Aos Fatos Profile picture
12 Jan, 5 tweets, 2 min read
NO AR. Facebook exibiu anúncios de drogas sem comprovação contra Covid-19 ao menos 3,9 mi de vezes em 2020. aosfatos.org/noticias/faceb… Image
💊 As publicações encontradas foram criadas entre abril e dezembro e defendiam o uso de cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina ou ozonioterapia contra o coronavírus ainda que não exista comprovação científica de que elas tenham qualquer efeito sobre a doença.
💰 Apesar do alcance amplo, os gastos para impulsionar as publicações foram relativamente modestos: somados, os 273 anúncios custaram entre R$ 10.900 e R$ 37.927 — o Facebook não divulga os valores exatos. Image
🗳️ Os anúncios encontrados foram compartilhados por 99 páginas e perfis no Facebook e no Instagram. Desses, 78 eram ligados a política, incluindo páginas de ocupantes de cargos públicos, candidatos nas últimas eleições e movimentos sociais.
🚫 Apenas dois posts encontrados foram removidos por violarem as políticas de publicidade da rede social. No entanto, não consta qual política foi violada pelos anúncios removidos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aos Fatos

Aos Fatos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aosfatos

13 Jan
NO AR. Entenda como é calculada a taxa de eficácia das vacinas e para quê ela serve. aosfatos.org/noticias/enten…

#aosfatos #coronavirus #vacinaCovid19 Image
📝 O Aos Fatos consultou estudos, autoridades sanitárias e especialistas para responder três dúvidas essenciais sobre a eficácia das vacinas. A primeira é sobre a taxa em si. Image
Por exemplo, quem receber a CoronaVac ficará 50,38% menos suscetível ao vírus que causa a Covid-19, explica Marcelo Bragatte, biólogo e integrante da @analise_covid19. Image
Read 4 tweets
11 Jan
Há um ano, a China divulgava ao mundo a 1ª morte por Covid-19. Desde então, a doença já matou 1,9 milhão, segundo a @JohnsHopkins. Pelo Radar Aos Fatos, monitoramos como conteúdos de baixa qualidade sobre coronavírus se espalham nas redes. Confira o cenário da última semana. Image
@JohnsHopkins 💉Entre os termos mais presentes em postagens de baixa qualidade sobre a doença estão “bolsonaro”, “vacina” e “covid”.
*
No link abaixo, confira como ler estudos sobre a Covid-19 e não cair em falsas promessas de cura. >> aosfatos.org/noticias/como-… Image
@JohnsHopkins 🔎 Entre os termos mais pesquisados sobre coronavírus na última semana, segundo o Google Trends, estão “cid coronavirus”, “coronavírus paraná” e “vacina corona”.
*
No link abaixo, confira tudo o que já checamos sobre a vacina. >>
aosfatos.org/noticias/da-ob… Image
Read 4 tweets
29 Dec 20
NO AR. O que fazer quando você encontra uma publicação nas redes sociais que tem cara de desinformação? Preparamos um manual que explica como denunciar conteúdo enganoso. Veja: aosfatos.org/noticias/como-…
FACEBOOK: Para denunciar uma publicação como potencialmente falsa na plataforma, clique nos três pontos no canto superior direito da postagem e selecione a opção "obter apoio ou denunciar publicação" (1). Em seguida, clique em "notícia falsa" (2) e, depois, em "avançar".
INSTAGRAM. A denúncia é feita clicando nos três pontos no canto superior direito do post. Em seguida, selecione a opção "denunciar" (1). No motivo da denúncia, escolha "o conteúdo é inadequado" (2) e, depois, marque "informação falsa" (3). Cheque a confirmação.
Read 9 tweets
3 Dec 20
CONTADOR ATUALIZADO. O presidente @jairbolsonaro chegou a 2.000 declarações falsas ou distorcidas, indica o nosso placar de checagens das falas do mandatário. Desde a posse, ele disse 2,85 informações enganosas por dia, em média. Confira na plataforma.
👇
aosfatos.org/todas-as-decla… Image
@jairbolsonaro 🗯 Entre os temas abordados por Bolsonaro nas 2.000 falas falsas e distorcidas, a Covid-19 lidera, com 812 declarações ou 40,6% do total de informações enganosas. Na sequência, aparecem economia (160 falas ou 8%) e meio ambiente (155 frases ou 7,8%). Image
@jairbolsonaro 🔄 A frase mais repetida nesses dois anos de mandato tem a ver, aliás, com a pandemia de coronavírus. Em 61 ocasiões, checamos como FALSO que o @STF_oficial havia impedido Bolsonaro de adotar medidas para conter a pandemia no país.
👇
aosfatos.org/todas-as-decla… ImageImage
Read 5 tweets
1 Dec 20
Neste #diadedoar, Aos Fatos se juntou a outras 17 organizações para fortalecer o jornalismo.

Sabe por que sua doação é tão importante para todos nós?
Doe aqui: lkt.news/diadedoar

Segue o fio 🧵 👇 Image
Doe para o @aosfatos!
Fazemos checagens, investigações sobre o ecossistema de desinformação, monitoramento de conteúdos de baixa qualidade nas redes sociais e projetos que unem tecnologia e jornalismo. Com o seu apoio, faremos mais: aosfatos.org/mais/ Image
→ Doe para @agmural e ajude na missão de minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo. Saiba como: catarse.me/periferias
Read 19 tweets
28 Nov 20
AO VIVO. Estamos checando em tempo real as declarações de @eduardopaes_ e @MCrivella no debate da TV Globo no Rio. Siga os destaques no fio ou acesse o site para ler tudo.
👇
aosfatos.org/noticias/checa…
#Eleições2020
@eduardopaes_ @MCrivella ⚠️ Como são produzidas ao vivo, as checagens podem sofrer alterações durante e depois do debate. Além disso, entramos em contato com as duas campanhas e nos mostramos abertos a observações, justificativas e eventuais correções.
@eduardopaes_ @MCrivella IMPRECISO. "Eduardo tem dezenas de delações, Odebrecht, Andrade [Gutierrez], Carioca [Engenharia], OAS, delataram", disse @MCrivella no #DebateNaGlobo.
👇
aosfatos.org/noticias/checa…

#Eleições2020
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!