O ÚLTIMO SOVIÉTICO | A história do cosmonauta que deixado no espaço com o fim da URSS

Ele estava a 350 km de distância do planeta Terra quando a URSS acabou e ficou temporariamente sem país para voltar 👇🧶
Em 1991, quando Sergei Krikalev deixou sua terra natal, morava em uma cidade chamada Leningrado e era cidadão de um um megaestado composto por quinze países. Foi enviado para passar cinco meses fora🚀💼
No meio da viagem, a organização que o enviou deixou de existir. Leningrado voltou a ser São Petersburgo; seu país, a União Soviética (URSS), se desfez em várias repúblicas independentes e Krikalev foi avisado de que não tinham como financiar sua viagem de volta.
O problema maior é que Sergei Krikalev (à direita) não estava exatamente em uma acomodação confortável. O cosmonauta soviético estava a 350 quilômetros do planeta, na órbita da Terra, a bordo da estação espacial Mir. A viagem de cinco meses acabou durando dez.
Quando Krikalev foi enviado ao espaço pela URSS, o programa espacial soviético era um dos maiores e mais bem-sucedidos do mundo. Em 1955, os soviéticos inauguraram o Cosmódromo de Baikonur (foto), o primeiro complexo de lançamentos de foguetes do mundo, no Cazaquistão.
Entre o final da década de 1950 e o início da de 60, os soviéticos lançaram o primeiro satélite ao espaço, o Sputnik; enviaram o primeiro animal, a cadela Laika; e mandaram o primeiro homem para a órbita da Terra, o cosmonauta Iuri Gagarin (foto).
Na década de 80, foi a vez da estação espacial Mir, a primeira do gênero. Sua ideia, de base fixa, é basicamente a “predecessora” da atual Estação Espacial Internacional. Portanto, a missão de Krikalev não era nada fora do habitual.
E o problema, de fato, não foi no espaço. Foi na Terra. Enquanto Krikalev estava na órbita terrestre, a URSS, sob comando de Mikhail Gorbachev, começou a se esfacelar. Gorbachev enfrentou até mesmo uma tentativa de golpe de Estado.
💰💰💰 Com as reformas econômicas, o megaestado comunista entrou em uma espiral de crise e hiperinflação. O dinheiro para o programa espacial esgotou. Para contornar o problema, os soviéticos ampliaram uma prática já usual: vender assentos nas naves espaciais para outros países.
Assim, nos voos que deveriam levar um substituto para Krikalev, iam astronautas de outros países. O russo, aliás, não podia ser substituído por qualquer um: ele era engenheiro espacial e seu trabalho envolvia reparos na estação Mir.
Desse modo, foi pedido que ele ficasse mais tempo no espaço para manter a estação operante. No entanto, não havia data fixa para retorno. Além de tudo, havia a questão da saúde do cosmonauta.
Até hoje, os efeitos da estadia no espaço sobre o corpo humano são estudados. O que sabia, à época, é que havia um risco maior de atrofia muscular, perda óssea, catarata, congestão nasal, infecções e problemas no sistema imunológico.
E assim, a estadia de Krikalev foi se estendendo sem fim à vista. No fim de 1991, a URSS foi oficialmente dissolvida. E o cosmonauta que foi pelo seu país, ficou sem país.

Por isso, ganhou o apelido de "o último soviético".
Apenas em 1992 ele conseguiu voltar. Àquela altura, as coisas já haviam se arranjado: a Rússia absorveu o programa espacial com a agência federal Roscosmos (equivalente à NASA) e Krikalev, que foi como soviético, voltou russo.
Contudo, mesmo esse arranjo para trazer de volta Krikalev não foi fácil nem simples. Levou ainda alguns meses e, inclusive, envolveu ajuda financeira dos EUA.

Na imagem, Krikalev (centro ao fundo) com astronautas dos EUA em 1994.
Krikalev voltaria ao espaço ainda inúmeras vezes e, por anos, foi recordista de tempo passado em órbita.

A história completa você conhece aqui:
opovo.com.br/noticias/mundo…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with O POVO Online

O POVO Online Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @opovoonline

10 Jan
O mundo era diferente em 2001. Muitos hits são lembrados até hoje por uma geração de jovens que consumia compulsivamente a TV. Relembre alguns deles, que marcaram a evolução da música pop como a conhecemos hoje. bit.ly/38tD8TV
1. I'm a slave 4 U - Britney Spears
O hit da princesinha do pop conseguiu a quarta colocação na Billboard Dance Club Play americana e teve uma das mais icônicas apresentações musicais do MTV VMAs. Sua imagem segurando uma cobra píton ficou eternizada.
2. Lady Marmalade - Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya, Pink
Uma das mais aclamadas colaborações entre cantoras pop ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 americana. A música fez parte da trilha sonora do filme "Moulin Rouge!".
Read 22 tweets
8 Jan
🇧🇷💉OS PRIMEIROS PEDIDOS DE VACINAS CONTRA A COVID-19 NO BRASIL

As solicitações foram apresentadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve dar uma resposta em dez dias. Segue o fio.😉 Image
A vacina chinesa Coronavac e a de Oxford/AstraZeneca fizeram, nesta sexta-feira, 8, os primeiros pedidos de autorização para seu uso emergencial no Brasil, onde a pandemia do coronavírus já deixou mais de 200 mil mortos. Image
As duas vacinas foram submetidas a ensaios clínicos no Brasil, com parceiros locais, que tramitaram os pedidos de autorização: o Instituto Butantan no caso da Coronavac e a Fiocruz no caso do imunizante desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Image
Read 11 tweets
25 Dec 20
A ORIGEM DO PAPAI NOEL

O Papai Noel como conhecemos foi inspirado em outro bom velhinho, bem mais antigo. No Brasil, houve tentativa de substituir o Noel por outra figura bem brasileira, o Vovô Índio.
São Nicolau nasceu no século III d.C, em uma região que hoje corresponde à Turquia. De família cristã rica, desde cedo caminhou para o sacerdócio e chegou a ser bispo. Com a herança familiar, Nicolau ajudou sobretudo mulheres, idosos e crianças. Image
Uma das histórias mais conhecidas de São Nicolau já lembra um pouco o modus operandi do futuro Papai Noel: segundo a narrativa, um idoso viúvo não tinha dinheiro para pagar o dote de suas filhas. Sem renda e, em breve, sem pai, o destino delas seria a prostituição.
Read 9 tweets
25 Dec 20
O NATAL É COMEMORADO EM OUTRAS CULTURAS E CRENÇAS? EXPLICAMOS AS DIFERENÇAS

O Natal é uma data cristã, mas nesta época do ano outras celebrações são comuns. Conheça algumas crenças e culturas que celebram - ou não - o Solstício. Image
O Chanucá é uma das mais importantes celebrações do calendário judaico. Celebra a vitória do povo judeu sobre o domínio grego no Cerco de Jerusalém e rememora o milagre da multiplicação do óleo. A festa dura oito dias: a cada dia, uma vela do menorá é acendida. Image
O Candomblé não festeja a data, apesar dos membros terem liberdade para confraternizar com seus parentes cristãos. Não celebrar o Natal é como ato de resistência de identidade, principalmente no que cerne à intolerância do racismo religioso. Image
Read 9 tweets
21 Dec 20
O QUE SE SABE SOBRE A NOVA CEPA DO CORONAVÍRUS?

A aparição no Reino Unido de uma nova cepa do coronavírus, apresentada como mais infecciosa que as outras, gerou uma forte preocupação na Europa. Veja o que se sabe até agora.

(Foto: Handout / National Institutes of Health/AFP) Image
📌É normal que o vírus sofra mutações?

Os vírus, como seres vivos, são dotados de material genético (DNA ou RNA), que pode estar sujeito a modificações quando se replicam (mutações) nas células em que se propagam, ou por trocas entre vírus (recombinações). Image
Em geral, isso não costuma ter consequências, mas as mutações também podem dar ao vírus uma vantagem, ou desvantagem, para sua sobrevivência.
Read 11 tweets
10 Dec 20
Um ano após a tragédia do Edifício Andréa, outro caso de desabamento assusta Fortaleza. Desta vez, a laje de um prédio de 40 anos, que estava sem certificado de inspeção predial, desabou.

Siga o fio e saiba o que devemos ou não fazer em emergências prediais! 🧶👇 Image
O incidente não teve vítimas, mas o acontecimento é suficiente para relembrar a importância da inspeção predial e também do que deve e não deve ser feito nesse tipo de emergência. Image
O primeiro passo é estar atento a infiltrações, rachaduras e qualquer outro tipo de avaria, além de reformas mal feitas. Segundo o major Giuliano Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), os prédios mais velhos costumam ser mais negligenciados pelos moradores. Image
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!