Fio • O professor francês perseguido em SP por querer educar trabalhadores.

O período da República Velha foi marcado por intensos conflitos e mudanças sociais no Brasil. Uma época que produziu importantes figuras, mas que são desconhecidas pela história oficial.
É o caso de Joseph Jubert, um professor e advogado francês que enfrentou fazendeiros e desafiou autoridades por melhores condições de trabalho nas lavouras. Por isso, foi tachado de "vagabundo", "perigoso e com intuitos subversivos".

Após projetar escolas para trabalhadores...
e seus filhos, que seguiriam uma linha de ensino distante dos dogmas da instituição e mais próxima da ciência, entrou em confronto com membros da Igreja Católica.

Quando defendeu uma paralisação de trabalhadores nas fazendas de café, jornais da época...
cobraram "providências justas da polícia pela paz e prosperidade da terra", enquanto era intimidado no Judiciário por "interferir na atividade econômica" e "iludir os colonos".
Recebeu o apelido de "o terrível anarquista", por mais que registros da época mostrem um sujeito culto
e distante de qualquer ato de violência.

Perseguido, Jubert respondeu diversos processos durante suas passagens por cidades do interior de São Paulo. Graças às essas ações, foi preso, torturado e, também, apagado da história.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fotos de Fatos

Fotos de Fatos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FotosDeFatos

30 Mar
Fio • Você sabia que no Brasil existia uma fazenda nazista onde crianças órfãs eram escravizadas?

Na década de 1930, no interior de São Paulo, a Fazenda Cruzeiro do Sul, perto de Campina do Monte Alegre, escondia algo assustador. Image
Na fazenda eram mantidas crianças, principalmente negras, levadas de orfanatos com a falsa promessa de uma vida melhor. Mas a realidade era bem deferente: chegando à fazenda, elas recebiam números no lugar de seus nomes e trabalhos e castigos severos. Image
Aloysio da Silva, um dos primeiros meninos levados p/ a fazenda: “Ele prometeu o mundo – que iríamos jogar futebol, andar a cavalo. Mas não tinha nada disso. Todos os dez tinham de arrancar ervas daninhas com um ancinho e limpar a fazenda. Fui enganado”. Aloysio era o número 23. Image
Read 7 tweets
24 Mar
Fio • Você sabia que Adolf Hitler enviou médicos nazistas para o ES para atestar "pureza da raça"?

Equipe de médicos percorreu a Região Serrana/ES em 1936, para saber se os imigrantes alemães mantinham sua "germanidade" em ambientes tropicais.
A missão dos nazistas não era 'invadir' o ES, mas, sim, saber como se portavam os alemães em regiões de clima tropical. Verificar se os alemães mantinham a "germanidade" - termo utilizado na época - em ambientes mais quentes.

Na foto, a equipe do médico Gustav Giemsa.
O registro do período foi feito pelo pesquisador do instituto Oswaldo Cruz, André Silva, a partir das cartas trocadas trocadas entre dois médicos da equipe enviada por AH, Ernst Nauck e Gustav Giemsa, com o médico brasileiro Rocha Lima (a esquerda na foto).
Read 8 tweets
14 Mar
Fio • Tecnologia mostra como era a aparência de Imperadores Romanos!

Nós, aficionados por história podemos se alegrar, pois graças à tecnologia moderna e ao habilidoso artista Haroun Binous, agora é possível conhecer um pouco facetas tão famosas de nome.

Confira o fio abaixo!
1 • Adriano, reinou entre 117 e 138.
2• Augusto, reinou entre 27aC e 14 da era cristã.
3 • Calígula, reinou entre 37 e 41.
4 • Aureliano, reinou entre 270 a 275.
5 • Constantino, o Grande, reinou entre 306 a 312.
6 • Tibério, reinou de 14 a 37.
7 • Nero, reinou de 54 a 68.
Read 4 tweets
28 Feb
Fio • Na esquina da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Garcia D'Ávila, em Ipanema/RJ, encontra-se a estátua de um soldado todo molengo, apoiado num poste para não cair e tocando uma corneta.

O que pouca gente sabe é que aquela figura caricata é uma homenagem a um personagem da...
História do Brasil. Um personagem que, por acaso, mudou o curso da história: o Corneteiro Lopes.

Quando Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, a guarnição portuguesa estacionada em Salvador rebelou-se e recusou-se a aceitar o novo regime.
Foram, então, enviadas tropas brasileiras para dominar o motim e restabelecer a autoridade do Imperador na capital baiana.

Os portugueses, mais numerosos, mais bem armados e treinados estavam ganhando a batalha. O comandante das forças brasileiras sentindo a derrota iminente...
Read 6 tweets
17 Feb
Fio • Você sabe o que foi o Massacre do Caldeirão, no Ceará em 1937?

Em 11 de maio de 1937, centenas de sertanejos, seguidores do beato paraibano José Lourenço foram massacrados pela Polícia e pelo Exército, na fazenda denominada Caldeirão, situada no Crato, Ceará....
O episódio ficou conhecido como Massacre do Caldeirão.

A terra havia sido doada aos romeiros pelo Padre Cícero no final da década de 1920. Conhecida como Caldeirão dos Jesuítas, passou a ser chamada de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto pelos romeiros....
No Caldeirão, cada família tinha sua casa e a produção era dividida entre todos. Na fazenda havia tb um cemitério e uma igreja, construídos pelos próprios membros. A comunidade chegou a ter mais de mil habitantes. O modo de vida comunitário e a sociedade igualitária atraíram...
Read 6 tweets
16 Feb
Fio • Este é Kalulu, um menino escravo africano de 12 anos que se afogou em Livingstone Falls, no Congo, enquanto trabalhava como carregador para o explorador britânico Sir Henry Morton Stanley, que também aparece nas fotos.
Ele foi vendido a Stanley por um comerciante árabe em Zanzibar. Seu nome verdadeiro era Ndugu Mhali, mas como Stanley não gostou do nome, ele o batizou de Kalulu.

Entre 1872 e 1873, Kalulu acompanhou Stanley pela Europa e América, e durante esse tempo posou para um modelo de...
cera que mais tarde foi instalado no museu Madame Tussaud em Londres.

Stanley o matriculou por um breve período em uma escola em Wandsworth, sudoeste de Londres, onde o diretor mais tarde observou que ele era "inteligente e estava progredindo no inglês".
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!