My Authors
Read all threads
Uma nova moda está se espalhando pelas redes, tentar equilibrar uma vassoura no chão apenas pela sua base e filmar para mostrar aos amigos. Algumas explicações surgiram apontando que isto esteja relacionado a rotação da Terra, mas isto não faz muito sentido!

Segue a Thread 👇
Pense comigo, estamos girando junto com a Terra (caso contrário o chão se moveria em relação a nós!), logo a velocidade relativa entre as vassoura e a Terra é ZERO! Assim a rotação da Terra não tem influência neste fenômeno.
Este é o mesmo motivo pelo qual não faz diferença que um avião viaje no sentido horário ou anti-horário, não dá pra aproveitar aproveitar a rotação, pois estamos rodando junto!A área da Física que estuda sistemas em equilíbrio é chamada Estática, e é importantíssima, por exemplo
quando queremos construir um prédio que não vá cair. Ela nos diz que para um corpo ficar em equilíbrio é preciso duas condições: que a soma das forças no corpo seja igual a zero e que a soma dos torques seja igual a zero.
A primeira condição faz com que não haja uma aceleração, isto é, o corpo não vai sair em movimento, no caso da vassoura, o peso é compensado pela força que o chão faz na vassoura, chamada força normal.
Já o torque é a tendência de girar, isto é o que normalmente faz as coisas se desequilibrarem. Para o torque existir, é necessário que uma força seja aplicada em um ângulo diferente de zero em relação a reta que contém o ponto de apoio e centro de massa.
No caso da vassoura, se o cabo estiver bem centralizado, basta alinhá-lo com a direção perpendicular ao chão que o torque será nulo.

Assim, não temos nenhuma magia ou condição especial para fazer o truque, podemos fazer essa brincadeira em qualquer época do ano!
Texto elaborado por Eduardo Sato do Torta de Maçã Primordial
blogs.unicamp.br/tortaprimordia…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Blogs Unicamp

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!