😷

POR QUE É PRECISO AGIR AGORA

1 - Quando um populismo (de esquerda ou de direita) chega a ultrapassar 20% de audiência é sinal de que já há um processo de autocratização em curso.
2 - Se, no entanto, dois populismos (de esquerda x de direita) polarizarem a cena política, cada qual com mais de 20% de audiência, então é porque a democracia já foi envenenada. Pode até não morrer, se encontrar a tempo um antídoto eficaz.
3 - Todavia, se um processo eleitoral é antecipado, colocando em confronto dois populismos, cada qual com mais de 20% de audiência, então são quase nulas as chances de evitar a vitória de um dos polos se as demais forças não-populistas ficarem esperando o desfecho das eleições.
4 - Pode-se sempre apostar todas as fichas na loteria do calculismo eleitoreiro, mas a probabilidade de vitória é semelhante à de ganhar na loteria mesmo.
5 - Nestas circunstâncias, só algum movimento que desarrume a arranjo das forças políticas, desalinhe os blocos em formação e altere a configuração do ambiente onde se dá a disputa, pode nos livrar da dependência da trajetória recente.
6 - Um movimento desse tipo não pode surgir apenas a partir da vontade dos atores não-alinhados aos polos em disputa. É necessário que haja condições políticas objetivas para a sua deflagração.
7 - É necessário que esteja presente uma ameaça tão grave que seja capaz de mobilizar a indignação das pessoas comuns, independentemente de suas preferências eleitorais ou partidárias.
8 - No Brasil existem atualmente essas condições objetivas com a tragédia dos mais de 11 milhões de infectados e quase 300 mil mortos pelo SARS-CoV-2 e da condução criminosa do enfrentamento à pandemia por parte do atual governo.
9 - Essa janela de maior fragilidade de Bolsonaro - e de oportunidade de parar a sua obra de destruição de vidas e de depredação da democracia - está aberta agora, com o agravamento da segunda onda do novo coronavírus, mas pode se fechar no início do segundo semestre.
10 - Portanto, o momento é propício para que um conjunto de atores políticos democráticos, não-populistas, de forma pluripartidária ou não-partidária, se apresente à nação exigindo o fim da matança em curso e dos ataques cotidianos ao regime democrático.
11 - Antes de qualquer coisa, Bolsonaro tem que ser declarado, por esse conjunto de democratas, como um presidente ilegítimo - não porque não tenha sido eleito legitimamente e sim porque não governou legitimamente.
12 - Bolsonaro não governou legitimamente porque está colocando em risco vidas humanas que deveria proteger e ameaçando a paz social, a harmonia entre os poderes os demais fundamentos da democracia.
13 - Essa declaração de ilegitimidade deve desencadear uma ação da cidadania pela vida e não deve anunciar um nome particular para concorrer às eleições de 2022. É uma intervenção no trágico presente em que vivemos em 2021.
14 - É uma recusa a manter no poder, por mais de vinte meses, um facínora cujo tempo restante de governo não se pode mais contar apenas em número de dias, mas em vidas humanas (às centenas de milhares).
15 - Um tempo para ser contado em devastação do meio ambiente, em extinção de direitos de populações tradicionais, em destruição dos sistemas públicos de saúde e educação, em desvirtuamento da segurança pública, em desmoralização das forças armadas e policiais.
16 - Um tempo para ser contado em uso privado e escuso dos aparatos de segurança, informação e controle do Estado, em desproteção aos mais pobres e aos pequenos e médios empreendedores, em negação de direitos de minorias sociais.
17 - Um tempo para ser contado em degeneração e aparelhamento das instituições democráticas, em ataques à imprensa, em estímulo ao caos para instalar um guerra civil que jogará brasileiros (que o atual presidente quer armar) contra brasileiros.
18 - Tudo isso tem que ser parado agora. Um presidente que promove esses malfeitos tornou-se ilegítimo e não pode ser mantido no poder para que complete sua obra de destruição. Bolsonaro deve ser instado a renunciar, ser interditado ou sofrer um processo de impeachment.
19 - Se os deputados federais e os senadores não vão assumir a liderança desse movimento, a sociedade deve fazê-lo.
20 - Esse movimento amplo não pode recusar quem queira apoiá-lo, mas também não pode servir de palco para que uma força neopopulista de esquerda substitua a força populista-autoritária e reacionária de extrema-direita.
21 - Essa troca não convém à democracia. Não se pode substituir o populismo que está no poder por outro populismo, iliberal e majoritarista, que já esteve no poder e que pretenda reeditar a maligna dinâmica do "nós" contra "eles".
22 - Sim, não podemos recolocar no poder uma força política que se baseia numa visão de que a sociedade está atravessada apenas por uma clivagem que opõe o povo às elites e um líder que queira falar como único representante legítimo do povo.
23 - Por isso, um movimento desse tipo deve ser lançado e impulsionado pelas forças democráticas não-populistas que, conquanto agora dispersas, ainda constituem – como mostraram as eleições municipais de 2020 – a maioria da nação.
24 - Deixar a oportunidade passar, deixar essa janela se fechar, é se render à marcha insana de derruição da vida e da democracia que prosseguirá avançando se nada for feito. É preciso agir agora. Em 2021. Não ficar esperando 2022.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Augusto de Franco

Augusto de Franco Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @augustodefranco

17 Mar
😲

FIO CONTRA A SIMETRIA

Lutar pelo fim da desigualdade e falar em nome dos excluídos não torna ninguém democrata. Chávez, Evo, Correa, Lugo, os Kirchners, Funes, Maduro e Ortega, além de Fidel e Raul, lutaram pelo fim da desigualdade em nome do povo, contra as elites.
Ser antifascista não torna ninguém democrata. Maduro e Ortega (os dois ditadores atuais da Venezuela e da Nicarágua) são antifascistas.
Ter lutado contra a ditadura militar não torna ninguém democrata. Muitos militantes que lutaram contra a ditadura militar no Brasil queriam substituir a ditadura burguesa (a serviço do imperialismo) pela ditadura do proletariado.
Read 6 tweets
16 Mar
🧐

POR QUE BOLSONARO NÃO PODE MUDAR

Bolsonaro não pode mudar de comportamento. Ele não é o presidente do Brasil e sim da sua facção. Conta com essa facção para passar ao segundo turno em 2022. Precisa, para tanto, de pelo menos 25% dos votos.

Siga o fio.
Se mudar de comportamento corre o risco de perder esse piso.
É o próprio Bolsonaro (sua família e seus sequazes) que alimenta diariamente a facção bolsonarista com fake news para que ela acredite:
Read 24 tweets
13 Mar
ATAQUE GLOBAL À VIDA

A história da cloroquina, da ivermectina e de outros falsos remédios contra a Covid-19 não é uma coisa trivial. Há ampla articulação mundial do populismo-autoritário para dar verossimilhança a essas fake news.

Siga
Arregimentaram pesquisadores, médicos e algumas instituições da área da saúde em vários países. O objetivo é dizer que já existe tratamento precoce e que o distanciamento social, as máscaras e outras medidas sanitárias não são necessárias.

👇
Acreditar nessa fake news exige a adesão (mesmo que inconsciente) a uma teoria da conspiração segundo a qual todos os governantes do mundo (com exceção de Bolsonaro) e...

Continua
Read 5 tweets
6 Mar
NEM 1 PRESIDENCIALISTA

Segundo o Democracy Index 2020 da The Economist Intelligence Unit, apenas 23 países têm democracias plenas (full democracies). Na lista dos 10 mais bem colocados no ranking, temos somente 3 repúblicas para 7 monarquias constitucionais.

Siga o fio.
Vejam que não há nem 1 país presidencialista.

👇👇👇
1 - Noruega - Monarquia constitucional parlamentar
2 - Islândia - República parlamentar
3 - Suécia - Monarquia constitucional parlamentar
4 - Nova Zelândia - Monarquia constitucional parlamentar
5 - Canadá - Monarquia constitucional parlamentar

Continua 👇
Read 4 tweets
3 Mar
😱

UMA INTERVENÇÃO MALIGNA NA MENTE COLETIVA

Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, o Brasil registrou ontem 1.726 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, recorde desde o início da pandemia. Segundo o ministério da saúde foram 1.641 mortos, recorde ainda assim.

Fio.
Nas mídias sociais manipuladas pelo bolsonarismo:

a) O número está inflado porque estão contando todas as mortes como Covid (muitas pessoas estão morrendo com Covid, mas não de Covid).

Continue seguindo.
b) Tudo isso está sendo inventado pela mídia e pelos comunistas ainda infiltrados no ministério da saúde: onde estão esses mortos que ninguém vê? Aqui onde moro, até hoje, não vi morto nenhum... Basta ficar de plantão em um hospital qualquer para desmascarar a mentira.

👇
Read 12 tweets
2 Mar
O Brasil conta com grupos pagos para criar e disseminar mentiras a favor da Alt-Right, mas isso está acontecendo no mundo todo. Perceba que em todos os lugares as características são:

👇👇👇
- Escolhe-se um inimigo mortal por vez;

- Criam-se notícias falsas em uma quantidade e frequência tão grandes que seria impossível desmenti-las por métodos tradicionais;

👇👇👇
- As notícias surgem simultaneamente em diversos canais de comunicação (mesmo que todos sejam de péssima credibilidade);

- Ataca-se a imprensa tradicional diariamente, tirando o crédito de qualquer informação que venha dela;

👇👇👇
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!