Quer entender o que está acontecendo no Estado de São Paulo e o absurdo aumento de ICMS do Governador João Dória? Segue o🧵. (1/15)
Em agosto do ano passado foi enviado para a ALESP o PL 529, que tratava das medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas do Estado. Até aí tudo bem, os objetivos do projeto são princípios que orientam a atuação legislativa para nós do Partido Novo. (2/15)
No entanto, como bem dito por Thomas Jefferson ainda no Século XIX, “o preço da liberdade é a eterna vigilância”. E neste episódio foi confirmado mais uma vez este dever intrínseco àqueles que defendem a liberdade. (3/15)
O PL 529/19 tratou de três eixos principais. 1) enxugar a máquina pública do Estado de São Paulo, 2) tratar da securitização dos créditos tributários e apropriar-se dos valores de fundos extintos e 3) aprimorar a administração tributária. (4/15)
Ocorre que o projeto de lei trazia a autorização para o Poder Executivo reduzir os benefícios fiscais de ICMS conforme um Convênio de 2016 editado pelo CONFAZ, e equiparava qualquer alíquota de ICMS abaixo de 18% à benefício fiscal. (5/15)
Ou seja, na prática, qualquer produto com alíquota de ICMS inferior a 18% no Estado de São Paulo estaria sujeita à aumento pela simples edição de Decreto pelo Governador. (6/15)
Apesar do esforço da bancada do @partidonovo30 na ALESP que propôs, sem sucesso, 2 emendas tentando: 1) Ressalvar alimentos e medicamentos; 2) Eliminar o dispositivo que permitia este superpoder ao Gov. de SP. Infelizmente o PL foi sancionado e virou lei estadual 17.293. (7/15)
Em seguida, o contribuinte paulista recebeu uma série de decretos, inconstitucionais e ilegais por vários motivos, aumentando tributos por revisão de alíquota ou mudança na base de cálculo do Agro, da Saúde, dos revendedores de automóveis usados, entre outros. (8/15)
Para o bem ou para o mal foram 30 decretos versando sobre ICMS dos 42 publicados em 2020. Só em 2021 já foram apresentados mais 5 decretos destes. Não há como visualizar qualquer segurança jurídica num cenário deste. (9/15)
Inclusive, na própria justificativa do PL 529/20 o Poder Executivo já reconheceu a inconstitucionalidade da medida, quando citou a decisão do STF na ADI 5929, q julgou crucial a apreciação da lei que trate d quaisquer benefícios e incentivos fiscais pela Casa Legislativa. (10/15)
Neste sentido, o dispositivo é inconstitucional por violar o princípio da reserva legal tributária, disposto no art. 150, §6º da CF, ilegal por violar o art. 178 do CTN que estabelece que “concedidas por prazo certo e em função de determinadas condições"... (11/15)
Não podem ser revogadas ou modificadas a qualquer tempo, e, mesmo assim, essa mudança só pode ocorrer "por lei". (12/15)
Importante dizer que nos mais de 600 artigos e 22 Anexos do Regulamento do ICMS no Estado de São Paulo, não há dúvidas de que mais da metade das alíquotas previstas para tributação de diversos bens estão abaixo dos 18%...(13/15)
E podemos afirmar que, da forma que ficou, o Governador de SP teria amplos poderes para alterar qualquer alíquota por meio de Decreto. (14/15)
O deputado estadual pelo NOVO, @RicardoMellaoSP , liderando mais 26 deputados paulistas, apresentou ontem, num ato de manifesto, um projeto de lei para revogar esse absurdo. (15/15)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Alexis Fonteyne

Alexis Fonteyne Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AlexisFonteyne

6 Oct 20
FMI aponta, corretamente, que furar o teto de gastos pode ser catastrófico para o país. O governo sondou furar o teto para financiar o programa Renda Brasil, o mercado financeiro reagiu imediatamente rebaixando as expectativas com a economia, o Planalto acertadamente recuou. 🧵
O teto impede que o governo crie um gasto novo sem diminuir um gasto antigo e foi criado para evitar que a dívida pública dispare. O programa Renda Brasil poder ser criado sem furar o teto. É possível manter o teto e financiar o programa, mas escolhas precisam ser feitas.
A realidade é que o governo tem muita gordura pra cortar, algumas delas soam impopulares. Mesmo sem desfazer totalmente alguns gastos, ainda seria possível racionalizar as despesas. Veja só:
Read 8 tweets
7 Jul 20
Aos “engenheiros de obra pronta”, que tanto criticam o Min. Paulo Guedes de ter feito pouco em 1 ano e meio de governo:
1- Reforma da previdência
2- Vendeu mais de 120bi em ativos (subsidiária e ativos de estatais)
3- Novo Marco do Saneamento Básico
4- Congelamento de salários
5- MP da liberdade econômica
6- Privatização da Eletrobrás (só falta o Congresso aprovar)
7- Enfrentamento a uma pandemia:
7.1- Ajuda emergencial para mais de 40 milhões de brasileiros
7.2- Ajuda a Estados e Municípios
7.3- Auxílio a empresas com diferimento de impostos.
No “forno”
8- Governo digital
9- Novo Marco do Gás
10- Novo modelo do transporte de cabotagem
11- Privatização do Porto de Santos
12- Reforma Tributária
13- Reforma Administrativa
14- Carteira Verde Amarelo
15- Bloco K só para empresas com subsídios
16- Simplificação do eSocial
Read 5 tweets
5 Jul 20
A proposta de reforma tributária do governo está clara.
IVA federal que substitui PIS e COFINS. (aprovado!). Convite aos Estados para eliminarem o ICMS e aderirem ao IVA Federal (tudo bem se houver participação dos Estados no comitê gestor)
... continua...
Município ficam de fora neste momento para evitar a chiadeira das empresas de serviço e dos grandes municípios.
A desoneração da folha (unanimidade) via a criação de um tipo de CPMF ampliada 😬. Eu entendo a estratégia mas não gosto! Odeio este tipo de tributo mas reconheço que
ele é menos pior que a carga tributária sobre a folha que basicamente financia Previdencia, seguro desemprego, salário educação e sistema S.
Tributação sobre a folha é promoção a informalidade, é mais gente a margem da sociedade, é péssimo!
Read 4 tweets
18 Nov 19
Parabéns ao Secretário da Receita Federal José Borroso Tostes e a sua competente equipe composta pela advogada Vanessa Canado, a proposta de simplificação do sistema tributário ficou muito boa. Vamos aos pontos:
1- Funde o PIS e COFINS, criando o embrião do verdade IVA nacional
Crédito amplo de todos os tributos de Notas fiscais de Bens e Serviços. Elimina uma montanha de problemas sobre “ créditos tributários sobre insumos” existentes hoje. Inclusive elimina a necessidade da existência do Bloco K.
2- Diminui o IRPJ de 34% para 20% e cria um tributo sobre distribuição de lucros e dividendos. Isto é altamente progressivo pois diminui a tributação no consumo e aumenta na renda.
Esta mesma medida tributa o “planejamento tributário” criado pelas PJtinhas, devido a distorção da
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!