turno foi importado da Argentina, onde foi criado pelo neoliberal ex-presidente Menem.
A votação começa às 8:00 horas, horário de La Paz (9:00 de Brasília). Os centros de votação fecham as portas às 17:00 (18:00 de Brasília).