Entenda como que o aparecimento da nova variante em Manaus (P.1) pode mudar o curso da pandemia no Brasil e o porque da urgência em MEDIDAS BÁSICAS DE CONTROLE DA TRANSMISSÃO VIRAL e VACINA JÁ💉. Siga o fio. virological.org/t/genomic-char…
- Há indicações (precisamos + estudos) q P.1 é capaz de escapar a resposta imune produzida p a linhagem anterior e causar mais reinfecções.
Isso explicaria (em parte) a nova onda em Manaus, onde a > parte da população (~75%) já havia sido infectada. sciencemag.org/news/2021/01/n…
- As vacinas ainda funcionam?
Ainda ñ há nenhuma indicação q as novas variantes são resistentes às vacinas. Mas isso pode mudar.
Qto > a circulação viral, maior a taxa de mutação e maiores a chances do aparecimento de uma mutação com resistência à vacina. nature.com/articles/d4158…
No BR o vírus corre solto. P evitar Manaus se repetindo, precisamos urgentemente de: 1. Implementar as medidas básicas de controle da transmissão viral (sabemos quais são)
2 Iniciar vacinação o mais rapidamente possível do maior número de pessoas possível. oglobo.globo.com/sociedade/coro…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Estudo estima uma taxa de ataque do SARS-CoV-2 em Manaus de 3/4, e vemos agora na prática o q isso significa — uma carnificina. Isso é resultado de se deixar o vírus correr solto. Ainda está em tempo de evitarmos o pior em outras partes do país. +
As novas variantes no Brasil, B1128, tem VÁRIAS mutações na proteína spike. Além da > transmissão, o q + preocupa é a presença da mutação E484K, q parece ser capaz de escapar dos anticorpos neutralizantes. Ou seja, seus anticorpos não teriam ação em neutralizar essa variante. +
Ainda é tempo de controlar a disseminação dessas variantes no BR. Mas temos q ser rápidos e decisivos. Na falta da liderança nacional, o apelo vai p as autoridades e p população. É hora de agir. E vou deixar bem claro: Anitta e Hidroxicloroquina não vão nos proteger.
Independente do resultado de eficácia em prevenir doença sintomática da CoronaVac a ser apresentado na coletiva de hj (vai ser bem menor q 78%), aqui está o q vc precisa saber. 🧶
✔️A vacina vai oferecer algum tipo de proteção contra adoecer por COVID-19. Todos devem se vacinar!
✔️Um eficácia baixa significa q p diminuir a transmissão da doença, um número > de pessoas precisa ser vacinado. (Se eficácia for cerca de 50-60% vamos precisar vacinar quase 100% da população)
✔️Até lá, as medidas de controle (uso de máscaras, distanciamento, etc) continuam
✔️Perfil de segurança é bom
✔️Pela última apresentação (aguardamos os números), entre os vacinados q adoecerem, a vacina protegeu contra doença grave (hospitalização e óbitos). Isso é maravilhoso - vai diminuir o número de mortes e finalmente teremos a tão propagada gripezinha.
SOBRE O ANÚNCIO DA CORONAVAC. Entenda porque, apesar de animador, esse anúncio diferiu do anúncio das outras vacinas já anunciadas (Pfizer, Moderna e AstraZeneca/Oxford) e deixou a muito desejar. 🧶
O objetivo pricipal de um ensaio clínico é determinar a eficácia da vacina - redução percentual de CASOS SINTOMÁTICOS entre os q receberam a vacina Vs. os do grupo placebo. Esse é o desfecho primário do estudo e o protocolo do Butantan foi desenhado dessa maneira.
Além do desfecho primário, existem outros objetivos chamados desfechos secundários. Um dos desfechos secundários é determinar a eficácia para as diferentes apresentações dos casos: se casos leves, severos ou óbitos. Aqui os desfechos secundários do protocolo do Butantan. 👇🏽
Aos muitos que por alguma condição médica já me perguntaram se poderão ou não tomar a vacina de nRNA para a Covid quando (se) disponível, esse🧵é p vcs.
** Fio baseado em orientações publicadas pelo CDC em 29/dezembro. Qualquer dúvida converse com seu médico.
1. Pacientes com sistema imunológico enfraquecido (HIV, doença crônica, ou medicamento imunossupressor)
- Não só podem como devem tomar a vacina por causa de risco aumentado de infecção grave
- Lembrando q dados de segurança nesse grupo ainda é limitado cdc.gov/coronavirus/20…
2. Pacientes c doença autoimune
- Podem tomar a vacina
- Dados de segurança nesse grupo ainda limitado 3. Pessoas q tiveram Guillain-Barré
- Podem tomar a vacina
- Nenhum caso confirmado de GB foi relatado durante os ensaios clínicos da vacina
2020 foi um ano difícil para todos mas iniciamos 2021 com otimismo e esperança! Temos duas vacinas (Pfizer e Moderna) com eficácia de ~95% e já em uso amplo – uma verdadeira maravilha da ciência! Temos também várias vacinas na pipeline. Aqui um resumo das mais adiantadas. 🧶
ASTRAZENECA/OXFORD (Vetor Viral)
Uma vacina barata e de fácil ditribuição/armazenamento, com potencial de ter gde impacto na transmissão a nível mundial. Aprovada para uso emergencial no Reino Unido, c eficácia de ~70%. Mas, alguns erros na execução dos testes e outros erros...
...de comunicação pelo CEO deixaram dúvidas sobre a real eficácia, como a vacina funciona em pessoas >55 anos e como interpretar os resultados de um pequeno número de pessoas que receberam doses diferentes. Um estudo nos EUA c resultados p Fevereiro pode elucidar essas questões.
Ontem (29/12), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse q a vacina da AstraZeneca/Oxford ñ estava pronta p aprovação e q precisavam de dados adicionais. Hoje, a agência regulatória do Reino Unido (a MHRA), aprova a vacina p uso. Entenda a polêmica🧶 bbc.com/news/health-55…
AINDA NÃO SABEMOS A EFICÁCIA REAL DA VACINA.
Um artigo de 8/dez c resultados da fase 3 relata eficácia de 70.4% em uma análise combinada de resultados de 3 países: Reino Unido (RU), Brasil (BR) e Africa do Sul (AS). Mas... thelancet.com/journals/lance…
...essa análise combinada envolveu dosagens incorretas e falta de padronização dos estudos nos países. Qdo se excluiu o grupo c dose diferentes, a eficácia foi de 62%. Isso poderia seria suficiente (>50%), mas tem outro problema: o intervalo de confiança (IC).