A aparição no Reino Unido de uma nova cepa do coronavírus, apresentada como mais infecciosa que as outras, gerou uma forte preocupação na Europa. Veja o que se sabe até agora.
(Foto: Handout / National Institutes of Health/AFP)
📌É normal que o vírus sofra mutações?
Os vírus, como seres vivos, são dotados de material genético (DNA ou RNA), que pode estar sujeito a modificações quando se replicam (mutações) nas células em que se propagam, ou por trocas entre vírus (recombinações).
Em geral, isso não costuma ter consequências, mas as mutações também podem dar ao vírus uma vantagem, ou desvantagem, para sua sobrevivência.
A nova cepa, que levou o governo britânico a soar o alarme, carrega uma mutação chamada "N501Y" na proteína Spike (espícula) do coronavírus. Por meio dela, o vírus se prende às células humanas para penetrá-las.
📌Essa variante é mais infecciosa?
De acordo com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, esta cepa pode ser até 70% mais contagiosa, o que levou vários países europeus e do resto do mundo a suspenderem suas conexões aéreas e ferroviárias com o Reino Unido.
"As razões deste aumento na infecciosidade ainda não estão claras. Ainda não descobrimos se isso se deve a uma maior replicação viral, ou a uma melhor conexão com as células que cobrem nariz e pulmões",destacou Peter Openshaw, professor de medicina na Imperial College de Londres.
📌Como essa cepa se propagou?
É difícil afirmar que esta nova cepa nasceu no Reino Unido. Segundo a OMS, foram detectadas formas parecidas em vários países, como Austrália (1), Dinamarca (9), Holanda (1) e África do Sul. Itália também anunciou que detectou um primeiro caso.
📌A vacina será menos eficaz?
Até o momento, os cientistas acham pouco provável que esta nova cepa seja resistente às vacinas atuais contra a covid-19.
"Até o momento, nada indica que esta nova cepa provoque uma taxa de mortalidade mais alta, ou que afete as vacinas e os tratamentos", acrescentou o médico-chefe da Inglaterra, Chris Whitty.
A OMS e o ECDC chegaram à mesma conclusão.
📌Afetará os testes?
"Os responsáveis dos laboratórios devem verificar com seus fornecedores se seus testes podem apresentar falhas" para esta nova variante, destacou Vincent Enouf.
🔎Leia mais notícias sobre o assunto:
➡️OMS: não há sinais de que nova cepa de coronavírus cause doença mais severa: bit.ly/2WxsrJv
➡️Coronavírus: mesmo com nova cepa, Brasil não planeja restringir voos do Reino Unido: bit.ly/2WCYMhP
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O Papai Noel como conhecemos foi inspirado em outro bom velhinho, bem mais antigo. No Brasil, houve tentativa de substituir o Noel por outra figura bem brasileira, o Vovô Índio.
São Nicolau nasceu no século III d.C, em uma região que hoje corresponde à Turquia. De família cristã rica, desde cedo caminhou para o sacerdócio e chegou a ser bispo. Com a herança familiar, Nicolau ajudou sobretudo mulheres, idosos e crianças.
Uma das histórias mais conhecidas de São Nicolau já lembra um pouco o modus operandi do futuro Papai Noel: segundo a narrativa, um idoso viúvo não tinha dinheiro para pagar o dote de suas filhas. Sem renda e, em breve, sem pai, o destino delas seria a prostituição.
O NATAL É COMEMORADO EM OUTRAS CULTURAS E CRENÇAS? EXPLICAMOS AS DIFERENÇAS
O Natal é uma data cristã, mas nesta época do ano outras celebrações são comuns. Conheça algumas crenças e culturas que celebram - ou não - o Solstício.
O Chanucá é uma das mais importantes celebrações do calendário judaico. Celebra a vitória do povo judeu sobre o domínio grego no Cerco de Jerusalém e rememora o milagre da multiplicação do óleo. A festa dura oito dias: a cada dia, uma vela do menorá é acendida.
O Candomblé não festeja a data, apesar dos membros terem liberdade para confraternizar com seus parentes cristãos. Não celebrar o Natal é como ato de resistência de identidade, principalmente no que cerne à intolerância do racismo religioso.
Um ano após a tragédia do Edifício Andréa, outro caso de desabamento assusta Fortaleza. Desta vez, a laje de um prédio de 40 anos, que estava sem certificado de inspeção predial, desabou.
Siga o fio e saiba o que devemos ou não fazer em emergências prediais! 🧶👇
O incidente não teve vítimas, mas o acontecimento é suficiente para relembrar a importância da inspeção predial e também do que deve e não deve ser feito nesse tipo de emergência.
O primeiro passo é estar atento a infiltrações, rachaduras e qualquer outro tipo de avaria, além de reformas mal feitas. Segundo o major Giuliano Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), os prédios mais velhos costumam ser mais negligenciados pelos moradores.
Nesta quinta, 10 de dezembro, é comemorado o centenário da escritora Clarice Lispector. Foi reconhecida desde o início da profissão e, depois de décadas, também foi aclamada.
Ainda criança, Clarice atravessou o mundo ainda bebê. Aqui, foi atravessada pela arte 👇🧶
(Foto: AE)
Clarice nasceu em 1920 na Ucrânia, na aldeia Tchechelnik, tão pequena que sequer figurava nos mapas. O lugarejo, enrijecido pelas temperaturas que atingiam trinta graus abaixo de zero, foi berço de um dos maiores nomes da literatura brasileira.
"Fui preparada para ser dada à luz de um modo tão bonito", partilhou Clarice em 1968. "Minha mãe já estava doente, e, por uma superstição bastante espalhada, acreditava-se que ter um filho curava uma mulher de uma doença. Então fui deliberadamente criada: com amor e esperança".
Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem
Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.
Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como o novo coronavírus e, portanto, estiverem impossibilitados de fazer as provas por este motivo, poderão ter uma nova chance.
Em entrevista, o presidente substituto do Inep, Camilo Mussa, disse hoje (24) que, nesse caso, a orientação é ligar para a central de atendimento do Inep e comunicar a doença até um dia antes da data da prova.