Você que já ouviu falar de Imunologia mas não entende muito bem sobre isso? Vou iniciar aqui uma série de fios para explicar um pouco sobre Imunologia! Hoje começo falando sobre o que é o sistema imune e do que é composto. Tudo pronto para esta jornada no mundo da imunidade?
Antes de qualquer coisa, entenda que falar que o sistema imune é um sistema de defesa é um clichê que não define exatamente a função desse sistema. O sistema imune na verdade é uma sistema que reconhece e diferencia moléculas próprias de não-próprias (estranhas).
O sistema é composto por células, tecidos e moléculas. Ok, mas pra quem é leigo no assunto é importante as definições. As moléculas são formadas por ligações de átomos, por exemplo, H2O é a molécula da água. Temos diferentes grupos de moléculas como proteínas, carboidratos, etc.
A célula é um conjunto de moléculas formando essa unidade funcional básica dos seres vivos. Então, em uma célula tem proteínas, lipídeos e açúcares formando a membrana celular, tem água no citoplasma, mais proteína, tem ácido nucleico formando o material genético...
Os tecidos são formados por conjuntos de células. São células agrupadas que juntas fazem o tecido ter determinada função. Definidos os termos vamos ao que interessa. Sistema imune!
Pensando no papel do sistema imune no reconhecimento e diferenciação de tudo que entra no nosso corpo, você deve estar imaginando: então o sistema imune tem que estar espalhado por todo o corpo! Sim, é isso mesmo. O sistema imune não fica localizado em um só lugar!
As células do sistema imune estão espalhadas pelo nosso corpo. Temos as células dendríticas e os macrófagos localizados nos tecidos que tem contato com o mundo externo. Por exemplo, no nosso intestino temos diversas células dessas sentinelas, prontas para fiscalizar o que entra.
E como elas fiscalizam? Por meio do reconhecimento de moléculas presentes em tudo que entra no nosso corpo. Em uma próxima thread vamos falar desse reconhecimento. Mas também temos outras células espalhadas pelo corpo. Temos umas que ficam circulando no sangue. Outras na linfa.
As células do sangue que estou falando são aquelas que aparecem no seu hemograma, como série branca ou leucócitos. Essas células apesar de estarem dentro dos vasos sanguíneos, podem sair de lá e irem para um tecido onde é necessária sua presença. Nós falaremos disso ainda um dia!
Esse conjunto de células incluem os neutrófilos (bastonetes ou segmentados), eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos. Um dia a gente ainda vai falar de cada uma dessas células mas agora vou dar um enfoque nos linfócitos.
Os linfócitos são células importantes para o que chamamos de imunidade adquirida. Isso porque essas células costumam se ativar e montar uma resposta imune somente quando encontra algum agente estranho que a ative.
Já as outras células que mencionei fazem parte da resposta imune inata, que diferente da adquirida, já nasce pronta pra responder. A resposta imune inata é sempre nossa primeira linha de defesa durante uma infecção, por exemplo.
Essa resposta tenta controlar um agente infeccioso, como um vírus, até que a imunidade adquirida seja formada. É, isso acontece porque a adquirida leva um tempinho para se estabelecer. E por que é importante essa imunidade adquirida?
Porque ela é mais específica. Então, é como se a inata fosse uma resposta genérica, vc usa o mesmo tipo de resposta pra vários agentes infecciosos (atira pra todo lado) e a adquirida fosse mais especializada naquele agente infeccioso específico, mais certeira!
Em resumo, células do sistema imune estão em vários locais que são portas de entrada de moléculas estranhas ao organismo mas também temos órgãos linfoides próximos desses locais. Temos linfonodos próximos ao intestino, próximos a mucosa vaginal, próximos às vias respiratórias.
No intestino temos as placas de Peyer que é um tecido linfoide fantástico e todo um sistema imune próprio do intestino. Então, as barreiras celulares do intestino defendem o organismo, impedindo que qualquer coisa entre no nosso sangue mas também temos um sistema imune local.
E ainda não acabou! Temos um conjunto de moléculas que fazem parte de um sistema que auxilia na imunidade: o sistema complemento! Esse sistema não contém células, somente moléculas. Essas moléculas ajudam criando formas de sinalizar a entrada de agentes estranhos.
Além disso, esse sistema ajuda a “limpar” o meio depois de uma resposta imune completa ter feito seu papel. Vamos ter um fio adiante dedicado somente ao Sistema Complemento.
Outras moléculas que fazem parte são as citocinas e as quimiocinas que são moléculas importantes para sinalizar, elaborar e executar respostas imunes, atrair células para um determinado local. Temos outras moléculas do sistema imune que iremos falar ao longo da série de fios.
Por fim, gostaria de deixar uma visão geral para você imaginar aí na sua cabecinha! O sistema imune está espalhado por todo o corpo, temos células e órgãos localizados em locais estratégicos e temos células e moléculas na corrente sanguínea.
A imunidade inata é composta por células pouco especializadas e a adquirida contém o maior nível de especialização.
As células produzem moléculas como as citocinas e quimiocinas que auxiliam na resposta imune e cada célula também desempenha uma função na imunidade.
O sistema complemento está no sangue e é uma primeira linha importante para ajudar na resposta imune. Temos outras moléculas e células importantes que iremos falando ao longo da série de fios.
Por enquanto, gostaria de fazer essa introdução para você entender um pouco desse fantástico sistema. Aguarde os próximos fios.
Vamos todos entender de sistema imune e imunidade?
Marcando aqui alguns perfis para ajudar a divulgar a série de fios que vou fazer sobre imunologia. @bollemdb @mellziland @gisellesms @Pmuchscience @UPVacina @laribrussa @wasimvacinas @sbi_imuno @oatila @lorenacschaves @thaisboccia @TaschnerNatalia @ntsnaleatorias

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Letícia Sarturi

Letícia Sarturi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LeSarturiP

13 Jan
Ok, agora que todo mundo tá entendendo de vacina, vamos ao que interessa. Qual a forma que vocês estão encontrando de chegar aos antivaciners e promover a adesão à vacina? Vamos falar de comunicação positiva? Segue o 🧶
Já vivemos um ano tenebroso a ponto de percebermos que a comunicação falha atrapalha mais do que ajuda. Comunicar negativamente, coisa que eu muitas vezes fiz, gera uma reação violenta do lado que é contra o seu discurso. Então, como vamos comunicar bem a importância das vacinas?
Vou explorar aqui os pontos que, no meu ponto de vista, deveriam ser explorados por todos que comunicam e que querem promover a adesão às vacinas. Na verdade, promover isso deveria ser a missão de todo brasileiro sensato, nesse momento.
Read 22 tweets
5 Jan
Parece repetitivo falar disso mas considero importante debater. Com o que a divulgação científica deve se preocupar em 2021?
Segue o 🧶
Eu já tinha falado disso anteriormente aqui nesse fio, mas gostaria de complementar com um projeto que venho sugerindo.
Tivemos um 2020 duro e com um crescimento absurdo de movimentos negacionistas. Movimentos estes que cresceram empurrados por guerras ideológicas e políticas. Isso fez com que tivéssemos que lutar arduamente contra as fake news geradas pelo negacionismo.
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!