É com pesar que informo que, hoje de manhã, infelizmente, fui informada que Lorena Muniz faleceu. Sua morte cerebral foi decretada na madrugada deste domingo (21).
Era uma jovem mulher transexual, que estava em São Paulo para realizar um dos seus maiores sonhos. Não tenho muitas palavras diante da atrocidade que é o caso ao qual Lorena foi submetida.
Agora, é preciso organizar a revolta e pensar estratégias possíveis para que as pessoas responsáveis sejam imediatamente responsabilizadas. Desde que soube do caso da Lorena, estive ao lado fornecendo apoio para o seu marido, Tom.
Fui tocada profundamente por tudo que aconteceu. Muitas meninas trans e travestis são vítimas de clínicas que realizam processos cirúrgicos que não garantem a segurança e qualidade dos procedimentos. É uma realidade no Brasil. Profissionais não habilitados, ambientes inadequados.
É um fato que, inclusive, também pode prejudicar pessoas que não são trans. É fundamental que os órgãos competentes fiscalizem esses locais.
Ao contrário do que pensam, isso não é um processo estético, e sim parte da luta das pessoas trans e travestis em se encontrarem no corpo de suas identidades.
Mesmo o SUS garantindo parte do processo transexualizador, é preciso avançar para que o descaso que culminou nesta tragédia não seja uma constante.
Ao Tom, familiares e amigos de Lorena, meus sentimentos. Quero que saibam que podem contar comigo. Somos uma multidão em apoio a todos vocês. Não estão, nem estarão, sozinhos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Erica Malunguinho

Erica Malunguinho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @malunguinho

20 Feb
ATENÇÃO!

Sabem esse vídeo? É do momento em que Lorena, uma travesti é DEIXADA sedada dentro de uma sala num processo cirurgico numa clínica que acabara de ter uma pane elétrica e queima um equipamento. ABSURDO!
Segundo seu marido Washington, a situação dela é gravíssima, e seu cérebro não reage pois ela ficou inalando fumaça neste período em que foi abandonada. A clínica fica localizada em São Paulo, Lorena saiu de Pernambuco para realizar o procedimento em SP.
Eu não tenho palavras para falar sobre os níveis de absurdo que estão nesta tragédia.

Eu sinto imensamente por isso Tom! Isso não pode ficar assim!
Estou em contato com ele e as providências estão sendo tomadas.
Read 4 tweets
19 Feb
LIBERTEM VINICIUS!

Quando o capacitismo e o racismo andam de mãos dadas: Vinicius é um jovem negro com deficiência intelectual que foi preso pela polícia. A família está desolada!

brasildefato.com.br/2021/02/16/sp-…
Vinicius foi acusado de roubo, mesmo a vítima não o reconhecendo. O jovem encontra-se preso no Centro de Detenção Provisória do Belém, na Zona Leste de São Paulo (SP), desde o dia 5 de fevereiro.
A denúncia do caso de Vinícius apresenta suposta violação de direitos humanos. Por isso, vou encaminhar uma representação à Procuradoria de Direitos Humanos do Estado de São Paulo para que faça as devidas apurações.
Read 4 tweets
30 Nov 20
É HISTÓRICO: TRAVESTIS E MULHERES TRANS PODEM DOAR SANGUE!

Nesta segunda (30), fiz uma doação de sangue em um dos hemocentros de São Paulo (SP). Até meses atrás, pessoas trans e travestis eram proibidas de doar sangue.
Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal derrubou a resolução nº 34, de 2014, da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e a portaria nº 158, de 2016 do Ministério da Saúde, que determinavam que homossexuais, travestis e transexuais não podiam doar sangue.
Esse é um momento que marca minha vida. Não apenas como deputada, mas como cidadã. Reparem: estávamos lutando para exercer SOLIDARIEDADE. Cidadania também diz respeito a contribuir com a sociedade.
Read 10 tweets
29 Nov 20
Dia 29 de novembro de 2020. Neste momento, votando no projeto mais adequado para São Paulo.
Desde pequena, o dia das eleições na minha casa sempre foi um ritual. Toda a família se arrumava para ir votar. Evidente o desejo do exercício de cidadania. Votar nos fazia, dentre muitas coisas, participativas. Por isso, entendi o voto como fundamental. Assim tenho feito.
Meu avô nasceu em 1907, era um homem negro e durante anos não exerceu o direito ao voto. Na história política deste país, só em 1934 que homens negros e em 1935 que mulheres negras e brancas passam a exercer o direito ao voto.
Read 11 tweets
28 Nov 20
É reta final! Dois modelos de projetos políticos Para São Paulo. Vamos permanecer no mesmo (que não deu certo) ou investimos na esperança? São centenas de milhares de famílias em situação de rua na maior capital do Brasil.
Neste segundo turno, estamos falando de restaurar o básico: a cidadania. Lutar pelo direito FUNDAMENTAL à moradia é a prova da humanidade que habita em nós, eu acredito nisso! O @GuilhermeBoulos tem compromisso com a luta pela moradia.
Não deixe de ir votar. Mais do que nunca, precisamos restabelecer a humanização na cidade de São Paulo. Esse é mais do que um motivo, é um compromisso de toda gente que se importa com gente.
Read 4 tweets
14 Jul 20
#alesp está em pauta com PL que faz do Pe. José de anchieta, patrono da educação em SP// Sempre que vejo essa imagem na Rua Consolação, centro de SP, na EE Marina Cintra, observo o constante conflito entre a presença ou não da intervenção, que remete à sangue compondo a imagem👇🏾
Aprendi com a história crítica a revisão dos ditos grandes fatos e que cenas como essas, de um padre “ensinando sua verdade”, confirmam o epistemicídio que, em miúdos, quer dizer o assassinato da cultura, do conhecimento. 👇🏾
A imagem mostra a invasão, o saqueio e a imposição de um Brasil eurocentrado cristão goela abaixo dos povos originários à base de toda violência possível. 👇🏾
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!