Em março de 2020 a mídia noticiou que havia falta de máscaras e o governo passou a importar, "a qualquer custo e sem as certificações exigidas", sem falar antes com a representante do setor (@ANIMASEG).
Em abril de 2020 o governo considerou licitar 5 milhões de PFF2 nacionais por mês, mas até novembro de 2020 (quando o relatório foi fechado) a licitação não aconteceu. [animaseg.com.br/animaseg/pdf/I…, p. 5]
Nesse meio tempo as KN95 surgiram e inundaram o mercado.
Mas as KN95 são ruins? A melhor resposta é que são inferiores as PFFs e que ñ sabemos a qualidade.
As KN95 utilizam elásticos na orelha q ñ conseguem manter o mesmo tensionamento dos q passam pela cabeça.
Isso compromete a vedação q é FUNDAMENTAL porque o ar vai passar pelo locais com menos resistência.
Se a máscara não veda, boa parte do ar passa sem filtrar.
Um exemplo da vedação ruim da KN95 foi o ministro da saúde.
Além disso, as KN95 não são testadas no Brasil (poderiam ser, mas não rolou iniciativa governamental). A falta de teste impede de sabermos se o material consegue filtrar bem ou não.
As KN95 também não possuem uma camada extra de proteção para fluidos e isso é fundamental para o setor hospitalar (mas não para proteção contra a COVID-19).
Muitas PFFs também não tem. Toda PFF protege de verdade, mas nem toda PFF é ideal para o setor hospitalar.
Essa lambança do MS seria evitada se eles se comunicassem com o setor.
Tivessem feito isso, saberiam que uma PFF custa uns 2 reais e que a produção nacional prevista para 2021 é superior a 500 milhões de unidade.
Agora vamos a questão da ANVISA:
Em 11/05/2020 a ANVISA soltou a RE 1480 que lista fabricantes de KN95 que foram testadas pela NIOSH nos EUA e que foram reprovadas.[in.gov.br/en/web/dou/-/r…]
Dois problemas com a listagem:
1 - Ao invés de listar as aprovadas e as reprovadas, a ANVISA listou apenas as reprovadas…
Então se ñ consta na lista você pensa que foi aprovada, porém a fabricante pode simplesmente ñ ter sido testada ou ter mudado de nome.🤡
2 - Tem KN95 sendo reembalada no Brasil e com isso não conseguimos saber o fabricante. E a ANVISA não está inspecionando. (Poderia, mas não.)
Mas as KN95 então não prestam? Bem, existe outro tipo de máscara que tem elástico na orelha e que também não é testada e muitos especialistas dizem que são o suficiente — as de tecido e as de procedimento.
Ficar ou Não Ficar em Casa? (Abstinência Total ou Redução de Dano)
Quantas vezes você já se pegou com raiva de quem faz aglomeração? Se pegou xingando ao ver uma reportagem de uma festinha clandestina ou mesmo cancelou a Pugliesi?
Desde o começo da pandemia, o discurso se voltou para a responsabilidade individual e como a "sua diversão" pode "matar alguém". Todos deveriam ficar em casa. Era um esforço coletivo, um esforço de guerra, que todos deveriam cumprir, sem excessão.
Inicialmente, não foi oferecida uma alternativa. Caminhar sozinho na praia? Não pode. Visitar alguém que precisa de ajuda? Não pode. Garantir seu próprio sustento? Não pode. Só pode ficar em casa.
Sobre COMUNICAÇÃO e porque dizer que PFF protege de verdade.
Durante uma pandemia, comunicação de qualidade é fundamental. Muitas pessoas não terão tempo de pesquisar a fundo e entender todas as nuances.
Minha experiência de comunicação para saúde vem da luta contra o HIV.
O que funcionou bem na pandemia do HIV foi ter uma medida simples e efetiva de cortar o contágio: a camisinha.
No começo havia mitos e dificuldades:
-Não funciona;
-É cara;
-É desconfortável;
-Não é para todo mundo, só para quem tá mais exposto;
-Se todo mundo usar, vai faltar.
Com o tempo, o uso foi aumentando e vimos que funciona, que não faltou, que não custou caro, que a gente se acostumou a usar e hoje é faz parte do dia a dia de muitas pessoas.
Enquanto a vacina não vem, é isso que precisamos com as PFFs.
Dia 12 houve a primeira transmissão comunitária confirmada no meu estado e me despedi dos colegas presenciais. Era o último encontro antes da minha quarentena que sábado completa um ano.
(Depois descobrimos que já estava acontecendo, mas os PROTOCOLOS não testavam para isso.)
Hoje a UCSF fez uma conversa sobre o que aconteceu ao longo desse um ano. Super recomendo ver, principalmente pro pessoal da saúde e que sabe inglês.
Eles já falam no final da pandemia e em maio a vacinação será aberta a qualquer idade nos EUA.