Fiz uma piada falando que os seres humanos são peixes e muita gente pode ter pensado ‘gente esses biólogo tão tudo doido, eu com certeza não sou peixe’.
Pois chega de piada interna por aqui! Quer ficar por dentro desse humor biológico? Vem de #BioThreadBR
Já ouviram falar que na biologia, tudo depende? Pois é, essa é a ideia da piada. Nos próximos tweets eu vou te mostrar porque a gente, por um lado não é peixe (se pensarmos no termo comum “peixes”), e por outro é (se pensarmos na evolução dos vertebrados).
Os animais que nós normalmente chamamos de peixes - como tubarões, raias, peixinhos dourados e o Nemo (peixe palhaço) - não formam um grupo “evolutivamente completo”, ou seja, que inclui um ancestral comum e todos os seus descendentes. Sabe quem são os outros descendentes? NÓS!
Veja esta árvore evolutiva, que representa as relações de ancestralidade entre espécies: na figura 1 marcamos um ancestral e todos os os seus descendentes, formando um grupo completo. Na figura 2, formamos um grupo apenas com A, B e C, deixando dois descendentes de fora (D e E)
Pegando o ancestral comum mais recente dos peixes, e acompanhando na árvore todos os seus descendentes, temos que incluir anfíbios, répteis, aves e nós, mamíferos. O termo “peixe" se baseia nas características desses animais, mas não inclui todo mundo que veio do mesmo ancestral.
Então por um lado, você com certeza não é peixe, porque o que chamamos de peixe no dia a dia são animais que possuem certas características, como brânquias e vida aquática. Por outro, o grupo evolutivo dos peixes fica incompleto sem nós, mamíferos, mais aves, répteis e anfíbios.
Dentro do grupo dos peixes ósseos, temos os peixes de nadadeiras raiadas, e os de nadadeiras lobadas. Os peixes lobados incluem: celacantos, peixes pulmonados, e Tetrápodes (mamíferos, aves, répteis e anfíbios). SIM, evolutivamente, nós estamos dentro do grupo dos peixes lobados!
Inclusive nós, Tetrápodes, que temos 4 membros e conquistamos o ambiente terrestre, viemos de um ancestral aquático: um animal que viveu há mais de 400 milhões de anos e se parecia com os atuais peixes de nadadeiras lobadas. Um dos nossos ancestrais mais famosos é o Tiktaalik ⬇️
Mas porque os grupos “evolutivamente completos” - chamados monofiléticos - são importantes? Porque pra contar a verdadeira história evolutiva de um conjunto de seres vivos, não podemos deixar nenhum descendente pra trás. Afinal Ohana quer dizer família, e família quer dizer oq?
O que chamamos de peixe no dia a dia é um grupo incompleto, "parafilético". Daí na biologia a gente brinca que: ou você diz que peixe não existe (pq o termo comum “peixes” não faz sentido evolutivo) ou inclui todo mundo que veio do mesmo ancestral, e aí nós também somos peixes.
Mas se o termo comum "peixes" não representa um grupo evolutivo completo, verdadeiro, por que existe? Esse termo foi criado numa época em que as classificações dos seres vivos não se baseavam na evolução (B), mas somente nas suas características - a classificação lineana (A).
E aí, faz sentido pra você? Já tinha parado pra pensar que nós e os peixes compartilhamos o mesmo ancestral mais recente? A evolução é incrível, né não?
Me conta nos comentários e deixe suas dúvidas, ou me manda na DM que também respondo ❤️🐳
Muito obrigada por lerem até aqui!
Referências e leituras:
Shubin, N. (2008). Your inner fish: a journey into the 3.5-billion-year history of the human body. Vintage.
Irisarri et al (2017). Phylotranscriptomic consolidation of the jawed vertebrate timetree. Nature ecology & evolution, 1(9), 1370-1378.
Referências e leituras:
Mateus, O. (2008). Fósseis de transição, elos perdidos, fósseis vivos e espécies estáveis. (Levy, et al, Ed.).Evolução: História e Argumentos. 77-96., Lisboa: Esfera do Caos
Thread de perguntas e respostas do CuriousCat, tbm conhecida como #CuriousThread 🐱⬇️
Vou deixar todas linkadas aqui
(Achei que ficaria mais organizado hahahah)
Oi boa noite, eu amo seu trabalho e espero que cresça muito, que alcance muita gente e que tenha muito apoio! — Boa noite pessoa! Muito obrigada por me deixar muito feliz às 9 da noite fazendo aula de inglês hahah curiouscat.qa/leticiamagpali…
Tenho visto muitos relatos sobre assédio na DC, espero que você consiga fazer seu trabalho sem passar por isso, e… — OBRIGADA E AMÉM PRA TUDO #DCSemAssediocuriouscat.qa/leticiamagpali…
Assim como muitos grandes mamíferos, as baleias possuem expectativa de vida elevada, variando de 30 anos até mais de 200!
SIMM meu polvo, existe uma espécie de baleia que vive tudo isso, será que você adivinha qual? Vem comigo de #BioThread:
A Baleia-da-Groenlândia não apenas possui a maior longevidade entre os cetáceos, mas entre todos os mamíferos! Os indivíduos mais velhos já registrados tinham 150 anos, porém, a partir de análises dos globos oculares de animais mortos, estimou-se que alguns podem chegar a 211!
E quantos anos vivem as outras baleias? Veja as estimativas de longevidade para cada espécie:
Baleia azul: 80-90 anos (foto 1)
Baleia jubarte: 50 anos ou + (foto 2)
Baleia franca: 70 anos (foto 3)
Baleia fin: 80-90 anos (foto 4)
Baleia de Bryde: 70 anos
Algoritmos de reconhecimento facial falham muito mais em identificar rostos negros. Por que isso é um problema (e muito grave)?
Thread traduzida: #algoritmos#racismo
No tweet acima, @colinmadland explica que um dos seus colegas pesquisadores estava pedindo ajuda porque o Zoom ficava cortando o rosto dele quando usava um background virtual. Sugeriram pra ele trocar o fundo, a iluminação, mas não funcionou. Veja porque:
Alerta #BioThreadBr!
Estou começando as threads de divulgação científica com o assunto que mais amo, BALEIASSSS 🐳🐋
Vocês sabiam que as #baleias, que pertencem ao grande grupo dos cetáceos junto com os #golfinhos, podem nos ajudar e muito a combater as mudanças climáticas?