Aos Fatos Profile picture
15 Jan, 4 tweets, 2 min read
NO AR. É falso que taxa de eficácia da CoronaVac caiu de 78% para 50,38% e 49,69%. aosfatos.org/noticias/e-fal…

#Coronavirusfacts
🌐 Este índice representa o desfecho primário da vacina e indica a eficácia global, ou seja, a eficácia contra todas as ocorrências da doença, de extremamente leves a graves.
✅ Este dado sobre a CoronaVac é verdadeiro, mas relacionado a contextos específicos.
❌ Ele surgiu de projeções feitas por usuários das redes a partir de um cálculo que considera somente o número absoluto das ocorrências da doença entre voluntários. É uma metodologia que existe e se chama incidência acumulada, mas que não foi empregada pelo Instituto Butantan.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aos Fatos

Aos Fatos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aosfatos

15 Jan
O contador do Aos Fatos agrega todas as declarações de @jairbolsonaro desde sua posse como presidente. Neste fio, destacamos as principais dadas sobre a pandemia 🧶

#CoronaVirusFacts Image
@jairbolsonaro ⚖️Esta foi a mais repetida, dita ao menos em 70 ocasiões. Isso é FALSO: a corte apenas determinou que o governo federal não poderia invalidar medidas adotadas por estados e municípios.
aosfatos.org/todas-as-decla… Image
@jairbolsonaro 💉 O presidente afirmou 6 vezes que imunizantes estariam em fase experimental e que não há comprovação de eficácia. Não é verdade: todas as vacinas usadas em larga escala concluíram testes clínicos e tiveram eficácia ratificada por órgãos científicos.
aosfatos.org/todas-as-decla… Image
Read 6 tweets
13 Jan
NO AR. Entenda como é calculada a taxa de eficácia das vacinas e para quê ela serve. aosfatos.org/noticias/enten…

#aosfatos #coronavirus #vacinaCovid19
📝 O Aos Fatos consultou estudos, autoridades sanitárias e especialistas para responder três dúvidas essenciais sobre a eficácia das vacinas. A primeira é sobre a taxa em si.
Por exemplo, quem receber a CoronaVac ficará 50,38% menos suscetível ao vírus que causa a Covid-19, explica Marcelo Bragatte, biólogo e integrante da @analise_covid19.
Read 7 tweets
12 Jan
NO AR. Facebook exibiu anúncios de drogas sem comprovação contra Covid-19 ao menos 3,9 mi de vezes em 2020. aosfatos.org/noticias/faceb… Image
💊 As publicações encontradas foram criadas entre abril e dezembro e defendiam o uso de cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina ou ozonioterapia contra o coronavírus ainda que não exista comprovação científica de que elas tenham qualquer efeito sobre a doença.
💰 Apesar do alcance amplo, os gastos para impulsionar as publicações foram relativamente modestos: somados, os 273 anúncios custaram entre R$ 10.900 e R$ 37.927 — o Facebook não divulga os valores exatos. Image
Read 5 tweets
11 Jan
Há um ano, a China divulgava ao mundo a 1ª morte por Covid-19. Desde então, a doença já matou 1,9 milhão, segundo a @JohnsHopkins. Pelo Radar Aos Fatos, monitoramos como conteúdos de baixa qualidade sobre coronavírus se espalham nas redes. Confira o cenário da última semana. Image
@JohnsHopkins 💉Entre os termos mais presentes em postagens de baixa qualidade sobre a doença estão “bolsonaro”, “vacina” e “covid”.
*
No link abaixo, confira como ler estudos sobre a Covid-19 e não cair em falsas promessas de cura. >> aosfatos.org/noticias/como-… Image
@JohnsHopkins 🔎 Entre os termos mais pesquisados sobre coronavírus na última semana, segundo o Google Trends, estão “cid coronavirus”, “coronavírus paraná” e “vacina corona”.
*
No link abaixo, confira tudo o que já checamos sobre a vacina. >>
aosfatos.org/noticias/da-ob… Image
Read 4 tweets
29 Dec 20
NO AR. O que fazer quando você encontra uma publicação nas redes sociais que tem cara de desinformação? Preparamos um manual que explica como denunciar conteúdo enganoso. Veja: aosfatos.org/noticias/como-…
FACEBOOK: Para denunciar uma publicação como potencialmente falsa na plataforma, clique nos três pontos no canto superior direito da postagem e selecione a opção "obter apoio ou denunciar publicação" (1). Em seguida, clique em "notícia falsa" (2) e, depois, em "avançar".
INSTAGRAM. A denúncia é feita clicando nos três pontos no canto superior direito do post. Em seguida, selecione a opção "denunciar" (1). No motivo da denúncia, escolha "o conteúdo é inadequado" (2) e, depois, marque "informação falsa" (3). Cheque a confirmação.
Read 9 tweets
3 Dec 20
CONTADOR ATUALIZADO. O presidente @jairbolsonaro chegou a 2.000 declarações falsas ou distorcidas, indica o nosso placar de checagens das falas do mandatário. Desde a posse, ele disse 2,85 informações enganosas por dia, em média. Confira na plataforma.
👇
aosfatos.org/todas-as-decla… Image
@jairbolsonaro 🗯 Entre os temas abordados por Bolsonaro nas 2.000 falas falsas e distorcidas, a Covid-19 lidera, com 812 declarações ou 40,6% do total de informações enganosas. Na sequência, aparecem economia (160 falas ou 8%) e meio ambiente (155 frases ou 7,8%). Image
@jairbolsonaro 🔄 A frase mais repetida nesses dois anos de mandato tem a ver, aliás, com a pandemia de coronavírus. Em 61 ocasiões, checamos como FALSO que o @STF_oficial havia impedido Bolsonaro de adotar medidas para conter a pandemia no país.
👇
aosfatos.org/todas-as-decla… ImageImage
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!