Que tipo de ação é a Divulgação científica em tempos de pandemia e a nossa responsabilidade sobre o que produzimos.

Por Ana Arnt @ntsnaleatorias

blogs.unicamp.br/covid-19/divul…
"A Divulgação Científica é (e tem que ser) maior que a soberba do suposto saber. Ela tem que ser ponte, ciente, responsável e ética – entre pares e extra pares.
E calcada no diálogo que constrói mais do que nas assertivas que seguem, tal como a oculta personagem de Agamenon, apontando a verdade como a verdade. Ou seja, sem possibilidade de questionamento. A todos nossos colegas que, mesmo exaustos, seguem se abrindo para o diálogo.
Àqueles que seguem apontando para as trajetórias da ciência com ética e responsabilidade. Aos que assumem isto como rumo e lembrando sempre que a ciência, sem questionamento e diálogo, é só outra religião dogmática.
A todas as divulgadoras científicas e divulgadores científicos incansáveis: dedico este texto de hoje. Por construções mais saudáveis e caminhos mais suaves."

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Blogs Unicamp

Blogs Unicamp Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BlogsUnicamp

23 Dec 20
Vocês sabem o que é "Clickbait"?
Este termo é usado em manchetes e títulos para atrair a atenção (e cliques!) a partir do sensacionalismo (que pode, inclusive, ser aversivo a nós, na primeira leitura).
Segue o fio que a gente explica!
🧶 1//
Pode parecer bobo! Mas na verdade o clickbait é super eficiente - e aí reside o perigo! A divulgação científica e o jornalismo tem debatido este tema, sua necessidade (na verdade a falta de necessidade) e a ética desta prática.
Afinal, mais do que só clicar, a ideia é
2//
compartilharem nosso conteúdo! Nós sabemos, também, que muitas vezes não há leitura do material completo e um título ou manchete impactante - mas não necessariamente vinculado à verdades ou fatos - pode gerar exatamente o efeito contrário do que gostaríamos!
Além disso,
3//
Read 15 tweets
22 Dec 20
*BREAKING ~FAKE~ NEWS*

O Brasil, ao que parece, não brinca em serviço... Recebemos em vários de nossos canais a notícia de que a vacina contra o coronavírus já está sendo vendida em camelôs na terrabrasilis!
Será que funciona mesmo? Será que é real?

segue o fio🧶 1//
Nós queremos muito dar a notícia a todos vocês que o Plano Nacional de Imunização para a vacina contra a Covid-19 já está sendo implementado aqui no nosso país, com uma política EFICIENTE e campanha em massa para todos os brasileiros!
No entanto, ainda não é a realidade!
2//
A vacina que está sendo vendida nas ruas (e aplicada na hora) NÃO É VERDADEIRA e não sabemos ao certo que tipo de produto que está sendo comercializado e TODO CUIDADO É POUCO!
Sendo assim, mesmo com a imensa tentação de se ver livre do coronavírus, ainda 3//
Read 13 tweets
21 Dec 20
Confira as postagens mais lidas de 2020
Parabéns a todos os blogueiros e convidados que participaram do Portal e do Especial Covid-19

Portal: blogs.unicamp.br
Especial Covid-19: blogs.unicamp.br/covid-19/
Read 13 tweets
8 Feb 20
Uma nova moda está se espalhando pelas redes, tentar equilibrar uma vassoura no chão apenas pela sua base e filmar para mostrar aos amigos. Algumas explicações surgiram apontando que isto esteja relacionado a rotação da Terra, mas isto não faz muito sentido!

Segue a Thread 👇
Pense comigo, estamos girando junto com a Terra (caso contrário o chão se moveria em relação a nós!), logo a velocidade relativa entre as vassoura e a Terra é ZERO! Assim a rotação da Terra não tem influência neste fenômeno.
Este é o mesmo motivo pelo qual não faz diferença que um avião viaje no sentido horário ou anti-horário, não dá pra aproveitar aproveitar a rotação, pois estamos rodando junto!A área da Física que estuda sistemas em equilíbrio é chamada Estática, e é importantíssima, por exemplo
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!