💉🧶O fio dos motivos para tomar a vacina da gripe🧶💉

Dia 12/04 começa a vacinação contra a gripe. Esse ano ela acontece em paralelo à campanha da Covid-19, e não pode ser deixada de lado.

Convidamos o infectologista @Leo_Weissmann para contar essa história conosco. 👇
[1/12] É verdade que, com as medidas de isolamento e lockdowns impostos ao redor do mundo, a incidência de gripe caiu consideravelmente. Mas o influenza não deixou de circular, e no Brasil os índices de isolamento têm deixado a desejar…
[2/12] … Ou seja, não dá para prever como será a temporada da gripe aqui. E a vacina diminui muito o risco de desenvolver sintomas graves da doença, que podem ser quase tão nefastos quanto os da Covid-19.

saude.abril.com.br/medicina/gripe…
[3/12] Existem ainda benefícios indiretos da vacinação. Por exemplo, nos idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes, ela diminui o risco de infartos. Isso porque a infecção debilita ainda mais o organismo já abalado.

saude.abril.com.br/medicina/por-q…
[4/12] Ela deve ser tomada todos os anos porque o vírus sofre mutações constantes (pode ser que isso aconteça com o Sars-Cov-2 também, aliás). A dose distribuída no SUS abrange as três cepas mais prevalentes no período. 🦠🧬
[5/12] Fora que receber a dose anualmente reforça a proteção contra cepas do vírus influenza em geral. É como se cada picada treinasse um pouco mais o sistema imune no combate desse invasor. 💪
[6/12] E a segurança dessa vacina? Pode tomar tranquilo. Ela não está associada a reações adversas graves. Costuma provocar, no máximo, dor local e febre baixa -- um sinal de que a vacina está tendo seu efeito esperado, aliás!

saude.abril.com.br/medicina/a-vac…
[7/12] A vacina é feita de vírus inativado (morto), é capaz de produzir anticorpos, mas não causa doença, como muitos pensam. Demora de 2 a 3 semanas para que os anticorpos protetores sejam detectados.
[8/12] “A proteção não se dá imediatamente após tomar a vacina. Pode acontecer do indivíduo já estar infectado quando tomou a vacina e não sabe, ou se infectar pelo influenza ou outros vírus respiratórios até o organismo estar protegido”, Explica @Leo_Weissmann
[9/12] A eficácia desta vacina é de até 60%. Ou seja, de cada dez pessoas imunizadas na campanha nacional de vacinação, cerca de quatro ainda podem sofrer com a invasão do vírus influenza. Só que a tendência é ter quadros mais brandos.

saude.abril.com.br/medicina/qual-…
[10/12] Durante uma temporada da gripe nos Estados Unidos, país onde a doença é mais incidente, a vacinação preveniu 7,5 milhões de casos, 3,7 milhões de consultas e 6,300 mortes por gripe, calcula o CDC.

cdc.gov/flu/prevent/va….
[11/12] Por fim, muitos hospitais e postos estão em colapso ou perto disso, sem vagas, por conta da pandemia. E tomar a vacina reduz muito a necessidade de atendimento médico por conta da gripe. “Precisamos evitar mais pressão, em um momento já tão preocupante e crítico”.
[12/12] Portanto, a partir do dia 12/04, apareça nos postos para vacinar. O público alvo é extenso: idosos, gestantes, bebês, portadores de doenças crônicas, trabalhadores do sistema prisional, professores, motoristas e outros. #TodosPelasVacinas 💉

saude.abril.com.br/medicina/vacin…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Veja Saúde

Veja Saúde Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VejaSaude

5 Mar
🧶O fio da ivermectina 🧶

Nesta semana, um estudo robusto confirmou que a ivermectina não funciona como tratamento precoce contra a Covid-19. O medicamento virou parte do “kit Covid” e foi alvo de muita discussão no país no último ano.

Vem entender essa história. 👇
Em abril, um trabalho australiano mostrou que a ivermectina poderia matar o Sars-Cov-2 em células isoladas. A dose era dezenas de vezes superior à considerada segura, e o remédio era tóxico não só ao vírus, mas para as células. (1/10)

saude.abril.com.br/medicina/iverm…
Mesmo assim, foi o suficiente para a ivermectina, droga popular e tradicional no Brasil, usada contra piolhos e outros parasitas, explodisse em vendas com o objetivo de tratar e até mesmo prevenir a infecção pelo novo coronavírus. (2/10)
Read 11 tweets
26 Feb
🧶 O fio do lockdown de final de semana 🧶

O confinamento de sexta à segunda tem sido adotado em algumas cidades para frear a alta transmissão da Covid-19. Convidamos @schrarstzhaupt, da @analise_covid19 para analisar a eficácia dessa medida com a gente.

Segue para entender!
1/10) O objetivo do lockdown (confinamento) é cortar a transmissão pela raiz. Se ninguém pode sair de casa, o vírus não tem como circular. A estratégia é chata, mas eficaz. Para que dê certo, contudo, é preciso que seja seguida à risca.
2/10) Além de restringir o deslocamento de pessoas, a duração do lockdown é importante. O tempo de incubação do vírus é de quatro a seis dias, em média. Isso significa que alguém que foi infectado hoje, uma sexta, atingiria seu pico de transmissão provavelmente na terça...
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!