Entenda como a Reforma Administrativa na Nova Zelândia foi o início de uma revolução liberal que mudou a história do país para melhor.

Segue o fio, curta e compartilhe!👇👇
Durante a década de 1970, o modelo da administração pública neozelandesa começou a revelar sérias deficiências.
No início de 1980, o estado empregava 1 em cada 4 trabalhadores, bem acima da média da OCDE. Isso contribuía para agravar os elevados deficits fiscais e aumentar a dívida do país.
Além disso, não havia mecanismos eficientes de avaliação de desempenho e progressão de carreira, especialmente nos quadros de alto escalão.
Os executivos costumavam ser promovidos por tempo de serviço e passavam a integrar o chamado "quadro permanente" até a idade de aposentadoria.

O modelo havia se esgotado e a situação econômica era crítica.

Os deficits fiscais faziam o país ter que aumentar o juro e se endividar em moeda estrangeira, além de levar a um descontrole inflacionário sem precedentes na Nova Zelândia - a inflação passou dos 15% ao ano. Este cenário forçou a mudança.
Em 1984, uma reforma administrativa foi anunciada para corrigir as distorções e melhorar a eficiência no setor público.
A política salarial foi reformada com o objetivo de equiparar os salários do setor público a carreiras semelhantes do setor privado, em um sistema mais descentralizado, com margem para barganha e negociação.
Metas de desempenho foram impostas. Por lei, cada departamento ficou responsável por preparar, anualmente, um detalhado plano corporativo medindo "entradas" (recursos, mão-de-obra) e "saídas" (serviços prestados), +
para criar métricas de eficiência que pudessem nortear as políticas públicas. A alocação orçamentária passou a privilegiar a eficiência.
A reforma também reduziu as funções empresariais que o Estado desempenhava. Todas as empresas estatais foram postas na mesma situação jurídica que as privadas, expostas à concorrência e a condições de financiamento de mercado.
Posteriormente, a maior parte dessas estatais foram privatizadas.
Em seguida, mais políticas liberais foram postas em prática, como a abertura comercial - que fez o país deixar de ser um dos mais protecionistas entre os desenvolvidos -, a criação do regime de metas de inflação - que posteriormente foi seguido em todo o mundo -

(+)
e a reforma do ambiente de negócios, que facilitou a vida de quem queria trabalhar e empreender.
Desde então a Nova Zelândia retomou o caminho do desenvolvimento, com maior crescimento da produtividade, queda da pobreza, inflação em ordem e deficit do governo controlado.
O NOVO acredita que o Brasil deve se espelhar nas experiências que deram certo, como essa. Já estamos atrasados.

Para mais conteúdos como esse, acesse já a página do #NOVOExplica
novo.org.br/novo-explica/

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with NOVO 30

NOVO 30 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @partidonovo30

9 Mar
NOVO divulga nova diretriz partidária.

Segue o fio!👇
O NOVO nasceu a partir de um propósito: melhorar de forma duradoura a qualidade de vida do maior número de pessoas. Para cumprir este objetivo, o caminho escolhido foi o da política, (+)
com a criação de um partido baseado em ideias, princípios e valores, e neste sentido, o NOVO apresenta a sua Diretriz Partidária de nº 03.
Read 34 tweets
7 Mar
O NOVO abriu o Processo de Seleção e Formação de futuros pré-candidatos a deputados para as eleições de 2022!
Leia o edital em: querosercandidato.novo.org.br
Image
O processo seletivo segue em constante evolução para, cada vez mais, cumprir com excelência o objetivo do NOVO de levar para a política pessoas qualificadas, íntegras e alinhadas aos nossos princípios e valores.
Por isso, o processo seletivo dá um novo passo e se torna Processo de Seleção e Formação, onde futuros pré-candidatos irão passar pelo Curso de Formação de Candidatos promovido pela Fundação Brasil Novo.
Read 14 tweets
7 Mar
O governo @RomeuZema homologou a primeira concessão pública de um parque estadual:

✅Economia anual de R$4 milhões aos cofres públicos.

🌳Atração de R$12 milhões em investimentos no desenvolvimento do turismo ecológico e preservação ambiental.
“É um momento muito importante para o meu governo. Trata-se do início da concessão dos parques estaduais. Isso significa que o Estado vai ter mais recursos para a Saúde, para a Educação e para a Segurança. +
A partir de agora, esse parque natural tão bonito que compõe a Rota Lund vai receber investimentos do setor privado, e estará muito mais apto para receber os turistas” - @RomeuZema
Read 4 tweets
6 Mar
Leia o artigo de @eduardorodrigo, presidente do NOVO, e compartilhe!👇 Image
O estelião é um lagarto que tem manchas no dorso parecidas com estrelas. Ele é capaz de mudar de cor para enganar presas e predadores, como tantos na família dos répteis.
Por analogia, essa habilidade foi tratada como fraude ou ardil para ludibriar as pessoas, daí que o estelião tenha emprestado seu nome e passado ao idioma como estelionato.
Read 20 tweets
23 Feb
O estelionato eleitoral de Bolsonaro.

Compare as promessas de campanha com a realidade.👇
▶️ Privatizações

"De aproximadamente 150 estatais, no primeiro ano, no mínimo 50, ou nós privatizamos ou extinguimos" - Bolsonaro, outubro de 2018

O governo federal não privatizou nenhuma estatal. Pelo contrário, criou mais uma.
▶️ Comércio internacional sem ideologia

"Queremos um Brasil liberal que faça comércio com o mundo todo sem o viés ideológico." - Bolsonaro, entrevista ao Roda Viva em 31/07/2018

Realidade👇
Read 16 tweets
22 Feb
📰"A única exceção é o Novo. O partido é contrário ao uso de fundos públicos, já devolveu os recursos do fundo eleitoral e pediu autorização para devolver os do fundo partidário – desde que não sejam redistribuídos a outros partidos."

opiniao.estadao.com.br/noticias/notas…
"levantamento da ONG Transparência Partidária aponta que apenas 0,1% dos filiados a partidos faz contribuições financeiras frequentes às legendas. O dado expõe a total dependência do dinheiro público por parte dos partidos e a completa desconexão entre suas cúpulas e suas bases."
O NOVO é a exceção. Não usamos dinheiro público para a manutenção do partido e nem para campanhas políticas.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!