⚠️ Atenção! Você sabe porque não recomendamos as KN95? 👇👇
À primeira vista, são a mesma coisa: tem visual parecido e o nome, apesar de ter um K a mais do que a nomenclatura estadunidense N95 correspondente à PFF2. Uma rápida pesquisa no Google diz que são equivalentes.
Elas até poderiam ser equivalentes se fossem certificadas. O problema é o número de falsificações: em 2020, a aduana estadunidense conseguiu identificar 14 milhões de máscaras falsificadas.
Recomendamos as PFF2 porque elas precisam passar por um rígido controle de qualidade.
As PFF2 oferecem um ajuste seguro ao rosto, firme e com boa vedação + material com boa capacidade filtrante + "especial" camada eletrostática que é capaz de melhorar ainda mais a filtração das partículas.
Essa "conta" resulta em uma máscara muito, muito boa.
Então, você não precisa cortar uma PFF2 e se assustar com ter três, quatro, cinco ou dez camadas: se ela tem certificação INMETRO*, Certificado de Aprovação** válido e as características físicas estão equivalentes***, pode confiar.
Uma KN95 não passa por nada disso.
Vários estudos (especialmente nos EUA) já pegaram vários modelos e viram que alguns protegiam muito, muito pouco. Você compra achando que protege 95% e te protege 20%, 30%.
Caixas e caixas são importadas todos os dias para o Brasil e não temos como ter controle.
As KN95, para quem já usou, também costumam ser muito largas no rosto. Os elásticos atrás das orelhas pioram a vedação (hoje, no Brasil, as PFF2 têm elástico atrás da cabeça - como as N95).
É uma roleta russa com algo que não queremos (ou podemos) apostar.
A @anvisa_oficial tem uma lista atualizada de marcas que não são recomendadas, porque não confirmaram a capacidade de aproximadamente 95% de filtração nos testes do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) dos EUA: in.gov.br/en/web/dou/-/r…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
É urgente iniciarmos um diálogo com o poder público sobre a distribuição de #PFFparatodos nas cidades. Como primeiro passo, escrevemos uma carta aberta à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Há três meses, começamos essa página com o intuito de levar informações baseadas em evidência sobre o uso de máscaras de forma facilitada. Hoje, entendemos que muitos dos que nos acompanham, que divulgam, replicam e se envolvem dividem conosco o desejo de levar #PFFparatodos.
Agora que a contaminação por aerossóis é praticamente um consenso e com as novas variantes mais contagiosas, precisamos introduzir esse novo termo ao nosso vocabulário pandêmico. Por que? 🤔 #COVIDpeganoar
Não é fácil de simplificar, mas tentamos: ao contrário das gotículas, que caem no chão quando saem da boca, os aerossóis são leves e podem ficar suspensos no ar por minutos.
Isso quer dizer que uma pessoa contaminada em ambiente fechado pode espalhar aerossóis em todo o espaço.
O vídeo da imagem é uma simulação em 3D de uma nuvem de aerossóis emitida em um corredor de supermercado. Vejam a expansão.
Por que países da Europa passaram a exigir ou recomenda ro uso de n95/pff2? E por que isso importa aqui no Brasil? 👇🧵
Três países já adotaram medidas na direção de máscaras melhores. A preocupação comum a eles é a alta transmissibilidade das novas variantes do vírus. Mas as variantes não mudaram as formas de transmissão, apenas sua intensidade. Então por que agora?
A pista está nos espaços: no geral, lugares fechados, já que é neles que a transmissão via aerossóis se torna mais provável. Países como Japão já consideravam essa uma forma importante de transmissão do vírus desde o início de 2020, enquanto a OMS o fez apenas em novembro.
Vamos compilar todos os fios com informações que já compartilhamos aqui! Lembrando que todas podem ser baixadas em linktr.ee/qualmascara e que estamos também no Instagram em instagram.com/qualmascara :-)👇‼️😷
Esse é o mais completo, com o básico sobre muitas informações: por que as de tecido não são tão boas? quem deve evitá-las? pode ter válvula? pode reutilizar?
Recebemos muitas perguntas sobre quem somos e qual nosso "interesse por trás" de recomendar alguns tipos de máscara e não outros. Explicamos 👇
Somos @biaklimeck, antropóloga, mestra e doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e mestranda em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP) e @ralphhol, administrador público (UFF), fotógrafo e gestor de mídias sociais.
Não somos especialistas na atuação do vírus no organismo. Nosso trabalho aqui é de divulgação científica: selecionar as informações a partir de fontes confiáveis. Por isso, cada postagem dá bastante trabalho!
Reutilização da n95/pff2: Como fazer? Pode lavar? E só uma borrifadinha de álcool para descontaminar? Como organizar? 👇😷
Deixe a máscara descansando em lugar arejado e longe do sol entre três e sete dias, para ser seguro reutilizar. Recomendamos colocar para uso o número de dias que sair de casa e realizar uma rotação entre elas. Exemplo na imagem abaixo!
E até quando pode reutilizar? Depende muito do tempo de uso e da situação.