Minha matéria na @folha sobre a volta às aulas. É um tema difícil, onde não há somente um lado. Mas em uma coisa não há dúvidas: reabrir escolas deve ser a prioridade. E a ciência, não a política, deve conduzir as decisões sobre como e quando fazê-lo. www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/0…
Os protocolos de segurança para a reabertura devem ser orientados por cinco princípios fundamentais:
1.Baixa taxa de transmissão na comunidade —a primeira e principal consideração para reabrir escolas. Se a transmissão na comunidade for alta, assim será dentro dos colégios.
2.Programas de testagem regulares para a detecção precoce de um caso e isolamento dos indivíduos infectados antes que transmissão 3. Boa ventilação nas salas de aula 4. Uso correto e consistente de máscara 5. Distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória.
Vacinação de professores e funcionários das escolas também é recomendado. Os educadores estão fazendo enormes sacrifícios para ensinar nossas crianças, e precisamos zelar pela segurança deles.
Temos que estar preparados para agir e proteger nossas crianças. Com o surgimento das novas variantes que geram grande aumento da transmissão comunitária, e a falta de disponibilidade de vacinas, um aumento de transmissão nas escolas será inevitável.
Escolas devem ser a última coisa a fechar. A solução é avançar com a vacinação o mais rápido possível e adotar as medidas já conhecidas e eficazes para diminuir a transmissão do novo coronavírus —fechar cinemas, academias, bares e os outros serviços não essenciais.
Se ainda assim a taxa de transmissão se manter incontrolável, é importante sermos realistas e flexíveis. Os prejuízos de interromper as aulas mais uma vez não devem nos cegar para o perigo de arriscarmos a vida de nossas crianças.
Existem outros pontos importantes q ñ foram abordados nessa matéria (até mesmo pelo limite de 4000 caracteres), como desigualdade entre escolas publicas e privadas, a importância da ação coletiva (pais/comunidade) e questões pedagógicas e estruturais. O debate é amplo e continua!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
COVID ESTÁ NO AR. Pegar através de superfícies é raro. A > transmissão é pelo ar.
Em local mal ventilado a qtdade de vírus no ar se acumula e risco é mto alto. Mesmo mantendo distância entre as pessoas, pq o ar se move. Aqui o q pode ser feito p⬇️o risco.+ nature.com/articles/d4158…
✔Meça CO2 e ventile ambientes
Medir CO2 é uma medida simples e barata p avaliar risco de transmissão. Nível >1.000ppm numa sala =vc está respirando ar exalado por alguém e alta possibilidade de transmissão; >2,000ppm é inaceitável. Se CO2 alto, + sciencedirect.com/science/articl…
Implemente ventilação p⬇️concentração de CO2 (abra janelas, portas, use ventiladores).
✔Para sala q ñ tem ar fresco suficiente, considere uso de purificador de ar c filtro de alta eficiência(HEPA) -c filtro ñ precisa UV ou outro processo. Deve ser compatível c tamanho do local.
SPUTINIK V — A análise interina de fase 3 c 19.866 participantes (2.144 eram > 60 anos).
✔️Eficácia de 91,6% contra doença sintomática — 16 casos no grupo da vacina, 62 no placebo
✔️20 casos graves, todos no placebo.
✔️Sem evento adverso sério. thelancet.com/journals/lance…
Essa vacina usa Adenovírus 26 (Ad26) e adenovírus 5 (Ad5), com 21 dias de intervalo. O uso de dois adenovírus diferentes foi para ajudar no caso de qualquer imunidade pré-existente ao adenovírus na população. (Já falamos sobre isso aqui). Jogada esperta q parece deu mto certo!
Mais uma vacina no nosso arsenal na luta contra a COVID e 12 países começam imunização com o Sputnik V esta semana:
Argélia
Armênia
Bolívia
Bósnia
Hungria
Irã
Cazaquistão
Palestina
Paraguai
Turcomenistão
Emirados Árabes Unidos
Venezuela
A pandemia no Brasil está descontrolada e vai piorar.
- Temos uma nova variante + contagiosa e c possibilidade de escapar da resposta imune
- Sem doses suficientes de vacina (e s/ perspectiva por meses)
O governo não tem feito nada. Mas aqui estão 3 coisas q nós podemos fazer.🧶
1. Usar máscara
- Se máscara de tecido: bem ajustada na face, cobrir boca e nariz, 3 camadas - uma de preferência de material de filtro (p.ex., papel filtro de aspirador de pó).
- Se puder use N95, principalmente em ambientes fechados. É a melhor proteção.
2. Não compartilhe o mesmo ar c outras pessoas
- Evite ambiente fechado, mal ventilado -restaurante, cinema, academia etc
- Se ñ puder evitar, fique o mínimo de tempo possível no ambiente e use uma N95
- Em nenhuma hipótese retire a máscara, principalmente se outros sem máscaras.
Entenda como que o aparecimento da nova variante em Manaus (P.1) pode mudar o curso da pandemia no Brasil e o porque da urgência em MEDIDAS BÁSICAS DE CONTROLE DA TRANSMISSÃO VIRAL e VACINA JÁ💉. Siga o fio. virological.org/t/genomic-char…
- Há indicações (precisamos + estudos) q P.1 é capaz de escapar a resposta imune produzida p a linhagem anterior e causar mais reinfecções.
Isso explicaria (em parte) a nova onda em Manaus, onde a > parte da população (~75%) já havia sido infectada. sciencemag.org/news/2021/01/n…
- As vacinas ainda funcionam?
Ainda ñ há nenhuma indicação q as novas variantes são resistentes às vacinas. Mas isso pode mudar.
Qto > a circulação viral, maior a taxa de mutação e maiores a chances do aparecimento de uma mutação com resistência à vacina. nature.com/articles/d4158…
Estudo estima uma taxa de ataque do SARS-CoV-2 em Manaus de 3/4, e vemos agora na prática o q isso significa — uma carnificina. Isso é resultado de se deixar o vírus correr solto. Ainda está em tempo de evitarmos o pior em outras partes do país. +
As novas variantes no Brasil, B1128, tem VÁRIAS mutações na proteína spike. Além da > transmissão, o q + preocupa é a presença da mutação E484K, q parece ser capaz de escapar dos anticorpos neutralizantes. Ou seja, seus anticorpos não teriam ação em neutralizar essa variante. +
Ainda é tempo de controlar a disseminação dessas variantes no BR. Mas temos q ser rápidos e decisivos. Na falta da liderança nacional, o apelo vai p as autoridades e p população. É hora de agir. E vou deixar bem claro: Anitta e Hidroxicloroquina não vão nos proteger.
Independente do resultado de eficácia em prevenir doença sintomática da CoronaVac a ser apresentado na coletiva de hj (vai ser bem menor q 78%), aqui está o q vc precisa saber. 🧶
✔️A vacina vai oferecer algum tipo de proteção contra adoecer por COVID-19. Todos devem se vacinar!
✔️Um eficácia baixa significa q p diminuir a transmissão da doença, um número > de pessoas precisa ser vacinado. (Se eficácia for cerca de 50-60% vamos precisar vacinar quase 100% da população)
✔️Até lá, as medidas de controle (uso de máscaras, distanciamento, etc) continuam
✔️Perfil de segurança é bom
✔️Pela última apresentação (aguardamos os números), entre os vacinados q adoecerem, a vacina protegeu contra doença grave (hospitalização e óbitos). Isso é maravilhoso - vai diminuir o número de mortes e finalmente teremos a tão propagada gripezinha.